Se você está habituado a gerenciar uma equipe, com certeza já ouviu falar dos KPIs (indicadores de desempenho).
Mas, independentemente do seu nível de familiaridade com o assunto, muitos empreendedores ainda se questionam sobre o mesmo ponto: quais são os indicadores de sucesso de uma empresa? Como medir isso?
Por isso, neste artigo, separamos os principais indicadores de desempenho e como eles podem auxiliar o seu negócio. Aproveite o conteúdo para implementar soluções na sua empresa!
Antes de abordamos o tema principal, vamos a uma rápida definição do que é KPI.
Os KPIs são medidas de desempenho que auxiliam o empreendedor a compreender o desempenho da sua organização ou setor.
Em outras palavras: o KPI deve funcionar como um guia, auxiliando você e sua equipe a compreenderem qual o caminho certo em direção ao sucesso dos seus objetivos estratégicos.
Para ser eficaz, o KPI deve ter alguns elementos básicos, são eles:
• Ter uma boa disposição e ser quantificável;
• Ser comunicado para toda organização;
• Ser aplicável ao seu negócio.
No entanto, muitas organizações esbarram em um problema: há milhares de KPIs para escolher. E, se você escolher errado, perderá tempo e energia medindo algo que não está alinhado com seus objetivos.
A melhor maneira é sempre pesquisar os KPIs de acordo com suas métricas. No entanto, separamos os principais indicadores que as organizações costumam elencar.
Podemos enquadrar as métricas financeiras nos seguintes moldes:
• Lucro: é fundamental para a organização, mas vale lembrar que existem indicadores de desempenho mais importantes. De qualquer forma, analise a margem de lucro bruto e líquido para compreender o sucesso da sua organização.
• Custo: nesta etapa, basta analisar o custo-benefício e buscar alternativas para reduzir e gerenciar os gastos da organização.
• Custo de produção: ao calcular o custo dos produtos vendidos, você poderá estabelecer a margem de lucro real da organização. O que é fundamental para investir em novas práticas para superar a concorrência.
• Vendas por região: neste item, você pode analisar quais regiões estão de acordo com seus objetivos de vendas e identificar quais regiões apresentam baixo desempenho.
E esses são apenas alguns dos exemplos aplicáveis de métricas financeiras.
Quando falamos de clientes, existem diversas formas de medir o sucesso do negócio. Aqui estão as principais:
• Número de clientes: esse indicador é bastante objetivo. Ao determinar o número de clientes que sua organização ganha e perde, é possível compreender se as necessidades dos seus clientes estão sendo atendidas ou não.
• Porcentagem de satisfação: essa é uma ótima forma de se aprofundar no que torna seus clientes satisfeitos. Essa métrica pode e deve ser analisada ao longo do tempo. Sendo assim, invista sempre em questionários de satisfação em suas pesquisas.
• Custo de aquisição de clientes: essa é hora de refletir sobre os esforços da sua organização. Portanto, divida os custos totais de aquisição pelos números de novos clientes no período elencado. Inclusive, esse é um dos indicadores mais importantes no comércio eletrônico.
Claro que esse é só o começo e existem muitos KPIs que podem auxiliar no caminho de sucesso da sua organização. Contudo, os KPIs já vão lhe dar uma boa base para começar a trilhar esse trajeto.
Agora, nós queremos saber de você. Compartilhe sua experiência e/ou dúvidas com a gente 🙂