Muitas pessoas acreditam que empreender na crise não é uma boa escolha, mas sabia que as crises criam excelentes oportunidades de negócios, que podem fazer sua empresa se expandir no mercado?
Se você ficou interessado em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e entenda melhor por que empreender é uma boa opção diante de uma crise.
Por muito tempo a crise foi vista somente como uma vilã da economia, capaz de fazer empresas fecharem suas portas. Quem não se lembra da crise de 1929, também conhecida como a grande depressão econômica? Essa crise provoca alguns problemas na sociedade, como redução do preço dos produtos e serviços, queda na produção e o aumento do desemprego.
No entanto, cabe dizer que somente as empresas com estruturação frágil podem falir diante de uma crise. O mesmo ocorre para aquelas que não oferecem bons produtos e serviços, considerados essenciais para a sociedade. Todavia, para aquelas bem estruturadas e que oferecem bons produtos e serviços, a crise é vista como uma oportunidade de crescimento.
Diante disso, podemos visualizar que ao longo do tempo, muitos negócios deixaram de ver a crise como algo ruim para se tornar uma oportunidade de crescimento e de conquista de novos mercados. Por isso, empreender numa crise pode ser uma boa opção.
Porém, é preciso de planejamento, uma boa gestão de crise, criatividade e visão de mercado para empreender num contexto delicado como esse.
Se numa situação de estabilidade econômica planejar é super importante para que os seus objetivos sejam alcançados de forma eficiente, imagine em uma crise? Por isso, planeje seu investimento com cuidado, apostando suas fichas em um mercado que pode oferecer a você o rendimento ou faturamento que deseja.
Nesse momento, contar com um bom contador pode fazer uma grande diferença na hora de planejar seu financeiro e área fiscal. Fique atento!
Além de ser necessário planejar para empreender, é fundamental ser criativo, de maneira que possa alcançar seu objetivo, o que pode levar você a experimentar coisas novas (como o sucesso, por exemplo). Ser criativo é perceber as necessidades que podem vir de uma crise.
Para exemplificar, na pandemia da Covid-19, alguns produtos se destacaram, justamente por conta da necessidade criada em torno deles, o que foi o caso da máscara. Outros produtos e serviços foram criados com o objetivo de facilitar a vida das pessoas durante o lockdown do Coronavírus. Isso é, de certo modo, ser criativo e explorar o máximo de oportunidades que surgiram pela crise da pandemia.
Por fim, tenha visão de mercado ao empreender na crise, não apenas sondando as necessidades criadas pelo cenário ruim, mas também a preferência dos consumidores. A crise é o contexto que tira oportunidades, mas que, ao mesmo tempo, cria necessidades, as quais podem tem aproveitamento diante de uma excelente visão de mercado.
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