O Imposto de Renda é uma obrigação de grande parte dos brasileiros. Apesar disso, existe ainda muita dúvida e nem tanta informação para trazer as respostas sobre este aspecto fundamental da nossa cidadania. Por isso, confira o post e entenda as 8 principais coisas que qualquer contribuinte precisa saber sobre o imposto de renda!
Em primeiro lugar, o Imposto de Renda é pago todos os anos pelos contribuintes de forma proporcional ao que ganham. A grande maioria nem precisa se preocupar com isso, pois o dinheiro é descontado automaticamente no momento de receber o salário. O objetivo é fazer uma distribuição de renda, de modo que quem recebe menos pague menos.
A tabela, que se mantém desde 2015, diz que quem recebe até R$ 1.903,88 por mês não precisa pagar o imposto.
A declaração do imposto é obrigatória nas seguintes situações:
Se você se enquadra em um ou mais destes pontos, é preciso fazer a declaração.
Para facilitar a declaração, atualmente, é feita totalmente através de meios digitais. Existe o programa gerador da declaração, que é voltado para computadores.
Existe também a opção do aplicativo Meu Imposto de Renda, voltado para tablets e smartphones.
Os próprios programas trazem na interface aquilo que precisa ser declarado. Por exemplo, no caso dos bens, devem ser informados os valores do que foi comprado. Os salários e outros rendimentos tributáveis também deve ser informados.
Outro conceito importante são os das deduções. Estes são valores que podem ser abatidos do Imposto de Renda, diminuindo o seu valor. É claro que são necessários comprovantes e recibos que comprovem o seu pagamento. Alguns dos valores que podem ser deduzidos são:
Outro ponto crucial a saber do Imposto de Renda é a restituição. Se houver um valor de imposto pago de forma indevida, existe um prazo de até 5 anos para o pedido da restituição. A própria Receita permite a consulta para saber se existe a possibilidade de restituição.
A famosa malha fina é onde o contribuinte não quer estar. Este é um recurso que a Receita usa para identificar qualquer informação que não bata com o que eles têm em relação ao Imposto de Renda. Isso é feito pela comparação entre os dados enviados e os dados que a própria receita tem.
Neste caso, normalmente, é preciso enviar uma declaração retificadora, para corrigir os possíveis erros.
O prazo para declaração pode variar de acordo com o ano. Mas, geralmente, é por volta de março ou abril. Todos os anos, no site da receita, também é liberado o calendário de declaração para o ano em questão. É muito importante ficar atento ao período da declaração, que começa em março, normalmente, pois os atrasos podem levar às multas. Por isso, é tão importante começar a preencher a declaração o mais cedo possível.
Por fim, os dependentes podem ser:
Estas foram as 8 principais coisas que qualquer contribuinte precisa saber sobre a declaração do Imposto de Renda. Se você tem dúvidas em fazer sozinho e quiser contar com uma ajuda profissional para fazer a sua próxima declaração, entre em contato conosco!
O tema sobre declaração do imposto de renda foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!