Como descobrir se eu realmente preciso de um contador?

4 cuidados para abrir um negócio em tempos de crise
4 cuidados que você precisa ter ao abrir um negócio em tempos de crise
novembro 11, 2015
Você sabe a diferença entre custo fixo e custo variável?
dezembro 5, 2015
Exibir tudo

Como descobrir se eu realmente preciso de um contador?

Como saber se eu preciso de um contador?

Como saber se eu preciso de um contador?

Como descobrir se eu realmente preciso de um contador em minha empresa?

A rotina operacional de um negócio, qualquer que seja o seu tamanho, exige de seus administradores tempo e conhecimento suficientes para saber lidar com os desafios apresentados no dia a dia. Controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, registro dos livros e documentos obrigatórios, relacionamento com o cliente, planejamento fiscal, dentre outras atividades complexas, estão sempre na pauta do dia e merecem um cuidado especial para que tudo corra bem.

Em meio a tantas responsabilidades, muitas vezes os administradores se veem em uma situação delicada enquanto gerenciam as atividades pertinentes ao seu negócio, chegando ao ponto de se questionarem: eu realmente preciso de um contador para a minha empresa?

Ainda que a resposta a essa pergunta pareça bem simples, destacamos nesse post algumas atividades que podem — e devem — ser desenvolvidas por um contador, além de pontos importantes que devem ser levados em conta no momento de contratar esse serviço para a sua empresa.

No post de hoje você vai entender um pouco mais sobre as atribuições, as atividades indispensáveis ao cargo e como um profissional de contabilidade pode auxiliar no gerenciamento de seu negócio:

Qual é o perfil do contador?

O contador é um profissional que obteve um diploma de ensino superior no curso de Ciências Contábeis, foi aprovado no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade — CRC e encontra-se legalmente autorizado a exercer a profissão no Brasil.

Recomendamos para você:  Você sabe fazer a declaração anual de faturamento da sua microempresa?

Um ponto importante a ser observado no momento da contratação do serviço de contabilidade é o histórico da empresa prestadora e de seus profissionais, sua experiência e know how no mercado. Vale lembrar que, principalmente para as pequenas e médias empresas, optar pela prestação de serviços de contabilidade pode ser mais viável do que manter um contador particular e com carteira assinada.

Por que preciso de um contador na minha empresa?

O contador é indispensável para a realização de algumas tarefas próprias da administração da empresa, como controle de livros fiscais, realização de auditorias internas, controle dos impostos a serem recolhidos, fluxo de caixa, dentre outros.

Uma alternativa muito utilizada pelas empresas é a contratação de escritórios de contabilidade para desenvolver esse tipo de trabalho. Por possuírem uma vasta carteira de clientes, esses escritórios possuem uma experiência significativa na prestação de serviços de contabilidade e costumam buscar no mercado os melhores profissionais para fazerem parte de seu time. Além disso, cuidam de promover treinamentos e eventos de capacitação para seus funcionários, o que reforça ainda mais a busca pela excelência do serviço prestado.

A grande vantagem de contratar escritórios de contabilidade é a tranquilidade de poder contar com bons profissionais, além de ser possível programar com o escritório a melhor forma para o desenvolvimento dos trabalhos, inclusive trazendo os profissionais para dentro da empresa, a fim de familiarizá-los com a estrutura do negócio, seus processos internos, e possibilitar um contato mais próximo com as questões do dia a dia da empresa e que demandam a presença de um contador.

Recomendamos para você:  Ebook Passo a Passo - Da Abertura ao Sucesso de sua Empresa

Qual a importância do contador na rotina da empresa?

Em linhas gerais, o contador é o profissional responsável por toda a vida financeira e patrimonial de uma empresa. A partir da análise de seus ativos, controle do seu fluxo de caixa e identificação de seus ativos, o contador registra as operações comerciais e financeiras realizadas pela empresa em um determinado período, a fim de gerar relatórios que auxiliam na gestão do negócio e mantêm a empresa em conformidade com as exigências da administração pública.

Em outras palavras, é impossível dar início a um processo de tomada de decisões sem que haja o apoio dos documentos e relatórios elaborados pelo contador, que reflitam o status financeiro e patrimonial da empresa.

Quais são as atividades desenvolvidas pelo contador?

A contratação de um serviço de contabilidade pode transformar a rotina de uma empresa em algo muito mais simples e descomplicado. Dividir o fardo administrativo com um contador deixa o administrador livre para cuidar de questões que exigem sua dedicação e atenção. Veja algumas tarefas que pode ser descomplicadas quando se pode contar com um contador:

Escrituração de livros e documentos

A parte mais burocrática da contabilidade é algo que todo contador sabe fazer de olhos fechados. Se a empresa não possui um controle efetivo dos seus livros e documentos fiscais, a chance de se indispor com a administração pública em eventuais fiscalizações é muito grande. A contratação de escritório de contabilidade elimina o problema e organiza a vida fiscal e contábil da empresa.

Análise de desempenho da empresa

A partir do controle das finanças, dívidas e ativos da empresa, é possível gerar relatórios gerenciais que servem como uma fotografia do atual cenário do negócio, além de possibilitar a análise de seu desempenho em curto, médio e longo prazo. Delegar essa atividade ao contador torna essa análise muito mais precisa.

Recomendamos para você:  Os 10 mandamentos da boa contabilidade para as empresas

Planejamento tributário

Um bom contador, além de estar alinhado com as melhores práticas contábeis, domina a legislação tributária e conhece as melhores estratégias para realizar um planejamento tributário eficiente, visando a economia e desoneração de impostos para o negócio. Se o negócio está arcando com uma carga tributária maior do que deveria, então está na hora de repensar suas estratégias e colocar o planejamento nas mãos de uma empresa prestadora de serviços de contabilidade.

Compliance

A adequação às normas e regulamentos exigidos pelo Fisco é um ponto crítico para as empresas que buscam estar com suas obrigações em dia e evitar dispêndios desnecessários com multas e autuações. A atividade de Compliance diz respeito a tudo aquilo que a empresa precisa fazer para estar de acordo com o que lhe é exigido, como o porte de alvarás e licenças de funcionamento, adoção de regimes especiais de tributação, cumprimento das obrigações trabalhistas, bem como recolhimento devido dos tributos. Um bom contador exerce o controle rígido dessas obrigações e evita que a empresa seja onerada desnecessariamente pela falta de cumprimento desses requisitos.

Como todo negócio é composto por uma teia complexa de atividades e procedimentos, contar com uma empresa que presta seus serviços contábeis com excelência e conta com profissionais capacitados e qualificados para comandar a contabilidade é indispensável para o sucesso da empresa.

Você é dono do seu próprio negócio, administra uma empresa ou pensa em estruturar melhor suas atividades gerenciais? Tem alguma dúvida sobre a contratação de um escritório de contabilidade para o seu negócio? Entre em contato conosco que iremos ajudar!

Leandro Oliveira
Leandro Oliveira
Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.