Muita gente pensa que a pessoa que tem atitude empreendedora é um tipo especial de pessoa. Conta pra mim: o que vem à sua mente quando você pensa neste termo? Muitos imaginam logo alguém destemido, otimista e trabalhador, que aposta nos próprios sonhos e faz as coisas acontecerem. E esta figura um tanto mística, que povoa a imaginação de profissionais de todos os segmentos, parece ser resultado de um dom. É como se você já nascesse assim. Quem não foi presenteado com o talento do empreendedorismo logo no berço, não tem tino para os negócios.
Mas, isso não poderia estar mais distante da verdade! O que a prática e os estudos vêm provando cada vez mais é que se trata de um conjunto de habilidades, que podem ser aprendidas e desenvolvidas por todos nós. E é justamente sobre isso que eu vou falar hoje.
Continue a leitura deste artigo e aprenda o que é atitude empreendedora e como colocar em prática na sua vida!
Esta é a principal característica de quem coloca a mão na massa e faz o que é preciso para transformar projetos em realidade. O desejo de construir uma empresa, de se destacar entre a concorrência e de conquistar uma fatia do mercado são os motores por trás das ações dos maiores gestores e empresários que conhecemos.
Mas o que de fato os diferencia das demais pessoas é a disposição para realizar o trabalho até chegar lá. Afinal, sonhar e até mesmo planejar são tarefas fáceis. O desafio verdadeiro está na hora de dar os passos necessários para atingir o objetivo.
Pessoas dotadas de atitude empreendedora, tipicamente são capazes de:
As lições que podemos aprender com os empreendedores são valiosas também fora do contexto profissional. Além de nos tornarem mais aptos a galgar a carreira que desejamos, podem nos ajudar a sermos melhores em tudo na nossa vida.
Por isso, vamos ver como tornar a atitude deles parte do nosso dia a dia:
Reconhecer oportunidades é uma das principais características do empreendedor. Por isso, você deve trabalhar no desenvolvimento da sua visão. Dois exercícios importantes para este fim são:
A atitude empreendedora exige uma gestão estratégica. Não basta enxergar uma oportunidade. Com o intuito de obter seus frutos, é necessário planejar sua abordagem.
Crie o hábito de planejar cada passo, projetando os possíveis resultados e tomando decisões orientadas por este processo.
O melhor plano não vale nada se não é colocado em prática. Por isso, exercite sua disciplina seguindo seu planejamento. Você pode desenvolver a habilidade da disciplina aplicando-a em tudo na sua vida, como a hora de dormir, o tempo em frente às telas, etc.
Por outro lado, a resiliência também é fundamental. Lembra quando falei de projetar resultados? Pois bem, muitas vezes as projeções não serão alcançadas. Aprender com a experiência, adaptar-se e recomeçar são alguns dos pilares da atitude empreendedora.
E então, quais dessas atitudes você já coloca em prática na sua vida? Compartilhe com a gente como a atitude empreendedora se insere na sua rotina e o que você precisou mudar para desenvolvê-la!