Em qualquer situação da vida, os momentos difíceis podem se tornar excelentes oportunidades para o crescimento das pessoas afetadas por eles. Na vida de uma empresa não é diferente. Portanto, aproveitar a crise econômica para aprimorar os processos, corrigir erros de gestão e adequar o empreendimento à realidade de um mundo competitivo não só pode ajudar o empreendedor a superar o momento difícil como também fazer com que o negócio que ele administra saia mais forte e produtivo no final desse período.
Esta deve ser a prioridade de qualquer empresa no momento, o que requer que algumas medidas sejam adotadas:
Se em qualquer época é preciso planejar, em tempos de crise o planejamento pode figurar como uma verdadeira tábua de salvação. Afinal, é a partir dele que as projeções poderão ser feitas, que emergências poderão ser antecipadas e as soluções poderão ser previstas. Ter o foco voltado para a realidade financeira da empresa e buscar as perspectivas para os próximos meses permitirá que o empresário trace estratégias de sobrevivência e que potencializem o próprio negócio.
Uma gestão financeira centrada em resultados, que equilibre os gastos com os recursos que entram, evitará maior fragilidade do caixa. Quando os clientes se tornam mais cautelosos e até arredios, melhorar os resultados financeiros exige atenção para as negociações com fornecedores e para o custeio do negócio, o que pode ser obtido com um controle financeiro rigoroso.
Com atenção para o perfil da empresa, para as necessidades que o mercado aponta, para a realidade financeira do momento e para a rentabilidade do negócio, o empresário deve buscar fazer investimentos com responsabilidade, ponderando sobre os prós e os contras de investir nesta ou naquela direção. Ao mesmo tempo, deve buscar cortar o máximo de gastos que for possível, em todos os setores da empresa, desde que estes cortes não signifiquem uma produtividade insuficiente para atender à demanda ou queda na qualidade dos produtos, os serviços ou mesmo no atendimento aos clientes.
Qualquer corte de despesa desnecessária ou excessiva pode representar uma economia de recursos que darão mais saúde para o caixa da empresa e até permitirão um reforço para atender às necessidades de investimentos vantajosos.
Oferecer diferenciais de atendimento e agregar valor aos produtos ou serviços pode aumentar a competitividade de uma empresa, sem exigir grandes investimentos ou aumentar os custos do negócio. Por exemplo, personalizar a forma de atender a clientela, buscando reconhecer os hábitos de consumo de cada comprador, fará com ele se sinta valorizado, aumentando as chances de fidelização.
O contador não deve ser apenas o responsável pelo controle de pagamentos de tributos e de outras obrigações legais da empresa. De fato, na contabilidade estão vários dos pré-requisitos de organização que uma empresa precisa para enfrentar a crise econômica.
Portanto, um contador que se posicione como um consultor ativo, que aponte os problemas no caixa, detectando gastos excessivos ou desnecessários, que sinalize para indicadores de desempenho financeiro da empresa e que busque alternativas tributárias ou outras saídas para as dificuldades será um grande aliado do empreendedor no momento de crise. Uma alternativa muito acertada é contar com a ajuda de empresas que realizam os serviços contábeis e que, por terem experiência no mercado, serão grandes aliadas nos períodos de crise.
Com atenção, criatividade e boa dose de tranquilidade associada ao realismo, certamente a crise poderá ser vencida. Além disso, as empresas que se posicionarem de maneira correta agora sairão dela bastante fortalecidas.
Se você tem mais dúvidas sobre como uma empresa deve se posicionar nesse momento de crise, deixe aqui o seu comentário — estamos aqui para ajudar!