Com a grande competitividade existente entre as empresas no mercado atualmente, é necessário procurar formas de destacar o seu negócio. Propagandas, promoções, eventos e qualquer forma de divulgação são ferramentas poderosas para conseguir bons resultados.
Mas, antes de colocar qualquer estratégia em prática é preciso estruturar um plano de Marketing no qual as ações e os objetivos sejam muito bem definidos, assim como o valor que será investido e o resultado esperado.
Confira nosso post e atraia mais clientes para o seu negócio através do marketing, com as nossas dicas:
Construa um plano de Marketing no qual fique claro qual é o seu principal objetivo, como, por exemplo, aumentar as vendas ou fidelizar clientes. Pense de que forma esse objetivo poderá ser alcançado e também a quem você quer atingir (público-alvo).
Arquitete as ações e medidas a serem tomadas e não se esqueça de posicionar devidamente sua marca, ou seja, definir a imagem que você deseja que o cliente tenha do seu negócio.
Conheça bem o mercado
Certifique-se de conhecer bem o mercado em que a sua empresa atua, os seus concorrentes e, mais ainda, os seus clientes. Ficar atento às novas oportunidades e tendências ajudará sua empresa a se destacar e garantir vantagem competitiva.
Mas não faça apenas o mesmo que o seu concorrente, procure ser mais, vá além. Pense como o consumidor, questione o que te faria escolher seu serviço ou produto em detrimento de outro.
Turbine o seu negócio no ambiente virtual
Não se esqueça, também, de marcar presença online. Qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, que não utiliza as ferramentas oferecidas pela internet, como sites ou redes sociais, pode estar escondido de potenciais clientes e limitando sua possibilidade de crescimento.
A rede é um ótimo espaço para ouvir sugestões, sanar dúvidas, criar promoções e de uma maneira geral estreitar os laços do relacionamento com seu consumidor. Por isso, aproveite tudo que ela tem a oferecer para fazer crescer os seus negócios.
Traçado o plano de marketing, agora é hora de definir a verba a ser utilizada nas ações. O empresário, acompanhado do setor financeiro, deverá decidir o montante de acordo com os objetivos da comunicação, sejam eles para manter uma divulgação periódica ou iniciar uma nova campanha na qual será necessário um valor maior.
Para pequenas e médias empresas o recomendado é investir cerca de 2% a 5% do faturamento bruto. Em um faturamento bruto mensal de 100 mil reais, os 2% equivalem a 2 mil reais. Já uma organização que fatura 10 milhões este valor pode chegar a 200 mil reais.
É importante entender que as campanhas e ações de marketing não são um gasto, mas sim um investimento que terá seu retorno no médio ou longo prazo. Por isso, separe a verba destinada ao marketing dos custos totais da empresa e faça o teste.
Comece aplicando 2% do seu faturamento e acompanhe os resultados. Você deve utilizar o ROI (Retorno sobre Investimento) para avaliar o desempenho do seu investimento.
O ROI nada mais é do que a indicação do valor ganho pelo seu negócio em relação aos custos dos esforços de marketing. Sua equação é muito simples: ROI = Lucro Líquido dividido por Investimentos. Mas caso você tenha dificuldades em determinar certos valores, saiba que a sua contabilidade está ai para isso.
O profissional contábil será capaz de mensurar o retorno do capital investido, organizar a estrutura financeira da empresa e projetar os ganhos do negócio a partir de metas. Por isso escolha um profissional de sua confiança para te auxiliar a medir seus resultados e invista no marketing de forma estratégica e eficiente.
Aproveite nossas dicas e saia na frente através do marketing.
Se você tem alguma sugestão de planejamento que também deu certo no seu negócio, conte para a gente nos comentários.
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