Nos primeiros meses de 2015, o Brasil viu a maior alta da moeda norte-americana nos últimos tempos. A cotação do dólar comercial girava na casa dos R$2,22 em julho de 2014, fechou o ano em R$2,66 e chegou, assustadoramente, a R$ 3,30 ao final de março de 2015. Agora, a impressão é de que o dólar se estabilizou em R$3,10 desde abril. Muitas pessoas foram pegas de surpresa pela variação cambial, resultado da crise econômica que o país atravessa.
Entretanto, os empresários mais visionários encontram maneiras até mesmo de usar essa alta do dólar a favor de suas empresas. Você sabe como fazer isso? Leia algumas dicas a seguir:
Felizmente, a alta do dólar favorece pelo menos uma atividade: a exportação. Diante desse cenário, você consegue reduzir o preço em dólares de seu produto, sem alterar o preço em reais. Vamos explicar com um exemplo: com o dólar a R$2,00, você pode vender um produto que custa R$10,00 por US$5.00. Mas com o dólar a R$4,00, você poderá vender este mesmo produto por US$2.50 e continuar embolsando R$10,00 no final. A situação aumenta a competitividade do produto brasileiro frente a outros países, que não estão passando pelo mesmo problema cambial.
É uma excelente oportunidade, por exemplo, para vender nossos produtos aos próprios norte-americanos.
Se a alta do dólar é boa para as exportações, ela é péssima para as importações. Os custos não apenas do material em si, mas de fretes e taxas, subiram na mesma proporção da variação cambial. Então, o segredo neste momento é investir na compra de insumos nacionais. E atualmente existem várias opções no mercado nacional com boa qualidade para substituir os materiais importados. Você pode, inclusive, usar o momento para criar um reposicionamento de sua marca no mercado — como uma marca 100% brasileira, no caso, ou como uma marca que “investe no país”. Se a economia não está colaborando com sua empresa, ajuste sua estratégia e use o marketing correto para transformar isso em uma oportunidade de atingir novos mercados consumidores.
Se sua empresa investiu em dólares quando a cotação ainda estava em R$2,20, o momento de resgatá-los é agora. Depois que a crise passar, provavelmente os dólares vão levar anos para alcançar outra valorização desta magnitude. Com o dinheiro obtido do resgate destas aplicações, você poderá fazer outros investimentos que, no momento, estão mais seguros. De maneira nenhuma compre dólares neste momento, pois você pagará caro e receberá menos do que pagou por eles na hora da troca.
O momento atual é o melhor possível para reanalisar seu planejamento estratégico corporativo. O cenário que vivemos criou sérias dificuldades para empresas de diferentes segmentos, principalmente o setor automotivo e o segmento de construção civil. Momentos de crise oferecem ao gestor a possibilidade de colocar à prova seu modelo de negócio e seus processos. Avalie onde sua empresa está perdendo dinheiro, onde a alta do dólar está afetando sua competitividade e desempenho comercial. Depois disso, planeje uma forma de contornar esses problemas. Esse plano de combate para garantir a segurança (ou sobrevivência) de sua empresa no pior cenário possível também poderá ajudá-la a crescer quando o ambiente econômico apresentar-se bem mais propício para isso. É um exercício que não será desperdiçado!
Apesar de estarmos em um momento que parece desanimador para os empreendedores brasileiros, podemos dizer que alguns encontraram maneiras de manter seus negócios saudáveis e até mesmo prosperar. Momentos de crise podem esconder boas oportunidades. Como sempre, no mundo dos negócios tudo depende de uma boa ideia, um bom planejamento e, é claro, de uma boa execução.
Você descobriu outras maneiras de tirar vantagem da alta do dólar em sua empresa? Conte um pouco de suas experiências para a gente!