A economia comportamental é um assunto muito importante nos dias atuais. Afinal você já parou para pensar como a sociedade reage mediante ao processo de compra? De fato, é fundamental para as empresas compreender o que as pessoas pensam no momento em que encontram um produto desejado. Além disso, qual motivo estimula os seres humanos a tomarem a decisão de compra?
Sendo assim, esse setor da economia surgiu justamente com o objetivo de responder essas questões. O objetivo consiste em auxiliar a emoção do comprador durante o procedimento de compra, melhorando, dessa forma, as estratégias de marketing das organizações. Quer saber mais sobre essa temática? Então acompanhe a leitura desse artigo até o final!
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Naturalmente, a economia comportamental agrega várias áreas do conhecimento. Entre elas está a neurociência, a economia, a psicologia e a sociologia. De fato, ela se distancia do conceito da economia tradicional, até porque não acredita na capacidade proporcionada pela evolução no momento solucionar as falhas da racionalidade limitada dos seres humanos. Assim sendo, a economia tradicional acredita no “homo economicus” ou, simplesmente, homem econômico.
Diante dessa percepção, as pessoas apenas produzem e consomem. Nesse contexto, os quesitos psicológicos e culturais tendem a ser deixados de lado. Sobre tudo, o homem se torna uma criatura completamente racional, de modo a tomar decisões baseadas pela lógica. Em contrapartida, a economia comportamental compreende os seres humanos como uma consequência dos costumes e tradições da população na qual se insere.
Com base nisso, as decisões são tomadas por meio de desejos e tentações. Sobretudo, as pessoas são moldadas por suas experiências. Por isso, todos estão sujeitos a cometer determinados erros. Na verdade, esse estudo indica que a sociedade procura resultados rápidos. Nesse contexto, ocorrem muitas influências do meio e das emoções. Aliás, nem sempre os efeitos das decisões são satisfatórios.
Até porque muitas pessoas decidem as situações em ocasiões vulneráveis, de modo a dificultar o processo. Dessa forma, é possível compreender porque os seres humanos precisam concretizar tudo aquilo que irão receber como, por exemplo, as rendas fixas e os seguros. Dessa forma, eles buscam mecanismos eficientes para se proteger, no intuito de evitar as perdas.
Obviamente, quando as empresas obtêm um conhecimento aprofundado sobre o comportamento dos consumidores, as ações de marketing tendem a ser elaboradas de forma mais efetiva. Afinal, é possível construir as melhores estratégias para impactar a mente do público-alvo. Desse modo, as pessoas terão a certeza que estão diante de uma excelente opção de compra.
De certo, os clientes podem se sentir indecisos no momento de adquirir determinada mercadoria. É justamente por esse motivo que as empresas utilizam a economia comportamental ao seu favor. Afinal, elas se mostram dispostas a incentivar o processo de compra por meio de gatilhos mentais capazes de impactar as emoções dos consumidores. Dessa forma, é possível despertar o desejo do público por determinado produto ou serviço, estimulando, assim, uma ação de compra.
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