Sociedade empresarial: você conhece os diferentes tipos e qual a melhor opção para você?
Ideias para um novo negócio podem surgir a qualquer momento, inclusive durante a conversa com pessoas que sejam bastante próximas.
A partir dessas conversas formais ou informais algo positivo pode se originar, como por exemplo sociedades sólidas que irão se tornar um negócio muito lucrativo. Contudo, é preciso ficar atento as questões legais que possam estar relacionadas a essa sociedade.
Isso ocorre porque não basta ter ideias ou encontrar pessoas que estejam dispostas a colocar em prática; é preciso deixar todos os pormenores detalhados para que todos os sócios envolvidos tenham seus objetivos, responsabilidades e principalmente o capital dividido de forma que nenhuma das partes saia perdendo.
Assim sendo, é necessário conhecer os tipos de sociedade empresarial existentes antes de dar início ao sonho de ter um negócio em funcionamento. Saiba mais sobre o assunto no decorrer do texto.
Confira também: Motivos para contratar um contador.
Existe um órgão no Brasil responsável por fiscalizar e atualizar a tabela de classificação de sociedades empresariais. Esse órgão é conhecido como Comissão Nacional de Classificação, ou CONCLA.
Na página da comissão é possível conhecer todos os tipos de sociedades. Mas é claro que nem todas elas são utilizadas.
Dessa forma, no texto será abordado apenas os tipos mais comuns, como é o caso da Sociedade Simples.
Esse é um modelo societário bastante utilizado por profissionais que trabalham no mesmo setor. Dois ou mais profissionais de mesma categoria se unem para realizar a prestação de seus serviços.
O registro desse tipo de sociedade é bem simples, sendo apenas necessário se apresentar no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas do munícipio para firmar a sociedade.
Outro ponto de destaque sobre essa sociedade é que não existe uma separação entre os bens pessoais dos sócios com o patrimônio da empresa.
Outro modelo de societário muito usual é o da Sociedade Limitada (LTDA). Nesse formato os sócios vão contribuir com um valor para o capital social da empresa. Dessa maneira cada sócio terá a sua parte na empresa de acordo com a quantia contribuída.
Também vale destacar que os societários nesse modelo de negócio têm como principal objetivo o de comercialização de algum tipo de serviço ou bens para se obter lucro.
Além disso, os sócios terão como obrigação o registro do contrato social da empresa na Junta Comercial da cidade. E em uma situação de falência do negócio, os sócios terão seus patrimônios preservados.
Por fim temos a Sociedade Anônima, na qual os sócios realizam um investimento alto no início do negócio com o intuito de crescer de forma mais rápida e, consequentemente, conseguir captar recursos de um jeito mais prático.
Nesse tipo de sociedade cada sócio possui ações da empresa. Logo, eles podem ser chamados de acionistas. Essa divisão determina o nível de participação dos sócios, ou seja, quanto maior a ação, mais participação da empresa a pessoa terá.
Contudo, seja qual for a sociedade escolhida, não se esqueça de procurar a ajuda de um contador para que o profissional possa orientar sobre os caminhos a serem seguidos na hora de abrir a empresa e assim escolher o melhor tipo de sociedade.
O tema sobre sociedade empresarial foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!