Blog

Home/Regularidade | Obrigações/Abrir uma franquia vale a pena?

Abrir uma franquia vale a pena?

Criar o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas são poucos os que resolvem se aventurar no mundo do empreendedorismo. Evidentemente, fatores como a alta carga tributária do país e a burocratização, somadas aos próprios riscos inerentes a qualquer negócio, são um dos principais motivos que levam a acomodação daqueles que sonham em guiar o próprio destino. Esses empecilhos não significam, por outro lado, que o sonho deva ser adiado ou cancelado. Atualmente, muitos têm apostado na segurança oferecida pelo Franchising para finalmente conquistarem o sonho de se tornarem empresários.

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi constatado que o número de franquias no país subiu de 56 mil para 114 mil entre os anos de 2002 e 2013. Nesse mesmo período, o faturamento do setor cresceu aproximadamente 400%. Os números positivos são apenas alguns dos muitos motivos que têm levado o brasileiro a apostar cada vez mais nesse modelo de negócios. Será que eles estão certos de investir nessa área? Nesse post, pretendemos mostrar os principais benefícios apresentados pelo mundo do Franchising! Confira logo a seguir!

Moda, saúde, educação? Escolha um negócio com o seu perfil

Um dos grandes atrativos do mercado de franquias está no fato de que, atualmente, existem empresas de diversos setores disponíveis para o futuro franqueado. Você pode escolher diversas áreas, como turismo, gastronomia, educação, saúde, dentre muitas outras. Assim, é possível ter a oportunidade de escolher um mercado que seja adequado ao seu perfil ou que você conheça mais.

Recomendamos para você:  Pró-labore: Um Guia com tudo o que você precisa saber

A questão do perfil, inclusive, não se limita apenas aos gostos pessoais, mas também à situação financeira do novo empreendedor. Você pode optar por investimentos maiores, apostando nas grandes empresas, ou seja, em franquias que ultrapassam os 100 mil reais, ou, se preferir, investir nas microfranquias, cujo investimento gira em torno de 10 mil reais. Essa versatilidade permite que o sonho caiba dentro do bolso.

Baixos riscos: aproveitando a crista da onda

A franquia é um modelo extremamente recomendado para empreendedores inexperientes. O motivo? Na maioria dos casos, estamos falando de empresas já consolidadas no mercado, cujos produtos já são bem recepcionados pelo público. Além disso, quando compra uma franquia, o franqueado também leva junto o modelo de gestão que é implementado pela empresa, ou seja, o seu know-how. É um atalho para superar rapidamente o investimento inicial feito e começar a lucrar.

Por fim, outro ponto interessante é o fato de que as empresas que abrem espaço para franqueados também preparam manuais a respeito da lucratividade do negócio, bem como os custos que o empreendedor terá na sua jornada. Em outras palavras, é possível ter uma maior previsibilidade na hora de elaborar o planejamento do negócio. Por fim, podemos destacar também dados apresentados recentemente pelo Sebrae, que apontam que 80% das empresas fecham as portas em um período de 5 anos, enquanto que, nas franquias, esse número cai para15%.

Recomendamos para você:  Relações de Trabalho - O que muda após a Reforma Trabalhista

Suporte ao franqueado: segurança acima de tudo

Quando fecha uma franquia, o empreendedor leva junto todo o know-how do negócio, como vimos. Para empreender, é preciso adquirir uma série de conhecimentos, que vão desde o Marketing até Finanças. Por isso, existem muitas empresas que oferecem uma série de benefícios e suporte ao franqueado.

Mas além deste suporte do franqueador, para construir um negócio de sucesso é necessário contar com todos os parceiros do negócio, inclusive a do contador, que poderá te ajudar a demonstrar e explicar os números do negócio, uma vez que é bastante comum o acompanhamento de metas da empresa franqueada.

Ficou empolgado para abrir uma franquia? Já possui uma? Conte a sua experiência através do nosso espaço de comentários!

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.