Vai encerrar uma empresa? Veja como fazer da maneira correta.
Por mais que o encerramento de uma empresa seja um ciclo marcado por momentos delicados e de muitas indecisões, é importante ter em mente que cada escolha pode ser essencial para que o processo saia de acordo com o que é estipulado pela lei e conforme aquilo que é essencial para que ninguém saia perdendo – nem você e muito menos os clientes.
Por ser um momento que muitos ainda não passaram, é essencial conhecer aquilo que não pode ser deixado de lado e quais são as atribuições que precisam fazer parte do processo. Está passando por essa situação e quer compreender um pouco mais sobre o assunto? Então aproveite para ler o conteúdo até o final e confira algumas dicas.
Confira também: Principais causas de fechamento de uma empresa.
Essa é uma das perguntas que costuma passar pela cabeça daqueles que, por diversos motivos, acabam dando o fim no próprio negócio. Um investimento errado, a dificuldade em girar o capital ou as insatisfações com o mercado são algumas das razões que podem atrapalhar os processos e comprometer os lucros.
É verdade que as justificativas podem ser diferentes para cada empreendedor, mas é essencial compreender como cada dificuldade no caminho também pode ser utilizada de forma positiva.
Falando dos passos que podem ser trilhados para encerrar uma empresa de forma correta, é importante ter em mente que os processos podem ser diferentes de acordo com a área de atuação, tamanho da empresa e justificativas. Entretanto, existem aquelas obrigações legais que acabam sendo as mesmas para a maioria das instituições.
Confira a lista:
Quando uma nova empresa é aberta, o dono ou donos, nos casos em que existem sócios, precisam fazer um Contrato Social para oficializar a criação. Entretanto, no momento em que a empresa deixa de existir, o primeiro passo deve ser o Distrato Social, assumindo legalmente que a parceria chegou ao fim.
O documento passa a valer quando existe a assinatura do documento e também na ata legal, ou seja, quando todos estão de acordo e oficialização o término.
Outro passo importante é o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF). Nos casos em que a empresa ainda precisa pagar algum valor, por exemplo, a quantia deve ser paga para que exista a emissão.
O valor será calculado levando em consideração todas as dívidas e tudo aquilo que ficou para trás, de acordo com o que é esperado pelo colaborador e que está na lei.
Da mesma forma que os órgãos responsáveis precisam saber do surgimento de uma nova instituição, o fim da mesma também deve ser comunicado. Sendo assim, ir até a prefeitura e assinar os documentos que finalizam a sociedade ou o negócio são etapas que devem ser vivenciadas por todos.
Lembre-se de fazer o mesmo processo nos demais órgãos responsáveis, verificando todas as responsabilidades da empresa e se tudo está de acordo com a legalidade.
O tema sobre encerramento de uma empresa foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!