Blog

Home/Administração | Finanças/Estratégias para fidelizar seus clientes

Estratégias para fidelizar seus clientes

A retenção dos clientes é muito importante para o crescimento de um negócio sustentável, e está nas mentes dos gestores de empresas de qualquer porte e atividade. Manter a fidelidade dos clientes é manter a estabilidade econômica de uma empresa e, ao mesmo tempo, fazer com que os clientes fiéis e satisfeitos indiquem produtos e serviços, gerando novos consumidores.

 É por essa razão que entram em cena as estratégias de como fidelizar seus clientes. A aquisição de novos consumidores pode custar algo em torno de cinco a sete vezes mais do que simplesmente sustentar seus clientes existentes.

Que tal observar algumas estratégias de fidelização que você poderia aproveitar na sua empresa? Veja algumas práticas que são muito indicadas para aumentar a retenção dos seus clientes.

Defina as expectativas de seus clientes

Quanto mais cedo você souber o que seus clientes querem e esperam, mais você poderá se planejar para entregar a eles algo original e que verdadeiramente gere um alto nível de satisfação.

Assim, será possível eliminar a incerteza quanto ao nível de serviço que você vai lhes oferecer, já que as pesquisas de mercado nas quais sua empresa se fundamentará indicarão caminhos mais bem ajustados e certeiros.

Recomendamos para você:  O que é Scrum e como ele pode tornar sua empresa mais eficiente

Mostre-se como autoridade no assunto

Não importa qual é a sua atividade ou segmento, se você conseguir convencer seu público-alvo de que você é uma autoridade no assunto, provavelmente você vai fidelizar mais clientes.

É preciso se tornar uma fonte confiável e segura para que os clientes vejam na sua empresa os melhores caminhos e os mais notáveis conselhos para suas demandas. E sua equipe pode ser o seu grande porta-voz nesse quesito, isso se eles forem apaixonados pela sua empresa.

Faça uso de cases de sucesso

Os clientes tendem a se lembrar durante muito tempo das experiências negativas que tiveram com algumas empresas. Já imaginou se ele encontrar reclamações de sua empresa por conta da não entrega de um produto ou serviço ou a falta da emissão de nota fiscal?

E se ele ouvir a sua equipe reclamando dos erros no processamento da folha de pagamento? Por essa razão, é muito importante dar a eles, acesso fácil a placas indicativas de regularidade empresarial, treinar a sua equipe e ter um diálogo próximo e apresentar cases de clientes já fidelizados, relatando a satisfação com o seu produto e/ou serviço.

Interaja com os seus clientes e aproxime-os da sua marca

Um dos pontos altos para fazer com que as pessoas voltem a comprar com você é interagir sempre que possível com os clientes com os quais você já tenha um relacionamento estável. Datas comemorativas — como aniversário, natal, ano novo, lançamentos etc — não devem passar em branco! Faça contato por telefone, e-mail ou até correspondência, mas não deixe seu cliente te perder de vista.

Recomendamos para você:  7 medidas práticas para a entrada de investidor ou a venda da empresa (siga e não irá se arrepender!)

Presenteie com cupons de desconto, ofertas especiais e outras cortesias ou brindes do gênero. Além de o cliente se lembrar de sua marca, vai se sentir muito mais tentado a consumir novamente com você, diante das conveniências e vantagens que lhe são oferecidas.

Mantenha sua empresa regularizada

Ter uma empresa regularizada contribui muito com sua imagem e a fidelização de seus clientes. É importante que a empresa atenda às exigências do governo e esteja de acordo com as leis.

Agindo dessa forma, ela passa credibilidade ao seu público evitando a perda de oportunidade de mercado. Se a empresa não está regularizada, qualquer campanha de marketing pode ir por água abaixo de uma hora para outra.

Tenha um serviço contábil que funcione

Ter uma contabilidade que funcione bem é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, a sua empresa precisa contar sempre com um serviço de qualidade que lhe proporcione tranquilidade.

Lembre-se que o primeiro passo para a boa imagem da empresa, é o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais, legais e trabalhistas. Conheça a tendência outsourcing contábil!

Você tem algo para compartilhar com a gente? Conte para nós através dos comentários.

Written by

Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br