Para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de sua área, é preciso ter planejamento estratégico. Só assim o negócio pode sair do lugar e, de maneira sustentável, atingir novos patamares, aumentando sua capacidade técnica e qualidade do serviço entregue.
Neste sentido, é importante falar mais a fundo sobre planejamento estratégico. Este conceito é o que fará com que a empresa crie metas, analise contextos e, a partir disso, construa um plano de ação para atingir os objetivos propostos.
Nosso objetivo aqui, nas linhas a seguir, será mostrar como fazer este planejamento estratégico. Quais pontos devem ser levados em conta no momento de traçar esse plano e dar início ao movimento de crescimento da empresa? É o que veremos a seguir.
Podemos dividir a construção do planejamento estratégico em alguns passos fundamentais. O primeiro é definir quais são os objetivos da empresa para determinado período, além de outros pontos, como os valores da instituição, a missão, a cultura, entre outros.
Tudo isso é o que permite que os gestores tracem um plano de ação, formando a primeira parte do planejamento estratégico. Afinal, conhecer a própria instituição e suas possibilidades é fundamental para que o trabalho seja efetivo pensando na conquista dos objetivos.
Depois de definir valores e objetivos, precisa-se conhecer o contexto. O que as outras empresas do ramo estão fazendo? O que o cenário social geral indica sobre tal segmento? Estas são perguntas relevantes para entendimento do que pode ser feito.
Com estas respostas, é possível criar um planejamento estratégico mais realista, com metas fixas e definidas de maneira racional. Exemplo: em período de crise econômica, não dá para colocar como objetivo crescimento acelerado em comparação ao ano anterior. Por isso, entender o contexto é tão importante.
Depois disso, também é importante construir um plano de ação com uma linha do tempo bem definida. Além dos objetivos definidos, é fundamental que seja colocado o tempo para que cada etapa se conclua. Afinal, isso dá uma base mais clara sobre o trabalho, não deixa os prazos tão esticados e, consequentemente, sem uma base fiel para a equipe. Ter um prazo para cada etapa é uma forma de dar eficiência ao trabalho.
Portanto, faz parte do planejamento estratégico colocar datas e períodos específicos para cada etapa. Isso pode ser rediscutido ao longo do processo, mas não pode ficar fora do plano inicial.
E, para finalizar, entram os passos que se dão durante a realização do planejamento. Com as funções já sendo exercidas, é preciso monitorar as etapas, entender quais resultados estão sendo obtidos e como o trabalho está caminhando.
Esse acompanhamento permite reestruturação do plano e a cobrança na medida certa por resultados. Ou seja, o planejamento estratégico é montado com antecedência, mas pode ser concluído e monitorado com o plano já sendo executado. Assim, aumenta a chance de boas correções e da entrega de melhores resultados.
Estes são os elementos que compõem a construção de um planejamento estratégico. Gostou deste conteúdo? Não perca tempo e entre em contato conosco. Temos experiência na área de auxílio em serviços e estamos à disposição.