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WhatsApp para Empresas + Estratégia = Melhor relacionamento e fidelização de clientes

Publicado por Beatriz Torres em 4 de abril de 2018
Whatsapp para empresas
O que você vai ler neste artigo
  • 1. Sobre o WhatsApp para Empresas
  • 2. Recursos contidos no WhatsApp para Empresas
  • 3. Utilizando recursos de gestão e relacionamento
  • 4. Dicas de como usar estrategicamente o WhatsApp para Empresas e melhorar seu relacionamento com clientes
  • Conclusão

O WhatsApp desde que viralizou, caiu no gosto do público. O aplicativo de mensagens, possui uma interface amigável e simplista, que além de permitir um rápido aprendizado sobre como funciona, ainda se tornou uma preferência nacional na comunicação.

Pessoas têm usado o WhatsApp para muitas coisas, desde enviar mensagens para os amigos, criar o grupo da família e enviar muitas correntes, vídeos engraçados, até como não poderia deixar de ser: realizar negócios.

Por ser uma ferramenta de comunicação tão prática, muitos empresários começaram a utilizá-lo como meio de contato com seus clientes e fornecedores. Nós aqui na Capital Social, por exemplo, fazemos isso desde 2014 e não nos arrependemos nem um pouco!

Utilizar o aplicativo tornou muito mais prática a comunicação entre empresa e clientes e o WhatsApp não poderia deixar de ter notado.

Por conta disso, foi desenvolvido o WhatsApp para Empresas – ou WhatsApp For Business para quem gosta de inglês – cujo objetivo é melhorar a interação das empresas com seus compradores.

Quer saber como funciona? Continue lendo o artigo! 😉

1. Sobre o WhatsApp para Empresas

De acordo com o Blog Oficial do WhatsApp:

“Ele é voltado para pequenos negócios e também funciona como solução empresarial para companhias maiores – operando em grande escala e com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos“.

Ou seja, essa é uma oportunidade muito boa para os empreendedores que já se comunicam via mensagens, melhorarem a sua comunicação com os seus clientes, e para aqueles que ainda não usam, passarem a utilizar.

O aplicativo é gratuito e por enquanto está disponível para download em celulares Android e possui uma série de recursos que ajudam o empreendedor na gestão de seus contatos, veja quais são.

2. Recursos contidos no WhatsApp para Empresas

O  WhatsApp para Empresas, vem com uma série de recursos que, além de facilitar a vida do empreendedor (permitindo que se possa realizar diversos tipos de ações estratégicas com clientes, visitantes e interessados), ainda geram maior credibilidade para a marca.

Uma delas é por exemplo a verificação de conta, ou seja, o WhatsApp da sua empresa terá um selo que comprovará que é o número oficial.

WhatsApp para Empresas - Confirmação de Conta

O selo de “Conta comercial” confirma que o número pertence a uma empresa.

E além disso, a conta possui no perfil as informações da empresa, onde constam:

  • Endereço;
  • Categoria de Serviços;
  • Horário de Funcionamento;
  • Endereço de e-mail;
  • Endereço do Site;

Com essa gama de opções, será possível passar uma maior segurança ao seu público, de que estão falando direto com a marca e não apenas um “número fake”.

O bacana é que não para por aí, também foram desenvolvidos recursos cujo objetivo é melhorar a gestão e relacionamento com seu público e clientes. São eles:

  • Estatísticas: estão visualizando minhas mensagens? Quem interage com elas?;
  • Etiquetas: novo cliente, pagamento pendente, pago;
  • Mensagens rápidas;

Vamos ver mais a fundo como funcionam esses recursos.

3. Utilizando recursos de gestão e relacionamento

Existem algumas funcionalidades no WhatsApp para Empresas que ajudam a nortear o empresário sobre como está indo o seu relacionamento com seus clientes e público no geral.

Elas, se usadas com sabedoria, dão importantes insights de ações que podem ser realizadas e que tenham grande chance de obterem êxito.

As funcionalidades, são:

Estatísticas

Com essa funcionalidade você obtém estatísticas sobre quantas mensagens foram enviadas, recebidas e lidas pelos seus contatos.

WhatsApp para empresas - estatísticas de mensagens

Veja as estatísticas das mensagens enviadas para os seus contatos.

Saiba quais contatos estão engajados com o seu negócio e quais não abrem suas mensagens. A ideia é que a partir dessas informações, você crie ações de relacionamento que visem melhorar o posicionamento da sua marca, reengajar o público, criar promoções especiais, etc. tudo vai da sua criatividade.

Etiquetas

Use as etiquetas para categorizar seus contatos e separa-los em diferentes grupos.

whatsapp para empresas - etiquetas

Categorize seus contatos através das etiquetas e envie mensagens segmentadas para o público.

O aplicativo já vem com etiquetas padrões: novo cliente, pagamento pendente, pago e você pode criar quantas quiser de acordo com a necessidade do seu negócio.

Respostas rápidas e Mensagens Automáticas

As respostas rápidas, também conhecidas como mensagens inteligentes, servem para facilitar de forma automática o contato com seus clientes.

Mensagens Automáticas e Respostas Rápidas

Poupe tempo utilizando mensagens automáticas e respostas rápidas.

 

Utilizando essa ferramenta, você economizará tempo através de:

  • respostas rápidas para as perguntas mais frequentes,
  • mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e
  • as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

Olha só que bacana, quando digitamos /obrigado, a pessoa já recebe o seguinte texto:

“Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar novamente com você em breve!”

É ou não é um facilitador de vidas? Com isso, você mantém suas respostas em dia e não precisa se preocupar em ficar criando textos a cada vez que for responder alguém.

Agora, sabendo o que é o WhatsApp para empresas, para que serve e conhecer as principais funções, nada mais justo que ter ideias de como utilizá-lo da melhor maneira possível no seu negócio, não é mesmo? Então vamos lá! 😉

4. Dicas de como usar estrategicamente o WhatsApp para Empresas e melhorar seu relacionamento com clientes

Uma coisa que é muito importante levar em consideração sempre que se adota uma nova ferramenta de relacionamento com os clientes é: qual o propósito de eu estar utilizando?

Utilizar só porque é novidade e a concorrência também está usando, não garantirá o sucesso de suas ações e nem garantirá que de fato o relacionamento com seu público e clientes vá melhorar.

Então, é necessário dar propósito à utilização do WhatsApp para o seu negócio. Veja abaixo algumas dicas do que você pode fazer.

Venda consultiva

Tire as dúvidas dos interessados, explique sobre seu produto e serviço e por fim, feche suas vendas. Isso aumenta a proximidade com o seu público e gera empatia.

Conte Novidades

Usar como fonte de informação para passar as novidades aos seus clientes, é uma excelente opção. Assim, todos ficam por dentro das notícias, além de fazer seus contatos sentirem que foram lembrados.

Faça Promoções

Você pode anunciar descontos e promoções aos seus clientes. Isso faz com que tenham a sensação de que estão recebendo com exclusividade aquela oferta.

Dê Suporte e Atendimento ao cliente

Se as pessoas têm dúvidas na hora de comprar o seu produto, você pode usar este canal de comunicação como forma de passar as informações necessárias aos interessados. Dessa forma você passa a segurança de que seu negócio é sério.

Se relacione com clientes

O pós-venda e relacionamento é muito importante hoje em dia. Você pode aproveitar a oportunidade para parabenizar seus clientes em aniversários ou desejar boas festas. A ideia aqui é fazer com que ele perceba que é lembrado e gerar fidelização.

Seja amigo da Desburocratização

Esse é um ponto em que o WhatsApp para Empresas mais nos ajuda. Na nossa comunicação com nossos clientes, muitas vezes precisamos de algum documento, por exemplo. Com a adoção do WhatsApp no processo de desburocratização, nós aumentamos significativamente a nossa taxa de recebimento de documentos necessários em um período de tempo baixo. O motivo é simples: o cliente não tem todo o trabalho de tirar xérox e enviar por e-mail! Eles simplesmente tiram a foto enviam por WhatsApp mesmo.

As dicas são boas, porém, para que sejam efetivas é necessário que preste atenção a uma coisa muito importante:

Fique atento para garantir a qualidade do relacionamento

Qualidade de Relacionamento - WhatsApp para empresas

Siga boas práticas e mantenha uma boa relação com seus contatos.

Além de escolher as estratégias de utilização do WhatsApp como forma de comunicação, outra coisa que você precisa se atentar é na execução.

Enviar mensagens para todo mundo, como se fosse corrente, fará com que a credibilidade da sua marca vá pelo ralo. Utilize-se das estatísticas e etiquetas para enviar as mensagens certas para o público certo.

Portanto, caso você queira enviar promoções, por exemplo, escolha aqueles que você perceber – pelas estatísticas – que lê suas mensagens.

Outra coisa que você jamais deve fazer: enviar SPAM. Assim como o e-mail, o WhatsApp do público é pessoal, portanto não encha seus contatos de mensagens. Envie com uma frequência de tempo aceitável (isso varia de negócio para negócio, então você precisará testar), dessa forma você cria relacionamento e evita que suas mensagens sejam consideradas banais.

E falando em banalidades…

Cuidado com o que for publicar: assim como a prática de spam, não fique enviando mensagens fora dos assuntos da empresa, como vídeos, por exemplo. Isso, além de tirar o profissionalismo, ainda é uma ação invasiva que pode não agradar ao público.

E jamais, JAMAIS escreva as mensagens de qualquer jeito. Dê uma atenção especial aos seus clientes e interessados nos seus produtos e serviços.Também tome cuidado com a ortografia e envie mensagens de fácil compreensão.

E por último, uma dica de ouro

Faça a divulgação do número do WhatsApp da sua empresa para o público ficar sabendo.

Se tiver site, disponibilize o número no rodapé e página de contato. Caso tenha apenas página do Facebook, adicione o número lá também. Atualize seus cartões de visita e faixadas do seu estabelecimento comercial, caso atenda em um ponto físico.

Afinal, ter um meio para se comunicar com o público e não o tornar conhecido, é um tiro no pé, não é mesmo?! 😉

Conclusão

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que, desde que se tornou conhecida, virou o principal meio de comunicação de grande parte da população.

Nessa era de comunicação, é importante para as empresas se tornarem cada vez mais próximas do seu público, darem um atendimento mais próximo aos seus clientes e estar acessível.

Muitos empresários começaram a usar o WhatsApp como canal de comunicação com esse objetivo, porém, não era muito efetivo pelo fato de não haver uma maneira – a priori – de mostrar aos interessados que aquele número era de fato o da empresa e não o de alguém usando o nome da empresa para diversos fins.

Pensando nisso, o WhatsApp desenvolveu uma versão exclusiva para empresas. O WhatsApp para Empresas, que além de possuir a interface que já conhecemos, ainda traz de quebra, funcionalidades que são úteis ao empreendedor.

Utilizando essas funcionalidades da maneira correta, dará para turbinar o atendimento aos seus clientes, melhorar a efetividade do relacionamento com os interessados no seu produto e ainda passar a segurança de que o número de WhatsApp é realmente, de uma empresa.

Seguindo dicas e colocando em ação as boas práticas, com certeza, o relacionamento com o público melhorará e a reputação da sua empresa crescerá significativamente.

E então, gostou do WhatsApp para empresas e vai implanta-lo na sua estratégia? Também tem dicas para dar? Deixe nos comentários!

Até a próxima! 😉

E então, gostou do WhatsApp para empresas e vai implanta-lo na sua estratégia? Também tem dicas para dar? Deixe nos comentários!

Até a próxima! 😉

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Beatriz Torres
Beatriz Torres
Formada em Sistemas para Internet, ama Inbound Marketing, SEO, Escrita para Web e tudo o que envolve o Mundo Digital. Na Capital Social Contabilidade abraçou a missão de contribuir com empreendedores e sempre busca trazer assuntos interessantes para o blog. ;)

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