Os key performance indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho, são ferramentas importantes para negócios de todos os tamanhos e setores. Eles são métricas que permitem às empresas avaliarem o progresso em direção a seus objetivos estratégicos.
Assim, os KPIs oferecem um panorama do desempenho em áreas do negócio, ajudando a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria e de crescimento. Por essa razão, é fundamental conhecer os indicadores, não é mesmo?
Então continue a leitura e conheça 6 tipos de KPIs que podem ajudar a tomar decisões que impulsionam o seu negócio!
Esses indicadores fornecem uma visão do desempenho operacional e permitem identificar eventuais imprevistos ou erros que possam surgir ao longo do processo. Ao monitorá-los, as empresas conseguem verificar pontos que devem ser melhorados.
Consequentemente, elas podem implementar medidas corretivas e preventivas para garantir a entrega de produtos e serviços de alta qualidade. Os KPIs de qualidade mais utilizados podem estar ligados a efetividade, eficiência, atendimento e eficácia.
A qualidade das entregas costuma refletir na experiência do cliente. Então vale a pena avaliar os indicadores em conjunto.
No caso, os KPIs aplicados ao cliente são métricas que avaliam a relação entre o consumidor e a empresa. Logo, eles abrangem diversos aspectos relacionados, como imagem da marca, experiência do comprador com o produto ou serviço e qualidade do atendimento ao cliente.
Existem alguns key performance indicators que se destacam nesse processo, como:
Os KPIs financeiros oferecem um panorama da saúde das finanças do negócio. Afinal, ela afeta diretamente os processos produtivos e oportunidades de crescimento.
Ao avaliá-los, você identifica oportunidades de aprimoramento e toma decisões informadas para impulsionar o crescimento e a rentabilidade da empresa. Eles envolvem questões como faturamento, rentabilidade, lucratividade e custos.
Os índices de produtividade avaliam os processos nas empresas a fim de identificar se eles estão otimizados e proporcionam um bom rendimento para a equipe. Para tanto, eles mensuram a quantidade de recursos que uma companhia utiliza para gerar determinado produto ou serviço.
Nesse contexto, tenha em mente que eles podem ser aplicados a diferentes setores. Por exemplo, em marketing e vendas, cabe usar o custo por lead, a taxa de conversão e o custo de aquisição por cliente (CAC).
Já a capacidade de produção tem mais relação com os processos operacionais ligados à entrega do produto ou serviço vendido pela empresa.
Esses indicadores permitem avaliar tendências, pontos que devem ser melhorados e oportunidades de otimização dos processos de recursos humanos (RH). Como resultado, a empresa consegue ter um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório para todos os envolvidos.
Em geral, são avaliados key performance indicators ligados ao turnover (rotatividade), retenção de talentos, absenteísmo e produtividade por colaborador. Percebe que, aqui, temos ligação também com KPIs de outros setores?
Por fim, os KPIs estratégicos oferecem informações sobre o desempenho da empresa em relação às metas predefinidas. Com eles, há chances de identificar áreas de sucesso e pontos de melhoria, ajustando suas táticas conforme necessário para alcançar os resultados desejados. Interessante, não é?
Entre os mais comuns, estão o market share (participação de mercado), o nível de crescimento mês a mês e o ticket médio das vendas.
Neste artigo, você conheceu 6 tipos key performance indicators que ajudam a analisar o desempenho da sua empresa. Ao avaliá-los, especialmente em conjunto, será possível tomar decisões mais bem informadas, aumentando as chances de sucesso de suas estratégias.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Então aproveite e entenda o papel da contabilidade na tomada de decisões estratégicas!