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6 Tipos de KPIs para avaliar a saúde e a trajetória da empresa

Publicado por Capital Social & CO em 18 de março de 2025
KPIs
O que você vai ler neste artigo
  • 1. KPIs de qualidade
  • 2. KPIs aplicados ao cliente
  • 3. KPIs financeiros
  • 4. KPIs de produtividade
  • 5. KPIs de recursos humanos
  • 6. KPIs estratégicos

Os key performance indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho, são ferramentas importantes para negócios de todos os tamanhos e setores. Eles são métricas que permitem às empresas avaliarem o progresso em direção a seus objetivos estratégicos. 

Assim, os KPIs oferecem um panorama do desempenho em áreas do negócio, ajudando a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria e de crescimento. Por essa razão, é fundamental conhecer os indicadores, não é mesmo?

Então continue a leitura e conheça 6 tipos de KPIs que podem ajudar a tomar decisões que impulsionam o seu negócio!

1. KPIs de qualidade

Esses indicadores fornecem uma visão do desempenho operacional e permitem identificar eventuais imprevistos ou erros que possam surgir ao longo do processo. Ao monitorá-los, as empresas conseguem verificar pontos que devem ser melhorados.

Consequentemente, elas podem implementar medidas corretivas e preventivas para garantir a entrega de produtos e serviços de alta qualidade. Os KPIs de qualidade mais utilizados podem estar ligados a efetividade, eficiência, atendimento e eficácia. 

2. KPIs aplicados ao cliente

A qualidade das entregas costuma refletir na experiência do cliente. Então vale a pena avaliar os indicadores em conjunto. 

No caso, os KPIs aplicados ao cliente são métricas que avaliam a relação entre o consumidor e a empresa. Logo, eles abrangem diversos aspectos relacionados, como imagem da marca, experiência do comprador com o produto ou serviço e qualidade do atendimento ao cliente. 

Existem alguns key performance indicators que se destacam nesse processo, como:

  • índice de satisfação;
  • índice de reclamações;
  • churn rate — ou taxa de cancelamento;
  • taxa de retenção de clientes.

3. KPIs financeiros

Os KPIs financeiros oferecem um panorama da saúde das finanças do negócio. Afinal, ela afeta diretamente os processos produtivos e oportunidades de crescimento. 

Ao avaliá-los, você identifica oportunidades de aprimoramento e toma decisões informadas para impulsionar o crescimento e a rentabilidade da empresa. Eles envolvem questões como faturamento, rentabilidade, lucratividade e custos.

4. KPIs de produtividade

Os índices de produtividade avaliam os processos nas empresas a fim de identificar se eles estão otimizados e proporcionam um bom rendimento para a equipe. Para tanto, eles mensuram a quantidade de recursos que uma companhia utiliza para gerar determinado produto ou serviço. 

Nesse contexto, tenha em mente que eles podem ser aplicados a diferentes setores. Por exemplo, em marketing e vendas, cabe usar o custo por lead, a taxa de conversão e o custo de aquisição por cliente (CAC).

Já a capacidade de produção tem mais relação com os processos operacionais ligados à entrega do produto ou serviço vendido pela empresa.

5. KPIs de recursos humanos

Esses indicadores permitem avaliar tendências, pontos que devem ser melhorados e oportunidades de otimização dos processos de recursos humanos (RH). Como resultado, a empresa consegue ter um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório para todos os envolvidos.

Em geral, são avaliados key performance indicators ligados ao turnover (rotatividade), retenção de talentos, absenteísmo e produtividade por colaborador. Percebe que, aqui, temos ligação também com KPIs de outros setores?

6. KPIs estratégicos

Por fim, os KPIs estratégicos oferecem informações sobre o desempenho da empresa em relação às metas predefinidas. Com eles, há chances de identificar áreas de sucesso e pontos de melhoria, ajustando suas táticas conforme necessário para alcançar os resultados desejados. Interessante, não é?

Entre os mais comuns, estão o market share (participação de mercado), o nível de crescimento mês a mês e o ticket médio das vendas.

Neste artigo, você conheceu 6 tipos key performance indicators que ajudam a analisar o desempenho da sua empresa. Ao avaliá-los, especialmente em conjunto, será possível tomar decisões mais bem informadas, aumentando as chances de sucesso de suas estratégias.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Então aproveite e entenda o papel da contabilidade na tomada de decisões estratégicas!

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