Autogestão: 5 dicas de como começar a empreender. Você já ouviu sobre este tema?
Todos aqueles que desejam ter seu próprio negócio muitas vezes esquecem que com isso eles terão que ser seus próprios chefes. Sendo assim, terão que exercitar muito seu poder de autogestão para que o sonho de ter uma empresa própria dê certo.
Neste post iremos tratar sobre o que é autogestão e dar algumas dicas sobre como começar a empreender utilizando essa premissa. Leia, comente e compartilhe!
Sempre permanecer produtivo é um grande desafio que não é nada fácil. E para aqueles empreendedores que trabalham sozinhos, isso pode ser bem mais difícil. Por isso é importante que ele adote medidas de autogestão para conseguir finalizar suas tarefas sem atrapalhar outros setores de sua vida.
Como o próprio nome diz, autogestão é a capacidade de gerir a si mesmo. É encontrar formas para gerenciar todas atividades da vida (até mesmo a pessoal), sem se sentir atropelado por elas. É se organizar da melhor maneira para que tudo que precisa ser feito seja realmente feito.
Confira também: O segredo para uma gestão de negócios eficiente!
A seguir, daremos algumas dicas para quem está começando a empreender e precisa adotar a autogestão para que a produtividade não seja perdida.
A autogestão ajuda os empreendedores a entenderem que ser o líder de si mesmo implica aprender a importância do equilíbrio. Sendo assim, é preciso colocar de um lado da balança as demandas e de outro a produtividade. Realize cada tarefa em seu tempo adequado. No entanto, tenha em mente que nem tudo vai sair exatamente como você desejar.
Planejamento é fundamental em tudo na vida. Sendo assim, é preciso que você planeje suas tarefas com alguma antecedência. Para isso, leve em conta seus prazos e quantidade de trabalho que será despendida. E não esqueça que o planejamento deve considerar ainda sua agenda pessoal diária. Faça um cronograma (anual, semestral, mensal, semanal e diário) e respeite os prazos.
Hoje existem diversos aplicativos que ajudam a gerenciar tarefas e organizá-las. Sendo assim, utilize-as. Elas só irão ajudar você a se autogerir, principalmente se houver diversos projetos para pôr em andamento ao mesmo tempo.
Será preciso definir um tempo adequado para realizar cada uma de suas tarefas. Se isso não for feito, é possível que você acumule preocupações e não consiga resolver o que precisa. Estabeleça metas e objetivos para ajudar você a ficar mais consciente daquilo que deve ser feito.
É preciso ter cuidado com as distrações. Se você trabalha sozinho, fica um pouco mais fácil administrar esse tipo de coisa. Mas se trabalha com mais alguém, a situação é um pouco mais difícil.
É preciso saber administrar as distrações para que tarefas importantes não sejam deixadas para o último momento. A liberdade precisa ser administrada também. Se a distração for trazida por seus clientes, em conversas em reuniões, que tal tirar um dia da semana e um horário somente para atendê-los? Não é possível estar disponível a todo momento.
O tema da autogestão foi interessante para você? Agora, comente e compartilhe sua experiência sobre o assunto. Somos um escritório de contabilidade que tem a atividade de orientação técnica e de apoio à gestão empresarial para pequenas e médias empresas entre seus serviços. Entre em contato conosco para uma consultoria.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!