Todos os setores de uma empresa, independentemente de seu porte, devem ser integrados e trabalhar em sintonia. Mas a união da gestão do empreendimento e a contabilidade tem uma importância ainda mais estratégica. Neste post você irá entender porquê contabilidade e gestão devem andar juntas. Está interessado? Acompanhe conosco!
Especialmente entre os pequenos, micro e médios empreendimentos, há uma tendência em enxergar nos serviços contábeis apenas um caráter burocrático, uma formalidade necessária para estar de acordo com a legislação tributária. Esta é uma visão que limita muito todos os frutos que a relação entre gestão e contabilidade podem gerar a um negócio.
Um escritório de contabilidade pode oferecer mais soluções a um empreendimento do que apenas gerir notas, entradas, saídas, arrecadação e pagamento de impostos.
Os serviços contábeis ajudam as empresas a tomar decisões mais conscientes e assertivas, evitando riscos e minimizando a chance de prejuízo, seja na gestão do pagamento de impostos, bem como no cotidiano operacional de uma empresa.
O escritório de contabilidade presta orientação técnica e apoio estratégico para os micro, pequenos e médios empreendedores, a fim de possibilitar informação e conhecimento aos empreendimentos, especialmente no que diz respeito a aspectos legais, fiscais e trabalhistas.
Este serviço torna-se ainda mais essencial quando consideramos a alta carga burocrática a qual os empresários enfrentam diariamente.
Empreendimentos que não contam com os recursos sofisticados das grandes empresas muitas vezes têm dificuldades em realizar uma gestão totalmente eficiente. Estes negócios nem sempre contam com uma equipe própria especializada na geração de relatórios e dados completos.
Informações na área de vendas, receita, faturamento, lucro, dívidas, fluxo de caixa, análises de risco e outros dados imprescindíveis sobre o capital da empresa acabam ficando incompletas ou geradas em uma frequência irregular.
A consequência disso é que boa parte das decisões da gestão (proprietários, sócios ou administradores) é feita com base em intuição, experiência pessoal, impressões sobre o mercado, sobre a concorrência e relatórios incompletos.
Isso pode até não ser fatal para a empresa, mas certamente a falta de informações e orientação precisa impede que o empreendimento seja mais eficiente e fature mais, além de impedir que se antecipe a crises e situações de risco. Aí entra o apoio amplo do profissional contábil no apoio ao cliente.
Administrar uma empresa é tomar decisões em várias escalas. O seu escritório contábil ajuda o seu empreendimento a pagar menos impostos, realizando uma gestão tributária mais assertiva. Isso acontece através da escolha do regime fiscal melhor adequado ao momento e as características do seu negócio.
Além de informações de regulamentação fiscal, a sua empresa deve contar com serviços contábeis que reúnem dados sobre toda a movimentação financeira do seu negócio. Relatórios que permitem à gestão realizar ações bem orientadas e planejadas.
Ademais, um bom serviço contábil em sintonia com a gestão da empresa também prepara os empresários e gestores para lidar com processos, pessoas e com o mercado empresarial, para que o seu negócio possa, cada vez mais, crescer com solidez.
Gostou? Vamos conversar! Clique aqui para entrar em contato conosco!