Para declarar o imposto de renda é importante estar atento a todas as exigências da Receita Federal. Por isso, consultar um contador pode ser uma boa opção para quem não tem tempo de acompanhar as mudanças. Além disso, ele pode dar dicas úteis para restituir parte do dinheiro declarado. Veja outras vantagens de consultar um contador para fazer a declaração de renda.
Por mais atenção que a pessoa tenha na hora de lançar suas informações sempre pode ficar algo para trás. O problema é que para a Receita Federal um simples erro pode ser grave. Caso a pessoa não corrija em tempo hábil pode ter que desembolsar muito dinheiro com juros e multas. E nem sempre é fácil acessar o sistema pela segunda vez.
Ao contratar um contador você tem a segurança de que todas as informações serão passadas de forma correta. O contador é um profissional especializado neste tipo de atividade. Aliás, um bom profissional pode não apenas fazer os lançamentos no IR. Ele pode também orientar a empresa ou a pessoa sobre os documentos necessários para comprovar a renda. Isso varia entre informe de rendimentos, extratos bancários, comprovantes, entre outros. Veja quais são as vantagens de contratar um contador para ajudar no imposto de renda.
A dificuldade de declarar o imposto de renda varia conforme os rendimentos de cada pessoa. Quem tem dependentes, vários bens ou dinheiro investido pode sofrer mais na hora de declarar. Além disso, é importante ficar atento a algumas mudanças que surgem na plataforma. Tudo isso ajuda a evitar a chamada “malha fina”.
Por isso, em algumas situações o contador pode apenas prestar uma consultoria na hora da declaração. Assim, ele pode tirar as dúvidas que surgem no momento da prestação de contas. Também é possível contratar um serviço remoto. Desta forma, você não precisa sair de cada e o contador pode prestar atendimento online.
Além disso, o contador pode dar dicas para que ocorra a restituição de parte do dinheiro após a declaração. Não só isso. Um bom contador pode inclusive discutir estratégias para que a empresa ou família tenha menos gastos com impostos. Para isso, ele deve ser especialista em planejamento financeiro ou tributário.
Confira também: Dicas para preparar o imposto de renda e não cair na malha fina.
É sempre bom lembrar que para declarar o imposto de renda o contador também precisa ter experiência. Isso faz com que o procedimento seja mais rápido e mais correto.
Por isso, é importante procurar um contador que trabalhe de fato com a declaração de impostos de renda. E, claro, deve-se verificar se ele está devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esta consulta pode ser realizada diretamente na plataforma do Conselho.
O profissional também deve estar devidamente atualizado em tudo o que envolve a questão tributária no país. Além disso, precisa ficar atento às mudanças que porventura surgem nas exigências em relação a declaração do imposto. Com estas dicas certamente há menos chances de ter dores de cabeça com o Leão.
E você? Qual é a sua experiência com a declaração do imposto de renda? Compartilhe conosco suas dicas nos comentários para tornar esse momento mais prático.
O tema sobre vantagens de consultar um contador no momento da declaração do imposto de renda foi interessante para você? E se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco para uma consultoria.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!