Para garantir o sucesso de uma empresa muitos fatores podem e devem ser considerados e um dos mais importantes é o quanto (ou se) sua empresa está, efetivamente, lucrando. Sabendo isso, é possível ter uma ideia tangível da saúde dos negócios. E para esse cálculo existe a margem de contribuição, que é um dos indicadores mais importantes de qualquer empresa. Neste post você vai entender o que é a margem de contribuição, como calcular e como ela interfere nos negócios. Continue lendo!
Margem de contribuição é o quanto sobra, da receita obtida com as vendas, para pagar os custos fixos e ter lucro. Assim, a margem de contribuição é o valor que indica se sua empresa está dando lucro, se está ficando empatada ou se está dando prejuízo no final do mês.
A margem de contribuição é calculada da seguinte maneira: receita bruta obtida pela venda de produtos ou serviços menos os custos e despesas variáveis. O resultado é quanto está disponível para custos fixos — ou estruturais — e, portanto, para o lucro.
Assim, imagine que sua empresa vendeu um total de 20 mil. Desses 20 mil, 10% são para impostos. Restam 18 mil. Já os custos com o fornecedor e com a mão de obra são de 5 mil. Assim, sua margem de contribuição é de 13 mil. Em porcentagem, a margem contribuição é de 65%.
Com isso, se os seus custos fixos forem menores do que 13 mil, então sua empresa está lucrando. Se os custos forem maiores do que 13 mil, sua empresa está perdendo dinheiro. Se os custos forem de 13 mil, sua empresa não está gerando lucros e nem dando prejuízos.
A importância da margem de contribuição está no fato de que é possível saber exatamente qual a situação da sua empresa, já que nem sempre ter um grande número de vendas significa que a empresa esteja gerando lucros.
De posse dos números obtidos pela margem de contribuição é possível saber exatamente quanto sua empresa precisa vender para chegar ao lucro ou para atingir patamares preestabelecidos. Além disso, também é possível avaliar isoladamente qual é a contribuição de um determinado produto ou serviço, especialmente um lançamento. Com isso, é possível comparar, por exemplo, a margem de contribuição de um produto com o da empresa toda para ter melhores resultados.
Ao conhecer exatamente quanto a sua empresa lucra — ou deixa de lucrar — é possível adaptar as estratégias e, portanto, melhorar os resultados da empresa. Dessa maneira, a margem de contribuição pode ajudar na tomada de decisões para aumentar as vendas, trocar os fornecedores ou reajustar os preços, garantindo a saúde da empresa. Vale lembrar que a captação de recursos também é importante para a empresa e se você quiser saber mais sobre ela confira também o nosso post “7 ideias para captar recursos para o seu negócio”.
Além disso, a margem de contribuição permite que seja avaliada a eficiência da adoção de determinadas estratégias. Imagine, por exemplo, que a estratégia foi adaptada para um aumento de preço. Mesmo assim, a margem de contribuição não chegou ao mínimo desejado. Com isso, identifica-se a necessidade de novas adaptações até que os resultados sejam obtidos.
A margem de contribuição é fundamental para saber como anda a saúde da empresa e se ela está ou não gerando lucro. Calculado da maneira correta, esse indicador pode mostrar a necessidade de ajustes importantes na estratégia.
Você já conhecia a importância da margem de contribuição para a empresa? Ainda tem dúvidas sobre ela? Deixe o seu comentário!