Quem procura pelas melhores práticas para que a sua empresa alcance um desempenho superior no mercado já ouviu falar sobre o método do benchmarking. Mas você saberia dizer como ele interfere no sucesso de seu negócio? Confira nosso post para ficar por dentro de tudo que diz respeito a essa estratégia de mercado:Avalie a concorrência
Basicamente, o método do benchmarking consiste em comparar o desempenho, os produtos, as práticas e os serviços de uma empresa com outras soluções e funcionalidades oferecidas pelas empresas concorrentes. Essa análise comparativa acaba se tornando um importantíssimo instrumento de gestão.
A análise das estratégias abraçadas pela concorrência é um expediente complexo, visto que, normalmente, as organizações tentam esconder as práticas que dão certo e as estratégias que encontram bom aproveitamento nos seus processos internos.
A partir de um levantamento contínuo e sistemático dessas informações relacionadas, é viável a uma empresa elaborar novas ideias, rotinas e soluções para competir melhor e até mesmo sobrepujar as concorrentes no mercado. Desta forma, aperfeiçoa-se a gestão organizacional e identifica-se onde pode ser melhorando, continuamente.
As comparações aqui podem ser feitas não apenas no que diz respeito à qualidade, tamanhos, tipos e cores que são trazidas pelas outras empresas que comercializam produtos semelhantes aos seus, mas até acerca dos pacotes de itens que são vendidos como pertencendo a uma mesma “família” ou conjunto de produtos associados. Descobrir quais produtos vendem mais e os motivos para que isso aconteça na concorrência lhe dará a oportunidade de aperfeiçoar seus produtos na mesma direção.
Desvendar o que efetivamente prejudica e quais são os pontos positivos na funcionalidade de seu ponto comercial, em comparação com os outros, vai lhe dar base para mudar certas práticas e criar condições inovadoras de acesso para os clientes e circulação de mercadorias.
Entender como a concorrência emprega estratégias de ofertas e promoções, assim como emprega operações de baixo custo, desde as despesas mais gerais de manutenção e de outros fatores que influenciam diretamente nos preços finais dos produtos adversários, pode ajudar bastante na elaboração de técnicas que reduzam os preços dos próprios produtos. Desta forma, suas mercadorias manteriam a qualidade, porém com preços mais reduzidos, ou seja, com mais força de competição e atratividade.
Reconhecer os canais e as técnicas que os concorrentes usam para atingir o mesmo público-alvo que você quer atingir poderá ser algo imprescindível para redirecionar suas estratégias de mercado e os processos de vendas e atendimento aos clientes.
Identificar o que o concorrente faz e quais softwares utiliza para que suas mercadorias sejam distribuídas no prazo certo e com baixíssima perda, poderá lhe dar indícios sobre o que precisa fazer para melhorar sua logística. Isso sem falar na observação sobre os modais de transporte mais baratos e eficientes que são usados pelas empresas rivais, e ainda não por você.
A continuidade do relacionamento com os clientes no pós-venda é algo importantíssimo, o que garante mais satisfação e credibilidade para sua empresa. Portanto, é conveniente pesquisar o que a concorrência faz para solucionar eventuais problemas com entregas, por exemplo, e falhas de pagamento ou devoluções, de modo a reproduzir aquelas práticas que sejam bem-sucedidas.
O benchmarking, sem dúvida, é atualmente uma das principais ferramentas no gerenciamento de processos de qualidade total, proporcionando às empresas uma excelente capacidade de reação e acomodação frente as mudanças e riscos que o mercado apresenta. Afinal de contas, sobretudo em tempos de globalização, as organizações necessitam transformar rapidamente suas estratégias para continuarem competitivas e lucrativas em relação à concorrência.
Você já usa o benchmarking em sua empresa? Baixe uma planilha para ajudar nesta analise preenchendo os dados abaixo.
1 Comment
[…] contínua. O aperfeiçoamento dos processos e métodos ganha um ritmo mais veloz, impactando no crescimento do negócio e no surgimento de novas […]