Nos últimos tempos um assunto muito presente na mídia está gerando vários debates: a reforma tributária. A proposta propõe modificações do sistema tributário brasileiro, visando modernizar e simplificar a arrecadação de tributos e impostos que devem ser pagos pelos brasileiros.
O sistema tributário nacional é considerado um dos mais complexos do mundo, causando o entendimento de tributaristas brasileiros da necessidade de uma reforma global em todo sistema tributário.
Para temos um sistema equilibrado e eficiente, é primordial garantir a competitividade das empresas e também favorecer o crescimento econômico do país, gerando emprego e renda para a população.
Por isso, o projeto é considerado extenso e causa grandes debates na sociedade como um todo, pois engloba alterações significativas da legislação tributária para redução e substituição de tributos.
Entre eles estão o PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS, que serão substituídos pelo imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), e o PIS/PASEP pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o que irá afetar tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas, trazendo maior coerência na manutenção da carga tributária.
No momento existem três propostas em tramitação no Congresso Nacional sobre o tema para serem julgadas. Duas PECs (Proposta de Emenda Constitucional): a PEC 45/2019 da Câmara dos Deputados e a PEC 110/2019 do Senado Federal e a outra é do Governo Federal (PL 388/2020).
Todas as propostas propõem a extinção de uma série de tributos, a unificação de diferentes impostos, formação de taxação e definição de alíquotas, consolidando as bases tributáveis em novos impostos.
Ainda ficou com dúvidas sobre a Reforma Tributária? Entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudar você!
Para ler mais conteúdos como este, continue navegando pelo nosso blog!