Ferramenta de Gestão Empresarial: conheça a análise SWOT. Você já ouviu falar sobre?
Toda empresa, seja ela pequena, média ou grande, precisa de planejamento para poder expandir seus negócios e crescer. Por isso, ter uma ferramenta de gestão empresarial é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Esta ferramenta auxilia as empresas ajudando no processo de tomada de decisões e possui técnicas que ajudam na redução de riscos e assertividade dos negócios. Entre as ferramentas de gestão mais conhecidas, está a análise SWOT.
Também conhecida como análise FOFA (traduzida para o português), é uma das ferramentas de gestão empresarial que é utilizada para analisar o ambiente interno e do mercado para ajudar na tomada de decisões.
É muito utilizada pelas empresas para analisar o que deve ser feito e levado em consideração, antes de implementar algum novo projeto. Isso possibilita aproveitar as oportunidades e diminuir os riscos.
Desde sua criação, já passou por várias modificações para se adaptar às necessidades dos diversos projetos. Ela se tornou bastante popular, uma vez que é um método simples, rápido de se aplicar e traz resultados promissores aos negócios.
A análise SWOT/FOFA é composta por alguns elementos que fazem parte do ambiente externo e interno de uma empresa. São eles: FORÇA (Strengthts), OPORTUNIDADES (Opportunities), FRAQUEZAS (Weaknesses) e AMEAÇAS (Threats).
A inicial de cada letra forma a sigla, seja ela em português ou inglês. Então, a partir desses elementos, podemos dizer que essa análise ajuda na identificação dos pontos fortes e fracos da organização, além das oportunidades e ameaças as quais ela está exposta.
Então, tendo esse conceito em mãos podemos concluir que é no ambiente interno da empresa onde serão identificados os pontos fortes e fracos, e no ambiente externo serão analisadas as ameaças e oportunidades do mercado.
Dentro do ambiente interno devem ser analisados aspectos como:
• Recursos financeiros
• O marketing e a mídia
• Gestão
• O relacionamento estratégico com outras empresas
• Tempo de mercado
• A reputação da empresa
• Atendimento, produção e criação
• Capacidade de operação
• Competências da equipe
Nesse ambiente, as forças devem atuar na observação do interesse do cliente por algum negócio, na disponibilidade de recursos para manutenção de serviços ou produtos e o que diferencia o negócio dos demais.
Nas fraquezas, o que internamente pode ser ruim para os negócios, como alto custo dos transportes, gastos com manutenção de equipamentos, colaboradores com custo/hora mais caro, entre outros.
Já no ambiente externo devem ser analisados:
• Clientes
• Fornecedores
• Intermediários
• Entidades de classe
• Concorrentes
As oportunidades indicam quais as mudanças de mercado são positivas para o cliente, como fator econômico, as oportunidades que estão surgindo e as mudanças que podem favorecer os clientes.
Já nas ameaças, onde se concentram fatores desfavoráveis para a empresa, existe uma ausência de controle sobre as situações que acabam se tornando uma grande ameaça para os negócios.
Ao contrário do que muitos pensam, esse método de gestão de projetos não é feito apenas pelos gestores das empresas. Aqueles que melhor podem realizar essa análise são os que vivem o dia a dia dos negócios, ou seja, os funcionários.
Quando a análise SWOT é feita levando em conta experiências da rotina da empresa, ela acaba se tornando mais rica em informações, já que cada pessoa lá dentro pode contribuir com sua experiência.
Enquanto os gestores contribuem com sua visão geral dos negócios, os especialistas de cada área relatam as qualidades e desafios dos trabalhos vivenciados por eles. Além disso, também fortalece a relação dos colaboradores com a empresa e o comprometimento com os resultados do projeto.
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