Fim do Lockdown: Estamos vivendo uma série de medidas de fechamento dos negócios classificados como não essenciais. Ocorre que as preocupações com a saúde agora se confundem com as preocupações econômicas com negócios e empregos e forçam medidas de flexibilização para a abertura de empresa em todo mundo.
É claro que esse momento é aguardado por muitos empreendedores que estão vendo seus negócios definharem durante esse fechamento.
Mas ficam algumas dúvidas?
Não é possível fazer previsões neste momento, mas existem questões que devem ser pensadas em seu planejamento. Vamos falar sobre isso neste texto.
Muitos comparam essa pandemia com a Gripe Espanhola a mais de cem anos atrás. Apesar disso, uma coisa faz com que estas duas pandemias tenham contorno diferentes: A informação.
Se informação é poder, a quantidade de informação sobre o Coronavirus nesta pandemia terá implicações sobre o comportamento do consumidor.
Estaremos saindo da pandemia, sem uma vacina ou saída clara, então muitas pessoas terão receio de saírem de suas casas e consumirem, seja por receito do vírus, seja pelos motivos econômicos mesmo.
Não podemos desconsiderar que a reabertura pode gerar uma situação de retorno do fechamento e quarentena, então tudo isso no contexto poderá modificar significativamente os negócios como são feitos.
Recomendamos o texto: Receita: Como você pode retomar Vendas durante os efeitos do COVID19
Um ponto importante que todo empresário deve pensar, são nos protocolos de segurança. Aqueles que não adotarem, e não passarem tranquilidade para funcionários e consumidores ficará na água.
O retorno da abertura de negócios tem que acontecer em um ambiente de muita empática com o consumidor. Ele deve perceber que;
Por isso algumas ações são essenciais para esse novo momento.
Comece pela desinfecção total do ambiente comercial. Essa deve ser a primeira ação.
A ideia aqui é eliminar qualquer patógeno viral que tenha se estabelecido e estagnado no ambiente. Isso vai dar mais credibilidade para um retorno seguro de todos.
A higiene do ambiente deve ser constante, portanto tenha um dispensado de álcool gel ou ainda de sabão. Embora não tão fundamental ter purificadores de ar nos banheiros irá causar um impacto positivo de reputação.
Você também deve garantir que os funcionários estejam seguindo o procedimento adequado de lavagem das mãos e por fim adote a rotina de limpeza de forma completa e rotineira.
Você deve promover um ambiente de distanciamento social. Por isso filas desnecessárias devem ser eliminadas. Se por ventura não tiverem como, deve-se garantir o espaçamento de 2 metros entre as pessoas.
O mesmo deve ocorrer em restaurantes e outros ambientes onde o consumidor consuma produtos e serviços no local.
Por fim adote os EPIs necessários para um novo protocolo com mascaras, protetores, luvas e higiene de máquinas de cartão de crédito aos funcionários.
A primeira grande medida, quando há atendimento ao público é tranquilizar o consumidor. Para isso você deve ter uma comunicação clara e transparente sobre a prevenção de Coronavírus. Não descarte ações de marketing para demonstrar sua responsabilidade com o momento.
Essa preocupação deve fazer parte do dia a dia dos funcionários, seja promovendo as ações como também recebendo ações de cuidado.
Neste período você deve ter encontrado novas formas de fazer negócios, ou não? Promova seus novos canais como o seu ambiente online. Eles serão necessários se os consumidores não estiverem à vontade para sair de casa para uma nova compra ou ainda se a quarentena for restabelecida.
Uma das questões que podem ser necessárias é ter um colaborador exclusivamente para controlar o fluxo, dar orientações e garantir que todos os protocolos sejam seguidos.
Ações positivas são bem-vindas, portanto dependendo seu público vale a pena criar horários diferenciados para grupos de risco. Um exemplo é atender os idosos no primeiro horário do dia, momento onde tudo está muito bem higienizado. Além disso isso pode impactar a marca.
Cuidado ao avaliar o movimento do negócio e chamar colaboradores suspensos. É possível que exista demandas reprimidas, mas via de regra, se o seu produto não for essencial é provável que o seu nível de venda seja menor.
Vamos para os escritórios. Se prepare para as coisas ficarem estranhas no ambiente de trabalho.
Se sua empresa puder prolongue o período de home office. Afinal essa é uma forma de continuar preservando sua força de trabalho.
Distancie das mesas de trabalho para que as pessoas tenham um distanciamento de pelo menos 1m50cm. Promova também a utilização de mascaras no ambiente.
Se não puder manter o Home Office, promova um sistema misto com rotação de funcionários alocados fisicamente.
Utilize ferramentas de produtividade, e mantenha reuniões por videoconferência. Neste artigo há a indicação de uma série de aplicativos gratuitos.
As pessoas não vão querer te encontrar, por isso reveja o sistema de vendas para que ele ocorra sem visitas físicas.
Conseguimos, durante a quarentena atuar com o atendimento em Home Office. Isso somente foi possível com o atendimento assíncrono já característico aos nossos clientes e as medidas de sistemas em nuvens.
Alguns outros sistemas essenciais que rodam no servidor também foram alterados para as nuvens por isso nossa decisão neste momento é de continuar em Home Office. Isso irá preservar os colaboradores e outros que possam interagir neste momento.
Embora nossas pesquisas internas não demonstrem aumento do nível de estresse significativamente, estamos preocupados com a saúde mental e física de colaboradores.
Por isso estamos publicando na intranet interna medidas para cuidar da saúde, como ferramentas de atividades físicas, mindfulness e relaxamento. Também fechamos um novo benefício, o ZenKlub que é um aplicativo que dá acesso a psicólogos e terapeutas de forma remota.
Enquanto isso continuaremos a cuidar dos negócios dos nossos clientes, ofertando todo o suporte necessário nestes novos tempos que virão. Venha conhecer nosso atendimento, marque um bate papo com um consultor de negócios.