Planejamento Estratégico para PMEs: Conheça 7 benefícios que fazem total sentido em sua empresa

Lei da Terceirização – Saiba o que mudou, como se adequar e as oportunidades de negócio para PMEs
abril 4, 2017
ECD: O que é, quem deve entregar e a importância da obrigação para a sua empresa (veja o que se atentar e os benefícios)
abril 17, 2017
Exibir tudo

Planejamento Estratégico para PMEs: Conheça 7 benefícios que fazem total sentido em sua empresa

Nunca foi tão urgente realizar o Planejamento Estratégico de sua Pequena e Média Empresa. Estamos em um momento de crise e o momento seguinte será de retomada do crescimento. Se não estivermos preparados e cientes da estratégia a ser seguida, com certeza haverá mais dificuldades.

Diante desta importância, fui procurar no nosso blog se havia alguma matéria interessante para compartilhar e não encontrei. Então me coloquei a escrever este post na intenção de demonstrar a importância do Planejamento Estratégico.

Muitas vezes nos perguntamos se isso é para nós, pequenos empresários, se não é algo somente para as grandes empresas. A minha resposta é: não só serve como todos deveríamos adota-lo para instrumento de gestão.

Tenho certeza que após você ler este texto terá certeza disto e aplicará em sua empresa. 

O que é o Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta gerencial que pode ser adotada por qualquer empresa ou organização. Nele estão detalhados onde se espera chegar e como atingiremos os objetivos. No documento também estará detalhada a visão da empresa, sua missão, valores e objetivos de negócio, além de das estratégias de ação.

Existem diversas ferramentas úteis para realizar um planejamento de forma que ele se transforme em um mapa direcionador. Ele demonstrará o que fazer em diferentes situações.

Recomendamos para você:  Fechou no negativo? Saiba como prever e evitar o resultado no vermelho

Esse é um instrumento que fortalece a empresa. É claro, não é garantia de acertos, afinal erros existem, mas estes se tornaram menos amadores na medida em que se faz uma ação e se espera uma reação. É possível com ele avaliar onde erramos e aprender muito, muito mesmo com os erros.

Isso é para a pequena e média empresa! Temos uma necessidade urgente de crescer, ganhar espaço no mercado. E nada melhor do que fazer isso com estratégia e planejamento. Vamos ver os benefícios de adota-lo:

1 – Melhora as decisões e reduz o achismo na gestão

decisões assertivas

Muitas vezes iniciamos uma empresa sozinhos. Então somos nós que decidimos e realizamos todas as ações. Quando isso acontece, estamos tão envolvidos com a empresa, que fazemos, erramos, consertamos, tudo ao mesmo tempo.

Conforme a empresa deixa de ter o trabalho somente do seu dono, as decisões do empreendedor se tornam mais importantes. É um erro continuar decidindo igual como se fazia no passado. É preciso ter decisões mais assertivas e isso somente é possível planejando antecipadamente.

Isso reduz as decisões por impulso e com certeza maximiza as chances de sucesso.

2 – Favorece a comunicação

Conforme o tópico anterior, no crescimento já não somos somente nós que atuamos pela empresa. Existem os colaboradores bem como parceiros e fornecedores. Todos eles são muito importantes para o sucesso e devem estar alinhados a um só objetivo.

Com o Planejamento Estratégico fica claro para todos os públicos de interesse, onde se quer chegar. Além disso fica visível o papel que cada um deve desempenhar e o que é esperado para o sucesso.

O documento portanto vira um ótimo instrumento de comunicação.

Recomendamos para você:  Cuidados que todas as empresas precisam ter para evitar multas

3 – Ajuda na identificação de ameaças e oportunidades

O Planejamento Estratégico não é realizado sem uma análise profunda do negócio e tudo que o cerca. Com isso é possível pensar previamente em ameaças que podem ocorrer e oportunidades ainda não exploradas.

Isso servirá para que você drible de forma mais fácil aquilo que é um empecilho e que seria uma surpresa desagradável se ocorresse sem o conhecimento prévio.

Aproveite também oportunidades de mercado. Muitas vezes há espaços em branco ainda não explorados que podem servir para que você cresça sem concorrência. Imagine só encontrar um Oceano Azul!

4 – Permite que a empresa descubra potencialidades não exploradas

Ao fazer um amplo diagnóstico da empresa, será possível verificar seus pontos fortes e fracos. Ao longo do tempo, o empreendedor perde a referência disto.

Sabendo, fica mais fácil a empresa explorar pontos fortes para ganhar “terreno”. Cuidar dos pontos fracos também ajudará e evitará riscos pertinentes a eles.

5 – Preveja e se prepare para investimentos

Um caminho tortuoso pode aparecer quando a empresa não está preparada para investir no seu crescimento. Se gasta mais e não obtêm um Retorno do Investimento (ROI) adequado.

Quando tudo isso é previsto no plano é possível se preparar para investir. Pode-se reservar parte do caixa em uma aplicação de prazo adequado, pesquisar o melhor equipamento para a necessidade e verificar financiamentos subsidiados e de menor custo.

Tudo isso irá ajudar a melhorar o ROI e que você execute de uma forma melhor. A própria implementação será facilitara e proporcionará uma analise do impacto nos resultados da empresa.

6 – Protege de mudanças repentinas no mercado

Baseado em um plano, as suas ações serão mais robustas e direcionadas a sua necessidade. É claro que todas as ações foram definidas diante de uma situação de mercado conhecida e que a realidade pode ser mais dinâmica.

Recomendamos para você:  Entenda a importância de conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa

Mas ao contrário do que muitos acham, não se perde o plano quando grandes mudanças no cenário acontece. Pelo contrário fica mais fácil identificar qual variável do mercado mudou, ajustar a empresa e colocar o pé no acelerador novamente.

A empresa precisa ser rápida, e somente será se conhecer o contexto de mercado. O Planejamento Estratégico ajudará nisto.

7 – É uma vantagem competitiva

Existe uma infinidade de empresas do mercado com as suas estratégias. Conhecer a fundo a sua empresa, maximizar os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e direcionar todos em um único objetivo, fortalecerá demais sua PME.

Isso é uma enorme vantagem competitiva. E isso sem precisar se ater a competição ruim do mercado, aquela baseada no preço onde todos saem perdendo. Você terá a oportunidade de se posicionar no mercado e atingir o público que pretende sem se preocupar com a concorrência, tudo isso com uma execução bem planejada e realizada por todos.

Conclusão

Seja você um Grande ou Pequeno Empresário, realizar um Planejamento Estratégico trará muitos benefícios para a sua empresa. Crescer sem direção certamente te levará para o fracasso. Com um plano, mesmo que erre é possível agir rapidamente, corrigir os rumos e aprender. Se você não faz um Planejamento indico fortemente que inicie agora.

Para ajuda-lo estaremos realizando uma palestra no próximo dia 12.04.17 em São Paulo, saiba mais sobre o evento e se inscreva no link https://www.eventbrite.com.br/e/desmistificando-o-planejamento-estrategico-saberes-1a-temporada-tickets-33301985134. Tenho certeza que o Planejamento Estratégico é para você. 

Leandro Oliveira
Leandro Oliveira
Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.