A crise nas empresas está deixando todo mundo bem preocupado. Além da questão da saúde, é preciso pensar nas finanças e na situação das organizações neste momento em que a economia está fragilizada.
Se você é gestor ou líder de um negócio, certamente está pensando em alguma solução lidar com este momento de crise. Então, neste post vamos conversar sobre 5 dicas para driblar a crise nas empresas.
Neste momento, todo mundo tem uma grande dor. Não importa se a sua empresa é B2B, B2C ou qualquer outro modelo. Em um momento de crise, e em qualquer outro, seu cliente tem um problema, que só você pode resolver. Portanto, você precisa conhecê-lo.
Não estou falando de público alvo e dados genéricos, como faixa etária, gênero, renda, grau de escolaridade e cargo na empresa. Conhecer o cliente é conhecer a sua dor, estando o mais próximo possível dela, de modo a trazer a resposta ideal para seu problema.
Então, este objetivo significa entender qual é a dor do cliente e pensar em uma forma de como sua empresa pode contorná-la.
Se você conseguir obter lucro neste momento, ótimo. Porém, durante a crise, esta não deve ser sua maior preocupação. Se você é gestor de uma empresa, seu único objetivo é garantir o fluxo de caixa. É claro que você não vai se colocar em uma posição para sofrer grandes perdas, mas você precisa pensar em como pagar as suas contas sem se expor a nenhum grande risco. Uma ótima dica é trazer um contador ou especialista financeiro para ajudar a equilibrar as contas e ativos.
Falando nisso, este é um bom momento para fazer uma avaliação de todos os seus ativos. Pense em tudo que sua empresa possui e como isso pode ser usado para gerar renda. Por exemplo, se existe uma parte do estoque que está parada, por conta de uma queda da demanda, considere outro. É possível que o material faça parte de outra cadeia de suprimentos.
E, se você faz parte de uma cadeia de suprimentos que foi comprometida, pode tentar vender diretamente para o consumidor final.
Como mencionei no post sobre inovação e criatividade, inovar no momento de crise é uma forma de sobreviver e prosperar. Porém, você não pode esperar que todas as boas ideias surjam apenas de você. Em um momento como este, você deve se apoiar ainda mais na sua equipe. Incentive o colaborador a trazer ideias novas e invista em colocar as boas em prática. No post mencionado acima, você entender melhor como inovar neste momento.
Por fim, esta é uma dica mais voltada para o lado humano, mas que ainda é extremamente importante. Em um momento de crise, é natural que tanto a sua moral como a da equipe, sejam afetadas. Emoções negativas, como ansiedade, insegurança e até raiva, podem prejudicar muito o negócio.
Não existe uma dica clara de como lidar com este aspecto da crise. Cada um tem a sua forma de se acalmar. Alguns abraçam o caos, outros visualizam o sucesso ou apelam para a fé. Mas, o importante é que você apoie sua equipe e se apoie neles.
O que você acha? Deixe o seu comentário abaixo com sua dica de como driblar a crise nas empresas. Com você tem lidado com os problemas neste momento?