Já estamos vivendo os primeiros anos do mundo 4.0, como disseram os preconizadores da ideia, oriunda do governo alemão. Desde os primeiros anos da década passada (anos 10), a tecnologia rompeu barreiras tão inimagináveis que afetaram completamente o estilo de vida da sociedade em todo o planeta.
A primeira Revolução Industrial resultou na produção industrial utilizando vapor e energia. A transição de produtos artesanais por manufaturados produzidos em larga escala rompeu importantes barreiras em 1760.
A Segunda Revolução Industrial trouxe a eletricidade como fator predominante na produção industrial e também avanços no setor de petróleo, indústria química, de aço e petróleo, entre 1870 e 1914.
Já a terceira revolução foi a continuação da evolução da vida em sociedade no período pós Segunda Guerra, entre 1950 e 1970. Foi a famigerada revolução digital, onde computadores e sistemas digitais abriram novos horizontes para a evolução da sociedade.
E finalmente, o que se tem chamado de Quarta Revolução Industrial. Assim como as outras, ela veio e muitos ainda não a perceberam em seus primeiros anos. Mas, a constante necessidade de adaptação será fator determinante para a continuidade das atividades de qualquer empresa.
Como a sua empresa pode fazer frente aos demais concorrentes sem se adaptar a novos mundos? Novidades como a internet das coisas (em inglês, o termo é conhecido como Internet of Things , ou IoT), Computação em nuvem (Cloud Computing, conforme o termo também em inglês) e sistemas de ensino a distância (EaD) já estão presentes na atualidade.
A empresa de sucesso não é aquela que vende muito, mas sim aquela que gera valor. Atualmente a demanda é exponencial por serviços customizados e de fácil intuição pelo consumidor. Portanto, o modelo antigo de empresa como local frio e desmotivador está defasado e o foco agora é fornecer as melhores condições de trabalho para extrair o melhor produtividade dos funcionários.
Certamente, todas estas inovações requerem um planejamento financeiro por parte do empresário. O investimento de adaptação existe, mas os benefícios podem ser muito maiores. Este “movimento” da empresa requer a assistência de um profissional especializado, experiente e principalmente que transmita confiança ao empresário.
Estamos falando da importância do profissional de contabilidade no mundo 4.0. A visão da contadoria também mudou. É seguro dizer que o contador influencia o direcionamento da empresa como um todo. É preciso difundir o espírito empreendedor com técnica, planejamento e organização. Assim a contabilidade societária irá influenciar diretamente nas tomadas de decisões de sua empresa.
Na era em que a informação nunca valeu tanto, profissionais amistosos e de grande renome em suas áreas oferecem ao empresário a possibilidade de reduzir riscos fiscais, legais e trabalhistas, facilitando o dia-a-dia do empreendedor.
Se você se interessou pelo tema, compartilhe sua experiência aqui!