A boa gestão tributária nas empresas é essencial para evitar problemas administrativos e com a fiscalização do nosso país. Infelizmente, diversos empreendimentos acabam sofrendo para se manterem vivos, justamente por conta das tributações.
Isso porque, como bem sabemos, são dezenas de impostos cobrados de empresas em todo o Brasil. Município, Estado e União cobram tributos a parte, exigindo do empreendedor que ele esteja atento a todas as cobranças para evitar problemas com o fisco.
Evitar imbróglios com a fiscalização é essencial para tornar a sua empresa rentável, e garantir que ela sobreviva no mercado. Entender a importância da gestão tributária é essencial para que o seu negócio continue caminhando normalmente.
E por isso, apresentaremos, no artigo a seguir, alguns pontos que mostram a importância da gestão tributária nas empresas brasileiras. Confira!
Confira também: Gestão e Planejamento Financeiro – como começar?
A importância da gestão tributária nas empresas é grande, pois ela garante o pagamento correto dos impostos cobrados pelo Poder Público. Ele é essencial para que a escolha do regime tributário certo seja feita por parte dos gestores do negócio.
Dessa maneira, uma empresa que pode ter vantagens na modalidade Lucro Real, faz uso dela, ao invés do Lucro Presumido, por exemplo. Essas escolhas, por mais básicas que sejam, influenciam diretamente no futuro da sua empresa.
Além disso, uma boa gestão tributária é essencial também para que a precificação dos seus produtos e serviços seja feita. Ao saber exatamente quanto pagar, você pode alterar o valor de algumas mercadorias para conseguir pagar as contas e obter lucros.
Para entender a real importância da gestão tributária nas empresas, é preciso também conhecer o que a má administração pode gerar. Primeiramente, os problemas com o fisco, e as penalizações, são os pontos mais preocupantes, pois as multas são altas.
Isso pode acabar com o pouco de lucro que alguns empreendedores têm, o que inviabiliza a continuação do negócio. Além desse problema, também podemos citar que a escolha pelo regime tributário errado pode ser tão nocivo quanto o pagamento de multas altas.
Isso porque, no regime errado, uma empresa pode pagar mais do que seria, de fato, necessário. Isso, mais uma vez, acaba inviabilizando a continuidade do empreendimento, fazendo com que negócios promissores enfrentem a falência.
Como vimos, a importância da gestão tributária para as empresas é grande, afinal, ajuda até mesmo na sua sobrevivência. Garantir que elas estão dentro da legalidade, sem precisar apelar para o ilegal, é a missão de um bom gestor financeiro.
Lembre-se que quando falamos de gestão tributária, estamos falando de escolhas, dentro das alternativas disponíveis. Um bom conhecedor da área, consegue dizer para uma empresa qual seria o melhor regime para que ela consiga lucrar e tirar vantagens de maneira legal.
No mais, nosso texto acaba aqui, mas nós ainda podemos continuar dialogando na caixa de comentários. Nos conte sobre as suas experiências envolvendo a gestão tributária da sua empresa, e não deixe de compartilhar o post com colegas que se interessam pelo assunto!
O tema sobre gestão tributária nas empresas foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!