Com o aumento da concorrência, é natural ter o crescimento empresarial como objetivo. No entanto, não basta querer: é preciso investir nas estratégias certas.
O crescimento empresarial é resultado de um planejamento que saiba aproveitar as forças únicas do seu negócio. Que tal aprender a fazer isso?
A seguir, você verá as principais ações que você deve realizar para acelerar o crescimento do seu negócio!
O primeiro passo deve ser olhar para o seu negócio e identificar o seu diferencial. Identifique o que só você faz e que seria a principal motivação para os clientes buscarem os seus serviços ou produtos.
Por exemplo, pense em um caso que todo mundo conhece: a Coca-Cola. Um dos principais diferenciais dela é a sua vasta rede de distribuição, que torna difícil encontrar um estabelecimento que não tenha esse produto em estoque.
Assim como ela, você possui um diferencial que merece o foco da sua estratégia. Esse será o ponto de partida para você desenvolver ações direcionadas que busquem reforçar essa característica junto a clientes em potencial.
O setor financeiro e contábil da empresa exige cuidado se você está focando no crescimento empresarial. Tenha em mente que, se as contas do seu negócio estão fora de controle, fica difícil ter bons resultados, certo?
Para prevenir o cenário, analise suas demonstrações financeiras regularmente. Vale a pena verificar indicadores financeiros que fazem sentido para o seu negócio. Além disso, saiba que o processo pode ser otimizado com o uso de ferramentas de gestão contábil.
Portanto, seu trabalho deverá focar no controle de gastos, na definição de prioridades, no pagamento à vista sempre que possível, entre outras ações. Por fim, mantenha uma reserva de emergência para a empresa.
Investir na formação e no desenvolvimento da sua equipe é essencial. Geralmente, isso envolve cursos, treinamentos, coaching e a criação de um ambiente que incentive o aprendizado contínuo.
Somente dessa forma será possível garantir que todos estejam alinhados com as metas da empresa e as ações focadas em crescimento empresarial. O trabalho inclui a identificação de habilidades e competências mais importantes para alcançar os seus objetivos. Depois, defina um plano de capacitação voltado a essas características.
A escalabilidade é a capacidade de expandir as suas operações ou aumentar sua produção sem ter mais custos com isso. Essa é uma ótima maneira de alcançar o crescimento empresarial, por permitir que você desenvolva o negócio de forma sustentável e eficiente.
Entretanto, o processo requer um estudo sobre o seu segmento e a sua atuação específica. Identifique os pontos escaláveis em sua empresa e faça testes.
A Uber é um exemplo de organização que usou a escalabilidade a seu favor para se desenvolver, alcançando novos mercados com motoristas locais, sem precisar investir em infraestrutura física.
A inovação envolve adotar novas tecnologias, melhorar seus processos ou oferecer novos produtos ou serviços aos clientes. Porém, ela não é possível sem uma cultura voltada a esse objetivo, sabia?
É preciso promover um pensamento criativo em todos os níveis, aceitar o fracasso como parte do processo e encorajar a experimentação. Um exemplo de bons resultados vindos do foco na inovação é o Post-It — fruto de um projeto pessoal desenvolvido por um funcionário da 3M.
Agora você já conhece os pré-requisitos para potencializar o crescimento empresarial. Então planeje bem seus passos e siga as dicas deste artigo para construir uma base robusta para o sucesso do seu negócio.
Quer continuar aprendendo? Aproveite a oportunidade para descobrir como a contabilidade empresarial ajuda na redução de custos com pessoal!