É comum que no início de carreira alguns profissionais ainda não tenham conhecimento a respeito do CNAE da empresa ou sobre como identifica-lo.
Mas é importante que o saibam por diversos motivos, visto isso que traz consigo uma padronização dos códigos de atividades econômicas do país, assim como os parâmetros de enquadramento que são usados pelos órgãos da administração tributária.
Para entender o assunto de uma forma mais ampla, é importante contar com o auxílio de um profissional capacitado do ramo, de modo que seja possível escolher onde melhor se enquadra a organização quanto às suas atividades.
Confira também: Você sabe como definir o regime tributário correto para sua empresa?
A sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é um código usado para que sejam identificadas as atividades econômicas exercidas por uma determinada empresa. Mas, vale destacar, a lista de códigos do CNAE é extensa e estes são formados pela combinação de 7 números.
Os números usados no código serão a junção entre seções, divisões, grupos, classes e subclasses. Assim, é possível que existam vários CNAEs atrelados a um mesmo CNPJ. Entretanto, um apenas será o principal porque a emissão da maioria das notas será feita por meio dele.
Portanto, para muitos profissionais que se encontram no início de carreira, existe uma dúvida muito grande a respeito do número do CNAE de organização. Para conseguir obter esta informação, é importante consultar a tabela CNAE-Fiscal.
Através dessa tabela será possível verificar o código de atividade econômica da empresa, tanto o principal, através do qual serão emitidas a maioria das notas, quanto os secundários.
O acesso a essa tabela é feito através do site do IBGE, buscando pela seção Estrutura do portal. Nesta área deve-se ser buscar a lista com as divisões específicas de atividades relativas ao CNAE.
Assim, será possível encontrar a classificação correta do seu negócio, selecionando seção, divisão, grupo, classe e subclasse corretos. Ao final desse processo o código CNAE-Fiscal aparecerá.
Com o número do CNAE em mãos, ficará mais fácil para saber alguns detalhes e tomar medidas necessárias para o seu negócio. Por meio desse código é possível identificar se a empresa está enquadrada ao regime tributário Simples Nacional.
Este regime foi criado com uma finalidade específica, de modo que fosse uma forma especial de tributação. Ele dá a possibilidade de simplificar a contabilidade e também de reduzir a cobrança de impostos e burocracias.
É importante ressaltar que este processo deve ser feito contando com o auxílio de um profissional da contabilidade, que terá todos os conhecimentos específicos para avaliar se o negócio se enquadra nessa classificação e o que pode ser feito para que este possa se beneficiar disso.
Desse modo, antes de tomar uma decisão ou atitude é necessário consultar o profissional de contabilidade a respeito desses detalhes para que seja avaliado se o CNAE se encaixa nesse grupo.
Descobrir o CNAE de uma empresa é uma tarefa necessária porque dará a possibilidade de identificar e corrigir questões que poderiam acarretar em problemas, além de investir em melhorias. Portanto, sempre conte com o auxílio de um profissional com conhecimentos para isso.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe a sua experiência sobre o assunto!
O tema sobre o código CNAE foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!