Você sabe qual é a relação entre IRPF e INSS? Já ouviu falar sobre este tema?
Entende como esses dois tipos de impostos são importantes para definir quanto você receberá de salário todo mês? Para entender os descontos aplicados em sua folha de pagamento, é crucial saber disso.
Por mais que o processo possa parecer complicado em um primeiro momento, garantimos que os cálculos são simples e que é fácil entender a relação entre alguns dos impostos mais importantes da nossa sociedade.
Quer entender melhor essa questão? Então venha conferir o artigo a seguir!
A relação entre IRRF e INSS é bem próxima, apesar de se tratarem de impostos diferentes. Basicamente, a relação entre ambos está diretamente ligada à folha de pagamento do trabalhador, já que, para conseguir o valor do IRRF, é preciso calcular o INSS.
Primeiramente, é necessário somar todos os vencimentos do empregado. Como vencimento, estamos falando do salário bruto do trabalhador, além dos valores referentes aos adicionais, horas extras, entre outras atividades econômicas.
Após isso, para conseguir chegar ao valor do IRRF, será necessário subtrair o valor do INSS. Como veremos a seguir, esse valor é alterado com o passar dos anos, e também dividido em grupos, de acordo com as faixas salariais dos trabalhadores.
Confira também: Como me preparar para a declaração do Imposto de Renda?
O próximo passo a ser tomado para entendermos a relação formada entre IRRF e INSS é descontar o valor do INSS do seu salário. Como veremos, esse cálculo é indispensável para que o Imposto de Renda também consiga ser calculado em seu salário.
Porém, o valor do INSS não é o mesmo a ser descontado em todo salário, pois ele varia de acordo com a renda do trabalhador. Confira abaixo os valores mais atuais em relação à cobrança:
Depois de calcular quanto é descontado do INSS, já é possível descobrir quanto deverá ser pago também de Imposto de Renda. Assim como no caso do INSS, esse valor também é feito com base em faixas salariais.
Depois de descontar o valor do INSS, já é possível descobrir qual será a porcentagem de IRRF a ser cobrada no salário do trabalhador. Para isso, será necessário conferir o valor a ser descontado segundo seu grupo salarial:
Após isso, já podemos descobrir quanto será deduzido do Imposto de Renda do trabalhador. Como vimos, a relação entre IRRF e INSS está diretamente ligada à quanto cada um dos trabalhadores brasileiros recebem de salário.
Já conhecia essa relação? Já passou por uma situação envolvendo os cálculos desses dois tipos de impostos? Não deixe de compartilhar sua experiência conosco nos comentários!
Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos!