Imagine que você está em uma viagem de carro na qual o motorista está vendado e só pode frear, acelerar, virar à esquerda ou à direita ao ouvir ruídos do ambiente externo ou reagir às orientações dos demais passageiros.
O pânico que uma situação como esse geraria na vida real é uma comparação (um tanto exagerada, mas nada inverossímil!) com as empresas que atuam no mercado sem a definição de metas e conhecimento de suas finanças: pode ser que elas cheguem a um destino com segurança, mas sem saber sequer para onde estavam indo e passando por muita confusão durante o trajeto.
Se a sua empresa ainda não usa metas para monitorar o desempenho, saiba qual a importância delas para o negócio.
Para conseguir traçar metas, primeiramente a empresa precisa identificar que objetivos quer alcançar e o que ela precisa fazer para isso. Esse processo faz com que a equipe não se distraia em outras frentes de trabalho e a empresa saiba até onde pode ir em busca dos objetivos.
Ao trabalhar com metas, os gestores também sabem que projetos e iniciativas devem priorizar e os funcionários descobrem como seu trabalho individual contribui para a estratégia mais abrangente do negócio.
A definição de metas também ajuda a empresa e os funcionários a ver a que distância ainda estão dos objetivos traçados.
Dessa forma, é possível acompanhar constantemente o progresso no desempenho e implementar possíveis mudanças para otimizá-lo, quando necessário.
Ninguém quer gastar mais de 8 horas por dia em tarefas que não trazem resultados práticos. Por isso, definir metas faz com que os funcionários tenham algo a buscar a cada dia de trabalho, motivando-os para os desafios que podem encontrar no caminho.
Toda empresa quer vender e lucrar mais, mas quando uma equipe ou funcionário específico sabe exatamente qual o seu papel para alcançar esses resultados, maiores as chances que eles deem o melhor de si.
A maioria das empresas é dividida em setores que, quando trabalham em conjunto, produzem os resultados que a empresa precisa para se tornar competitiva e sobreviver no mercado.
No entanto, quando cada um desses “guetos” corporativos busca resultados de forma individual, pode ser que os objetivos estratégicos não sejam alcançados. A definição de metas é importante, portanto, para que as áreas da empresa tenham consciência da interdependência em relação às demais, para que os processos funcionem e tragam os resultados esperados.
O setor de vendas, por exemplo, não pode fazer projeções sem saber se a empresa possui capacidade operacional para entregar os produtos e serviços comercializados. E o contrário também é verdadeiro: de que adianta uma fábrica funcionar a pleno vapor se a área comercial não consegue dar vazão aos produtos no mercado?
As metas podem ser definidas tanto para indicadores de mercado – como aumento do número de clientes ou diversificação das atividades – como para dentro da organização, como melhoria do clima, redução de custos ou realização de treinamentos.
Como para alcançar resultados é preciso investir, na hora de definir metas – para que elas sejam, ao mesmo tempo, desafiadoras e realistas – a dica é analisar as demonstrações contábeis, juntamente com sua equipe para elencar as prioridades e construir métricas de monitoramento. Isso permite que as equipes de trabalho tenham sempre um caminho claro a ser perseguido e não precisem passar pelo aperto do motorista vendado do início do artigo.
E você? Como está a cultura de metas e indicadores de desempenho na sua empresa? Você analisa as suas demonstrações contábeis e financeiras? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo!
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