Não importa se você mesmo declara o seu Imposto de Renda (IR) na plataforma da Receita Federal ou se contrata um escritório de contabilidade, Porque quando chega a época de prestar contas, sempre tem inúmeros documentos para reunir.
Afinal, agrupar todos os papéis necessários pode ser estressante e ocupar muito tempo, caso o contribuinte não inicie essa atividade com antecedência.
Se todos os anos esse processo é feito às pressas e você sente calafrios só de pensar no trabalho que vem pela frente, talvez seja interessante estar mais preparado na próxima vez.
Neste artigo, vou dar algumas dicas fundamentais para você se organizar no dia a dia. Então, saberá o que precisa armazenar para fazer o IR e não perder tempo com detalhes burocráticos.
Um dos primeiros documentos solicitados é o número da declaração do ano anterior. Salvo, caso o contribuinte esteja prestando contas pela primeira vez, deve apresentar:
– Número do seu CPF;
– Título de Eleitor;
– Endereço residencial;
– Informações profissionais.
A Receita Federal também exigirá os dados do cônjuge se optarem pela declaração conjunta.
A partir de 2020, o CPF dos dependentes de qualquer idade deve ser apresentado, pois antes era requerido apenas daqueles maiores de doze anos. Mas, caso ainda não tenham o documento, pode ser solicitado junto aos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Apenas lembrando que, a partir de 2017, o número de cadastro de Pessoa Física já consta nas certidões de nascimento.
Esses dados impactam na restituição do IR ou reduzem o valor a ser pago. Então, deixe os boletos, Notas Fiscais e recibos de serviços médicos e relacionados à educação já separados previamente. Verifique se nos documentos consta o CNPJ da empresa fornecedora e também os dados do contribuinte ou de seus dependentes legais.
Bancos e demais instituições financeiras entregam para os seus clientes os informes de rendimentos anuais, caso contrário, é possível solicitar essas informações junto às organizações.
Além disso, o contribuinte deve buscar por seus comprovantes de rendas das empresas em que trabalhou no último ano, contendo os recebimentos e também os valores retidos com impostos e benefícios oferecidos, como por exemplo, Plano de Saúde.
Fazem parte da relação dos documentos solicitados pela Receita Federal:
– Contratos;
– Escrituras;
– Notas Fiscais;
– Recibos da venda de imóveis e automóveis.
Pessoas que receberam benefícios como doações, heranças e que recebem ou pagam por pensões alimentícias devem guardar os registros das operações. Também é necessário preservar os papéis de contratações de empréstimos e participações em consórcios.
Agora que você já tem uma ideia dos documentos principais que são solicitados pela Receita Federal, a dica é escolher um local para reuni-los ao longo do ano, assim, o trabalho do período de declaração do IR fica menor.
Caso haja muitos dados e documentos para lidar e você considerar que precisa de ajuda, sempre há a possibilidade de contar com uma empresa de contabilidade especializada, que pode facilitar o processo e prevenir imprevistos fiscais.
Você se organiza ao longo do ano para a declaração de Imposto de Renda? Se precisar de ajuda, clique aqui e entre em contato conosco.