O WhatsApp desde que viralizou, caiu no gosto do público. O aplicativo de mensagens, possui uma interface amigável e simplista, que além de permitir um rápido aprendizado sobre como funciona, ainda se tornou uma preferência nacional na comunicação.
Pessoas têm usado o WhatsApp para muitas coisas, desde enviar mensagens para os amigos, criar o grupo da família e enviar muitas correntes, vídeos engraçados, até como não poderia deixar de ser: realizar negócios.
Por ser uma ferramenta de comunicação tão prática, muitos empresários começaram a utilizá-lo como meio de contato com seus clientes e fornecedores. Nós aqui na Capital Social, por exemplo, fazemos isso desde 2014 e não nos arrependemos nem um pouco!
Utilizar o aplicativo tornou muito mais prática a comunicação entre empresa e clientes e o WhatsApp não poderia deixar de ter notado.
Por conta disso, foi desenvolvido o WhatsApp para Empresas – ou WhatsApp For Business para quem gosta de inglês – cujo objetivo é melhorar a interação das empresas com seus compradores.
Quer saber como funciona? Continue lendo o artigo! 😉
De acordo com o Blog Oficial do WhatsApp:
“Ele é voltado para pequenos negócios e também funciona como solução empresarial para companhias maiores – operando em grande escala e com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos“.
Ou seja, essa é uma oportunidade muito boa para os empreendedores que já se comunicam via mensagens, melhorarem a sua comunicação com os seus clientes, e para aqueles que ainda não usam, passarem a utilizar.
O aplicativo é gratuito e por enquanto está disponível para download em celulares Android e possui uma série de recursos que ajudam o empreendedor na gestão de seus contatos, veja quais são.
O WhatsApp para Empresas, vem com uma série de recursos que, além de facilitar a vida do empreendedor (permitindo que se possa realizar diversos tipos de ações estratégicas com clientes, visitantes e interessados), ainda geram maior credibilidade para a marca.
Uma delas é por exemplo a verificação de conta, ou seja, o WhatsApp da sua empresa terá um selo que comprovará que é o número oficial.
E além disso, a conta possui no perfil as informações da empresa, onde constam:
Com essa gama de opções, será possível passar uma maior segurança ao seu público, de que estão falando direto com a marca e não apenas um “número fake”.
O bacana é que não para por aí, também foram desenvolvidos recursos cujo objetivo é melhorar a gestão e relacionamento com seu público e clientes. São eles:
Vamos ver mais a fundo como funcionam esses recursos.
Existem algumas funcionalidades no WhatsApp para Empresas que ajudam a nortear o empresário sobre como está indo o seu relacionamento com seus clientes e público no geral.
Elas, se usadas com sabedoria, dão importantes insights de ações que podem ser realizadas e que tenham grande chance de obterem êxito.
As funcionalidades, são:
Com essa funcionalidade você obtém estatísticas sobre quantas mensagens foram enviadas, recebidas e lidas pelos seus contatos.
Saiba quais contatos estão engajados com o seu negócio e quais não abrem suas mensagens. A ideia é que a partir dessas informações, você crie ações de relacionamento que visem melhorar o posicionamento da sua marca, reengajar o público, criar promoções especiais, etc. tudo vai da sua criatividade.
Use as etiquetas para categorizar seus contatos e separa-los em diferentes grupos.
O aplicativo já vem com etiquetas padrões: novo cliente, pagamento pendente, pago e você pode criar quantas quiser de acordo com a necessidade do seu negócio.
As respostas rápidas, também conhecidas como mensagens inteligentes, servem para facilitar de forma automática o contato com seus clientes.
Utilizando essa ferramenta, você economizará tempo através de:
Olha só que bacana, quando digitamos /obrigado, a pessoa já recebe o seguinte texto:
“Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar novamente com você em breve!”
É ou não é um facilitador de vidas? Com isso, você mantém suas respostas em dia e não precisa se preocupar em ficar criando textos a cada vez que for responder alguém.
Agora, sabendo o que é o WhatsApp para empresas, para que serve e conhecer as principais funções, nada mais justo que ter ideias de como utilizá-lo da melhor maneira possível no seu negócio, não é mesmo? Então vamos lá! 😉
Uma coisa que é muito importante levar em consideração sempre que se adota uma nova ferramenta de relacionamento com os clientes é: qual o propósito de eu estar utilizando?
Utilizar só porque é novidade e a concorrência também está usando, não garantirá o sucesso de suas ações e nem garantirá que de fato o relacionamento com seu público e clientes vá melhorar.
Então, é necessário dar propósito à utilização do WhatsApp para o seu negócio. Veja abaixo algumas dicas do que você pode fazer.
Tire as dúvidas dos interessados, explique sobre seu produto e serviço e por fim, feche suas vendas. Isso aumenta a proximidade com o seu público e gera empatia.
Usar como fonte de informação para passar as novidades aos seus clientes, é uma excelente opção. Assim, todos ficam por dentro das notícias, além de fazer seus contatos sentirem que foram lembrados.
Você pode anunciar descontos e promoções aos seus clientes. Isso faz com que tenham a sensação de que estão recebendo com exclusividade aquela oferta.
Se as pessoas têm dúvidas na hora de comprar o seu produto, você pode usar este canal de comunicação como forma de passar as informações necessárias aos interessados. Dessa forma você passa a segurança de que seu negócio é sério.
O pós-venda e relacionamento é muito importante hoje em dia. Você pode aproveitar a oportunidade para parabenizar seus clientes em aniversários ou desejar boas festas. A ideia aqui é fazer com que ele perceba que é lembrado e gerar fidelização.
Esse é um ponto em que o WhatsApp para Empresas mais nos ajuda. Na nossa comunicação com nossos clientes, muitas vezes precisamos de algum documento, por exemplo. Com a adoção do WhatsApp no processo de desburocratização, nós aumentamos significativamente a nossa taxa de recebimento de documentos necessários em um período de tempo baixo. O motivo é simples: o cliente não tem todo o trabalho de tirar xérox e enviar por e-mail! Eles simplesmente tiram a foto enviam por WhatsApp mesmo.
As dicas são boas, porém, para que sejam efetivas é necessário que preste atenção a uma coisa muito importante:
Além de escolher as estratégias de utilização do WhatsApp como forma de comunicação, outra coisa que você precisa se atentar é na execução.
Enviar mensagens para todo mundo, como se fosse corrente, fará com que a credibilidade da sua marca vá pelo ralo. Utilize-se das estatísticas e etiquetas para enviar as mensagens certas para o público certo.
Portanto, caso você queira enviar promoções, por exemplo, escolha aqueles que você perceber – pelas estatísticas – que lê suas mensagens.
Outra coisa que você jamais deve fazer: enviar SPAM. Assim como o e-mail, o WhatsApp do público é pessoal, portanto não encha seus contatos de mensagens. Envie com uma frequência de tempo aceitável (isso varia de negócio para negócio, então você precisará testar), dessa forma você cria relacionamento e evita que suas mensagens sejam consideradas banais.
E falando em banalidades…
Cuidado com o que for publicar: assim como a prática de spam, não fique enviando mensagens fora dos assuntos da empresa, como vídeos, por exemplo. Isso, além de tirar o profissionalismo, ainda é uma ação invasiva que pode não agradar ao público.
E jamais, JAMAIS escreva as mensagens de qualquer jeito. Dê uma atenção especial aos seus clientes e interessados nos seus produtos e serviços.Também tome cuidado com a ortografia e envie mensagens de fácil compreensão.
Faça a divulgação do número do WhatsApp da sua empresa para o público ficar sabendo.
Se tiver site, disponibilize o número no rodapé e página de contato. Caso tenha apenas página do Facebook, adicione o número lá também. Atualize seus cartões de visita e faixadas do seu estabelecimento comercial, caso atenda em um ponto físico.
Afinal, ter um meio para se comunicar com o público e não o tornar conhecido, é um tiro no pé, não é mesmo?! 😉
O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que, desde que se tornou conhecida, virou o principal meio de comunicação de grande parte da população.
Nessa era de comunicação, é importante para as empresas se tornarem cada vez mais próximas do seu público, darem um atendimento mais próximo aos seus clientes e estar acessível.
Muitos empresários começaram a usar o WhatsApp como canal de comunicação com esse objetivo, porém, não era muito efetivo pelo fato de não haver uma maneira – a priori – de mostrar aos interessados que aquele número era de fato o da empresa e não o de alguém usando o nome da empresa para diversos fins.
Pensando nisso, o WhatsApp desenvolveu uma versão exclusiva para empresas. O WhatsApp para Empresas, que além de possuir a interface que já conhecemos, ainda traz de quebra, funcionalidades que são úteis ao empreendedor.
Utilizando essas funcionalidades da maneira correta, dará para turbinar o atendimento aos seus clientes, melhorar a efetividade do relacionamento com os interessados no seu produto e ainda passar a segurança de que o número de WhatsApp é realmente, de uma empresa.
Seguindo dicas e colocando em ação as boas práticas, com certeza, o relacionamento com o público melhorará e a reputação da sua empresa crescerá significativamente.
E então, gostou do WhatsApp para empresas e vai implanta-lo na sua estratégia? Também tem dicas para dar? Deixe nos comentários!
Até a próxima! 😉
E então, gostou do WhatsApp para empresas e vai implanta-lo na sua estratégia? Também tem dicas para dar? Deixe nos comentários!
Até a próxima! 😉