Entender a diferença entre lucro e faturamento é muito importante para alcançar bons resultados no seu negócio. Até porque nem sempre superar as expectativas de vendas significa que a sua empresa se tornou mais lucrativa.
De fato, para fazer um bom processo de gestão não é necessário se tornar especialista em contabilidade. No entanto, é fundamental obter conhecimentos básicos sobre essa temática. Aliás, esse cuidado ajudará a evitar os possíveis tropeços no decorrer da caminhada.
Então, para auxiliar a sua empresa na busca por ótimas posições no mercado, elaboramos um artigo apontando as diferenças entre lucro e faturamento. Confira!
O faturamento é o volume de dinheiro que a sua empresa adquiriu em um determinado período. Geralmente, ele entra no caixa por meio da venda de produtos ou serviços. Sendo assim, ele pode ser descrito como a receita bruta de uma organização, de modo a se tornar um grande indicador de crescimento e produtividade. Diante disso, é muito importante conhecer esse número. Afinal, ele permite calcular os mais diversos tributos como, por exemplo:
O lucro é o valor que sobra de todo o dinheiro que foi obtido por meio das vendas dos produtos ou serviços. Mas para identificar esse valor é fundamental subtrair os impostos, as contas e as despesas.
Aliás, é importante excluir todas as obrigações que a sua empresa precisa quitar. Isso inclui manutenções, fornecedores e aluguel, entre outras possibilidades. Por fim, é importante compreender que existem dois tipos de lucro: o bruto e o líquido.
Veja!
Confira também: Lucro Real ou Presumido: como escolher?
Em primeiro lugar, é importante compreender que a relação entre o lucro e o faturamento de uma empresa deve ser analisada com cautela. Afinal, o rendimento elevado nem sempre é sinônimo de sucesso. Até porque para aumentar as vendas das mercadorias pode ser necessário elevar os investimentos. Esse procedimento tende a impactar diretamente os lucros líquidos. Por isso é importante elaborar um plano de ação eficiente para garantir os melhores resultados.
Sendo assim, é fundamental analisar todas as métricas presentes no processo de gestão financeira. Aliás, elas costumam ajudar os gestores durante a tomada de decisão. Até porque ao se apoiar em informações assertivas, a sua empresa poderá construir as melhores estratégias para se destacar no mercado. Dessa forma será possível atrair a atenção do público e superar a concorrência.
Viu como é importante entender a diferença entre o lucro e o faturamento? Então aproveite para compartilhar conosco a sua opinião sobre esse assunto!
O tema sobre lucro e faturamento foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!