Blog

Home/Blog

ECD: O que é, quem deve entregar e a importância da obrigação para a sua empresa (veja o que se atentar e os benefícios)

A Escrituração Contábil Digital ECD já é uma daquelas obrigações que a maior parte das empresas deve entregar e que está no calendário fiscal dos contadores.

O fato é que ano após ano a obrigação vem evoluindo, atingindo mais empresas e sendo um instrumento de fiscalização por parte da Receita Federal. Por isso é importante ficar atendo e saber do que se trata.

Apesar desta questão do fisco, o fato é que existem benefícios de sua entrega desde que feita corretamente.

Vamos saber mais sobre essa obrigação? Então acompanhe este post com informações sobre a ECD.

Leia Mais

Planejamento Estratégico para PMEs: Conheça 7 benefícios que fazem total sentido em sua empresa

Nunca foi tão urgente realizar o Planejamento Estratégico de sua Pequena e Média Empresa. Estamos em um momento de crise e o momento seguinte será de retomada do crescimento. Se não estivermos preparados e cientes da estratégia a ser seguida, com certeza haverá mais dificuldades.

Diante desta importância, fui procurar no nosso blog se havia alguma matéria interessante para compartilhar e não encontrei. Então me coloquei a escrever este post na intenção de demonstrar a importância do Planejamento Estratégico.

Muitas vezes nos perguntamos se isso é para nós, pequenos empresários, se não é algo somente para as grandes empresas. A minha resposta é: não só serve como todos deveríamos adota-lo para instrumento de gestão.

Tenho certeza que após você ler este texto terá certeza disto e aplicará em sua empresa. 

Leia Mais

Lei da Terceirização – Saiba o que mudou, como se adequar e as oportunidades de negócio para PMEs

A Lei da Terceirização foi bastante aguardada por todos. Alguns esperavam ansiosos pelo tema, já outros eram críticos à proposta. Mas enfim, ela foi publicada no dia 31.03.17 e passou a valer na mesma data.

O fato é que como qualquer alteração na lei (foi alterada a Lei 6.019 de 1974), existem muitas dúvidas sobre o que de fato mudou, como se adequar e quais serão os benefícios ou riscos da mudança.

Na nossa avaliação a alteração foi benéfica. Como qualquer mudança na lei, existem os que se aproveitam das oportunidades reais e os outros que a distorcem para obter vantagens de forma irregular. Eu digo, se as Pequenas e Médias Empresas entenderem bem as oportunidades que a lei da terceirização proporciona, poderão ser beneficiadas.

Mas vamos para o texto. Procuramos nele esclarecer os principais pontos sobre a Terceirização. 

Leia Mais

Crise Financeira: Como recuperar a saúde financeira da empresa e sobreviver de momentos difíceis

Se você tem alguma dívida em atraso na empresa, saiba que não está sozinho. Segundo os dados da Serasa mais da metade dos 8 milhões de empresas no Brasil possuem algum tipo de pendência e necessitam recuperar a saúde financeira.

Ter pendências de pagamento e inadimplência prejudica as finanças empresariais e pode comprometer seriamente os negócios.

O ideal é que uma vez identificado um comprometimento do caixa, você já tome ações para corrigir o problema. Se agir no começo terá mais condições de renegociar com credores.

Ao contrário de não resolver rápido, se deixar, com certeza isso vai virar uma grande bola de neve. Agora, se você já considera a situação grave, a hora de agir é imediatamente.

Vamos lá! Se você quer recuperar a saúde financeira do seu negócio, leia e coloque em prática o quanto antes as sugestões de ações deste artigo!

Leia Mais

Curva de Valor: Saiba como definir sua estratégia e se diferenciar da concorrência (garantido)

Escutando empreendedores, muitos possuem a mesma dor! Como se diferenciar da concorrência e criar um negócio único. A minha resposta é sempre a mesma, utilize uma curva de valor e crie um negócio inovador com muito valor agregado ao cliente.

Para mim essa ferramenta tem algumas vantagens sobre as demais. A primeira é que ela permite visualizar todo o mercado para depois você se posicionar nele. Essa vantagem permite que a ferramenta seja muito acessível e fácil de utilizar.

Vamos conhecer um pouco mais? PS: Tenho um presente para você neste texto.

Leia Mais

Cargo de Confiança: O que é e como ter em sua empresa

Você sabe o que é um cargo de confiança? E mais, como utilizá-lo em sua empresa?

O cargo de confiança está previsto na Legislação Trabalhista, no art. 62 da CLT. Nele se prevê que não é necessário o controle de jornada e portanto não se aplicam faltas, atrasos ou horas extras.

Porém, é importante entender o que é o cargo de confiança e quais são as condições para formalizá-lo. O fato é que muitas empresas não se atentam a isto e são penalizadas por processos trabalhistas.

Saiba mais sobre o assunto! Continue lendo este post.

Leia Mais