Cuidar da gestão contábil e fiscal: esse é o ponto principal que toda empresa precisa ter quando o assunto é reduzir impostos, dentro da legalidade, e escapar do risco da incidência de multas – verdadeiras armadilhas criadas por erros e falta de informação adequada. Afinal, diferente do leão da foto, o leão do imposto não é um brinquedo.
Compartilho com vocês, empresários e empreendedores, algumas informações relacionadas a esse mundo contábil e fiscal, uma vez que hoje, em função do desenvolvimento tecnológico, o fisco já conhece as operações da empresa. Portanto, é preciso ficar atento: erros nas declarações e/ou na emissão de nota fiscal são facilmente detectados por conta do cruzamento das informações.
A arrecadação de impostos federais bate um recorde atrás do outro. Com a informatização, tem sido cada vez mais fácil para o fisco checar dados e cruzar informações entre as receitas federais e estaduais para encontrar falhas pequenas, mas que rendem multas altas.
Um dos problemas mais comuns é a desinformação sobre o Sistema Público de Escrituração Digital, o Sped. Com este sistema, o governo tem todos os detalhes das negociações envolvendo a empresa e, se encontrar alguma informação incoerente, pode agir na mesma hora, aplicando multas muitas vezes bem severas.
As empresas obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica precisam enviar uma cópia da para o cliente, mas também tem de guardar todos os arquivos digitais e devidamente validados em formato XML. Caso uma fiscalização ocorra, os documentos em papel não terão valor algum para este novo mundo das informações digitais.
As informações constantes da NF-e precisam estar totalmente corretas, mesmo que este documento reúna mais de 200 campos de preenchimento. Pequenas divergências geram multas, principalmente quanto àquelas informações armazenadas nos órgãos oficiais. Caracteres trocados e divergências de informação quanto ao endereço, são erros simples ou até inocentes, mas que poderão gerar gastos imprevistos.
A Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é um certificado válido apenas para transporte de mercadorias e não equivale à Nota Fiscal. Precisa ser guardado apenas pelas empresas que ainda não estão participando da NF-e. Vale lembrar que o valor da operação pode ser o mesmo da multa aplicada se o total da NF-e for menor do que o total do Danfe, pois este tipo de prática é caracterizada como sonegação de impostos.
Apresentar as informações previstas e no tempo adequado são exigências do fisco, que vem apertando o cerco a cada ano que passa. Fique atento aos prazos determinados pelo Sped Fiscal, Sped Contribuições, Sped Contábil e ao E-Social. O atraso no envio das informações solicitadas pelo governo ou possíveis erros contidos nas declarações costumam gerar aquela desagradável “arrecadação a mais”.
É sempre bom contar com um escritório de contabilidade ágil e competente para melhorar os resultados da empresa. Cuide da gestão do seu negócio, livre-se de perdas e alcance voos melhores e mais altos.
Sua empresa ainda não está com todos os documentos e processos em dia? Conte para nós (contato@capitalsocial.cnt.br) quais os principais desafios que vocês enfrentam!
[otw_is sidebar=otw-sidebar-8]