Blog

Home/Administração | Finanças/4 razões para ter um contador na sua empresa

4 razões para ter um contador na sua empresa

Empreender significa lidar com uma série de novas responsabilidades, e a principal delas é a financeira. Além de dominar as contas e o patrimônio empresarial, o gestor precisa se certificar de que todas as demonstrações contábeis estão sendo elaboradas de forma fidedigna, já que a apresentação de contas para o Fisco é fundamental para evitar quaisquer problemas. Tudo isso se soma ao fato de que a legislação tributária é extremamente complexa, tornando o pagamento de quaisquer impostos ou taxas um verdadeiro desafio.

A sorte dos empreendedores é que eles podem contar com profissionais extremamente qualificados para lidar com todas essas questões. Atualmente, os contadores exercem funções que vão muito além das meras atividades burocráticas, servindo como verdadeiros aliados durante todo o planejamento estratégico de um negócio. Além de determinarem o melhor modelo de tributação, muitas vezes são esses os profissionais que avaliam a saúde financeira da empresa. Nesse post, você vai conferir as 4 principais razões para ter um contador na sua empresa.

Escolha do melhor modelo de tributação

Apuração pelo lucro real ou presumido? O Simples Nacional é sempre a melhor opção para o microempreendedor? A verdade é que não há uma resposta pronta para todos esses questionamentos. A escolha do modelo tributário deve ser feita caso a caso e, por isso, nada melhor do que um contador para verificar qual será o melhor cenário para a sua empresa.

Recomendamos para você:  Vença os desafios de gestão de uma empresa madura

Dependendo das atividades exercidas por ela, pode ser que determinado modelo apresente isenções não alcançadas para empresas que se adéquem a outro, por exemplo. Um contador poderá esclarecer toda essa situação e até reduzir bastante a sua carga tributária.

Demonstrações contábeis fidedignas

Outro papel importante da contabilidade é a formulação de demonstrações contábeis para os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e a Secretaria de Fazenda Estadual, por exemplo. Qualquer informação que não seja apresentada de forma clara poderá criar problemas e, em muitos dos casos, multas e juros de mora para o empreendedor. Nada melhor do que contar com um profissional que saiba exatamente como todos os trâmites burocráticos funcionam, e como devem ser apuradas todas as bases de cálculo dos tributos.

Informações estratégicas para o planejamento

O contador pode organizar todo o balanço patrimonial do empreendimento, além de realizar as demonstrações de resultado do exercício, o que pode contribuir para que o gestor tome as suas decisões com mais precisão. Não é raro encontrarmos empresas que não tomam conhecimento de todos os custos, encargos e receitas do seu negócio, dificultando qualquer tipo de projeção.

Vale lembrar, ainda, que a avaliação de todas as necessidades internas é uma das principais etapas para a elaboração de um planejamento estratégico, e as informações sobre as finanças da empresa é uma peça fundamental desse processo.

Recomendamos para você:  Como fazer a prestação de contas de OSCIP e de Utilidade Pública?

Monitoramento de impostos a recuperar

Por fim, outro benefício fundamental da contabilidade é o fato de que ela poderá fazer o monitoramento de todos os impostos a recuperar, ou seja, impostos indiretos como o ICMS, ISS e IPI. Muitas empresas perdem bastante dinheiro ao não realizar de forma apropriada a compensação desses tributos. O contador saberá exatamente qual é o montante de recuperáveis e fará a compensação correta com o que a empresa realmente deve para o Fisco, contribuindo para o equilíbrio de todas as contas.
Você já conta com um serviço de contabilidade de confiança? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça todas as nossas soluções na área!

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Written by

Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br