Problemas financeiros? Se você é MEI, veja como evitar!
A modalidade Micro Empreendedor Individual (MEI) apresenta uma série de vantagens para o empreendedor que fatura até R$ 81 mil reais, anual. Trata-se de um modelo mais simples que tem como principal objetivo formalizar as atividades econômicas e a atuação profissional de pessoas que trabalham como autônomas.
Essa modalidade foi criada no ano de 2009 e possibilita que os autônomos possam ter Cadastro Nacional de Pessoa jurídica (CNPJ) e, portanto, consigam emitir nota fiscal e se beneficiar das seguridades da Previdência Social. Apesar de não ter a obrigatoriedade de pagamento de imposto, é preciso que o empreendedor se organiza de forma a não ter problemas financeiros.
Sendo assim, listamos algumas dicas para que você mantenha longe qualquer questão que possa atrapalhar.
Confira também: De MEI para ME: saiba como mudar se sua empresa cresceu!
O dia a dia de uma empresa, normalmente, é bastante dinâmico. E nessa rotina é possível que aconteça imprevistos que geram gastos para serem solucionados.
Por esta razão, ter sempre um dinheiro reservado para essas emergências faz com que o empreendedor não seja pego de surpresa e precise se endividar para lidar com acontecimentos inesperados.
Se você quer manter o seu negócio saudável e lucrativo, é preciso que todas as contas sejam pagas em dia.
Atraso de contas acarreta juros, causa desorganização e traz muitos riscos ao empreendimento, tais como a conhecida “bola de neve”, uma situação que faz com que o empreendedor pague uma alta quantidade de juros e tenha dificuldades para quitar as dívidas.
Uma boa organização é a melhor forma de conseguir manter o controle de tudo e não ser pego de surpresa.
Anotar todos os valores que entram e saem no dia a dia do negócio possibilita que o empreendedor tenha uma visão, o que auxilia nas tomadas de decisão e no aumento da lucratividade.
Essa questão faz parte do processo de organização. Pois caso ambos os tipos de despesas se misturem, não será possível ter uma visão geral nem avaliar o retorno financeiro que o negócio está dando.
Sendo assim, separe em planilhas seus gastos pessoas e as informações financeiras da sua empresa. Também é recomendado ter conta bancária separada para cada tipo de operação.
Hoje em dia a tecnologia, quando utilizada de modo certeiro, pode facilitar muito e trazer melhorias para qualquer negócio. Sistemas, plataformas e programas próprios para cada função são capazes de auxiliar na organização, no pagamento das contas nas datas certas e demais ações essenciais dentro da empresa.
Ademais, também é possível utilizar as tecnologias para realizar a divulgação do negócio na internet, uma ação que está crescendo a cada dia mais.
A contabilidade de uma empresa é um setor de grande importância. É uma área que necessita de muita atenção e cautela nas atividades. Por esta razão, é preciso contar com profissionais altamente qualificados.
Você tem alguma dica extra? Compartilhe conosco nos comentários!
O tema sobre como não ter problemas financeiros sendo MEI foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!