Blog

Home/Regularidade | Obrigações/Afinal, o que faz um escritório de contabilidade?

Afinal, o que faz um escritório de contabilidade?

O que faz um escritório de contabilidade e como isso pode ajudar a minha empresa? Você já fez essa pergunta?

Muitos empreendedores iniciantes ainda possuem dúvidas sobre os serviços e funções relacionados ao seu negócio. Essas dúvidas são naturais à princípio, porém, é preciso tomar muito cuidado e buscar orientação de profissionais habilitados, para que essas dúvidas não possam levá-lo a tomar decisões erradas que venham a causar algum prejuízo no futuro.

A contabilidade por exemplo, é um desses serviços que não só podem, mas que certamente vão ajudar muito a trilhar o caminho das pedras. Pois ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade não serve apenas para pagar impostos e fazer com que o empresário fuja da burocracia.

Há muitas outras vantagens que a sua empresa terá ao contratar um escritório de contabilidade, já que o contador será também o responsável por:

  • Organizar a documentação necessária para o funcionamento do negócio;
  • Administrar as contas da empresa;
  • Registrar os históricos para que se possa rever atitudes e definir prioridades para o futuro;
  • e muito mais.

Em um mundo tão competitivo, o contador pode ser o parceiro ideal daquele empreendedor que busca conhecer melhor as rotinas do seu negócio.

O contador pode fornecer informações ao empresário sobre todas as áreas e departamentos, ajudando-o a melhorar o patrimônio e o modo de administrar a sua empresa.

Afinal, cada empresa tem as suas características e necessidades próprias, e um projeto bem realizado com um escritório de contabilidade dará todas as condições para que o empreendedor defina melhor o seu posicionamento no mercado, melhorando sempre que possível o desempenho de suas atividades e consequentemente estimulando o crescimento do seu negócio.

Recomendamos para você:  Contabilidade: Documentos que eu tenho que enviar mensalmente para o contador

Uma boa gestão contábil pode influenciar o crescimento da empresa

Escritório de Contabilidade - Gestão Contábil

Escritório de Contabilidade – Gestão Contábil

No caso das micro e pequenas empresas, é importante dizer que de acordo com o Sebrae, uma das razões que leva ao fechamento nos dois primeiros anos é a falta de preparo em gestão:

“Os empreendedores não conseguem identificar preços e vantagens competitivas, não sabem gerenciar o fluxo de caixa, não possuem controle de estoque etc.”

Ou seja, negligenciam o trabalho da contabilidade – fazem o mínimo em termos de obrigações legais e fiscais, deixando de buscar orientações com relação à contabilidade gerencial, que são as informações analisadas para tomada de decisões.

Muitos empresários em início de atividades abrem mão de serviços contábeis para enxugar gastos, já que os custos para a contratação de um escritório de contabilidade podem parecer um pouco elevados para certas empresas iniciantes.

Porém, essa atitude pode gerar muitos transtornos futuros, já que uma má administração do fluxo de caixa e capital de giro – que são falhas que as empresas costumam muito cometer – podem acarretar o seu fechamento.

Isso porque é com o fluxo de caixa que se faz as projeções para períodos futuros, com as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa com base em informações já existentes. Em decorrência disso, é permitido visualizar como será o saldo de caixa em determinado período estimado.

Já o capital de giro é usado para financiar as operações da empresa, sejam elas relacionadas ao pagamento de despesas, fornecedores, matéria-prima, funcionários, financiamento de clientes, entre outros. Como o próprio nome já diz, ele está relacionado aos investimentos ou contas que movimentam a empresa.

Recomendamos para você:  Como trocar o contador da sua empresa (Passo a Passo)

E é por isso que, se analisar a situação de perto, o empreendedor verá que a gestão contábil é um investimento necessário e também poderá trazer desenvolvimento para as suas atividades e lucros em curto, médio e longo prazo.

Mostraremos a seguir como um contador pode te ajudar.

Benefícios de se contratar um escritório de contabilidade

Benefícios de se contratar um escritório de contabilidade

Benefícios de se contratar um escritório de contabilidade

Existe uma série de benefícios que você pode conseguir ao contratar um escritório de contabilidade para fazer a gestão fiscal da sua empresa, entre eles:

Maior controle

  • Você poderá verificar as entradas e saídas de compras mensais com registros sistematizados. Assim terá um maior controle sobre quanto dinheiro sobrará em caixa e como ele poderá ser melhor utilizado.
  • Com os dados levantados pela contabilidade, é possível monitorar o estoque – o excesso de produtos, por exemplo, pode criar problemas de caixa para a empresa. Um monitoramento adequado do estoque poderá ajudá-lo na tomada de decisões sobre qual a melhor forma de incentivar a venda de um determinado produto que está parado, por exemplo.

Ou seja, com controle contábil, é possível estabelecer uma Previsão Orçamentária Anual (Lucros e Perdas), a implantação de controles administrativos para melhores decisões, um PCP (Planejamento e Controle de Produção), etc.

Melhor planejamento

  • O empresário pode criar uma planilha de fluxo de caixa, considerando todas as entradas e saídas, documentadas em banco, definindo também as previsões de novas entradas e as saídas futuras (de quitação de compromissos e investimentos), etc. Com isso se planeja melhor para o que está por vir e evita surpresas desagradáveis.
  • O contador pode fornecer balancetes mensais das atividades da empresa, para que sirva de parâmetro para o planejamento da produção da empresa.
  • O empresário pode planejar melhor os custos de venda, baseando-se nos meses anteriores.
Recomendamos para você:  CNAE: Se você não definir a atividade de sua empresa corretamente vai se odiar depois

Ajuda na definição de preços

  • As informações fornecidas pelo contador servem de orientação quanto ao preço de venda dos seus produtos – não apenas se baseando na concorrência, mas incluindo os impostos, despesas gerais e margem de lucro ideal. Assim, seus preços sempre estarão atualizados e dentro do esperado pelo mercado.

Regulamentação com órgãos governamentais

  • O contador facilita a vida do empresário ao registrar e documentar junto aos órgãos governamentais todos os pagamentos de impostos e licenças de funcionamento.

Conclusão

No caso das micro e pequenas empresas, as mensalidades e valores dos serviços contábeis geralmente são mais baixos, tornando possível o melhor aproveitamento para o desenvolvimento de suas atividades.

Além disso, se a sua empresa ainda está se estruturando e se estabilizando, investir na gestão contábil pode ser uma boa maneira de se organizar melhor e criar uma base mais segura.

Viu como entender as rotinas da gestão contábil pode ajudar a desenvolver o seu negócio? É muito importante pensar na saúde dos seus negócios não só no presente momento, mas também a médio e longo prazo. Assim você manterá suas documentações em dia, garantirá a integridade da sua empresa e lucrará mais!

Tem alguma dúvida ou comentário a fazer sobre o assunto? Mande um comentário ou e-mail para contato@capitalsocial.cnt.br que responderemos com todo o prazer!

A Capital Social Contabilidade e Gestão oferece todos esses serviços. Ficou interessado? Consulte os nossos planos ou solicite um orçamento!

Written by

Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br