Antes de você abrir seu negócio, provavelmente você fez muita pesquisa e estudou o mercado de maneira generosa, pensando em como seria a melhor maneira de garantir o bom funcionamento de seu empreendimento.
Agora que já está tocando seu negócio, é o momento de pensar em caminhos para expandi-lo. Se você tem dúvidas sobre quais estratégias serão mais benéficas para o crescimento de seu negócio, fique por dentro de algumas dicas interessantes que preparamos para você!
Alinhar seu negócio com outra empresa pode ser um modo poderoso de crescer rapidamente, porque terá acesso à base de clientes do parceiro e oferecerá alguma vantagem comercial de alta relevância para seu público.
É a chance de potencializar alguns de seus pontos fracos e de aproveitar as virtudes da outra organização, para que ambas saiam ganhando.
Para encontrar uma boa parceria ao seu negócio é necessário identificar quais são itens complementares aqueles que você oferece, ou aqueles que os seus consumidores tenham interesse.
É necessário ter alguma sinergia para fazer sentido para o consumidor, pois assim, além de elevar as vendas é possível fidelizar o público.
Antes de fechar o acordo de parceria é verifique se a empresa parceira é idônea e possui os mesmos princípios éticos de sua empresa. Outra questão a ser verificada é se ela possui capacidade produtiva para atender corretamente as vendas realizadas, afinal não queremos que uma ação mal planejada possa interferir de forma negativa no seu negócio.
Dependendo da atividade que você desempenha no mercado, pode ser interessante apostar no franchising como veículo de expansão de sua marca. O franqueado assume o risco de criar o empreendimento, recebendo em troca o treinamento e o modelo de trabalho desenvolvidos por você.
O primeiro passo para Franquear o seu negócio é realizar uma análise da situação legal e interna da sua empresa. Iniciar um processo de expansão por franquias requer uma análise detalhada e um planejamento estratégico apurado.
Buscar informações sobre o funcionamento do sistema de franchising, suas leis e casos de sucesso são essenciais, uma boa fonte de informação é o site da Associação Brasileira de Franchising.
Outras informações importantes para considerar no Plano de Negócios de uma Franquia é o seu posicionamento no mercado, valor da marca, fatores de diferenciação, modelo de negócios e a concorrência. Isso contribuirá para entender os fatores de alavancagem do negócio e o quanto é possível proteger as suas vantagens competitivas.
Feito tudo isso, será possível desenvolver o modus operandi da empresa, ou seja, o formato de sua operação e gestão, garantindo a padronização e qualidade dos seus produtos e serviços para o consumidor final.
É altamente recomendado no caso de trilhar pelos rumos de franquear um negócio, solicitar a ajuda de um Consultor, assim a atividade será conduzida de forma mais rápida e simples e você poderá observar o quanto antes a expansão do seu negócio.
Você possui uma marca bem reconhecida no mercado, e acha que o investimento em Franquear o seu negócio não vale a pena? Uma opção é licenciar a sua marca para outras empresas.
Você não terá custos extras, haverá poucos riscos, e os associados lhe pagarão royalties pelas vendas que fizerem. No licenciamento você concede direito de uso sobre a marca, mas não transfere o conhecimento (know how).
Isso acaba por se tornar mais simples e mais rápido o processo, além de exigir um investimento menor, tanto para você como para aquele que irá utilizar a marca e é uma boa forma de expansão.
Esse mercado ainda é pouco explorado, e para o licenciado fica a vantagem de ter o processo de venda de produtos e serviços facilitados, já que ele pode usar uma marca reconhecida ao invés de iniciar o zero.
A grande barreira é o desconhecido desta ferramenta, em uma pesquisa realizada recentemente constatou que somente 0,1% das empresas que poderiam utilizar o licenciamento conhece com detalhes o seu processo.
Atenção! Acha que o licenciamento cabe no seu negócio, saiba que para licenciar sua marca é necessário que ela tenha registro no INPI ou que esteja em processo.
A diversificação feita com produtos ou serviços complementares é uma excelente estratégia de crescimento, uma vez que permite que você tenha múltiplos fluxos de renda, que muitas vezes podem preencher vazios sazonais e, é claro, aumentar as vendas e margens de lucro. É possível ainda atingir outros mercados com este tipo de ampliação.
Embora excelente, é necessário adotar a estratégia no momento adequado da empresa, pois requer muita maturidade para que os novos produtos e serviços não interfiram na rentabilidade e lucratividade dos negócios atuais.
A consolidação do negócio atual e o conhecimento do mercado é que irá criar naturalmente as oportunidades para a diversificação. É claro, existem negócios aonde a diversificação é questão de sobrevivência, mas não uma regra, um exemplo são empresas que trabalham como produtos sazonais como sorveterias.
Outro ponto para o sucesso da estratégia é diversificar dentro do mesmo segmento, isso ajuda a diminuir os riscos de elevação dos custos e desconhecimento do mercado.
Manter um bom planejamento financeiro, analisando os resultados dos negócios é essencial para que a estratégia de diversificação tenha sucesso, é necessário reconhecer rapidamente quando um negócio não dá certo para não contaminar a lucratividade dos demais.
A fusão ou aquisição de uma empresa concorrente é uma opção para expandir a sua empresa. É claro, é necessário cuidado e análise para encontrar uma empresa com sinergia.
Importante destacar que o auxílio de uma empresa especializada em compra e venda de empresas pode ajudar muito.
Uma fusão ou aquisição pode se tornar um problema de não houver benefícios de economia de escala nos produtos e serviços.
Por isso esse pode ser um caminho com grandes riscos estratégicos para empresas de pequeno porte, por consequência da quantidade de tempo, dinheiro e das complexidades jurídicas geralmente envolvidas na compra de outra empresa.
Na avaliação do negócio, avalie o tempo de adaptação das equipes à nova cultura e modos de trabalho implantados. Mas se a coisa for feita com êxito, pode garantir a entrada em novos mercados e um crescimento acelerado.
Muito mais do que ter uma página corporativa nas redes sociais ou um blog, a expansão real de seu negócio pode ser feita com a oferta de seus produtos e serviços em um site. Esta é uma forma de manter o relacionamento com seus clientes que estão no ambiente virtual, mas também de ficar conhecido por um público cativo desses canais.</p>
<p>Essa forma de crescer também é considerada mais barata e rápida do que aumentar sua presença no mercado de forma física. É preciso ter um bom planejamento, mas em geral é mais fácil ser encontrado e demonstrar ao seu público alvo as características do seu produto e serviço e demonstrar como você pode resolver o problema do consumidor.</p>
<p>Utilizar as redes sociais também ajuda em muito na divulgação do seu negócio, fazendo as vezes do que conhecemos como o “boca a boca”, é claro de forma muito mais rápida.</p>
<p>Saiba mais sobre e-commerce no post <a href=” https:=”” capitalsocial.cnt.br=”” como-expandir-seus-negocios=”” “=”” target=”_blank” rel=”noopener”>Entenda como abrir um e-commerce e expandir seus negócios.
O primeiro passo a dar, antes de qualquer decisão de investimento, é entender a fundo como está a saúde financeira de sua empresa.
Tendo um plano que inclua as informações financeiras de seu negócio criteriosamente detalhadas, você será capaz de identificar quais as melhores oportunidades de aplicações de recursos, em que áreas é preciso investir mais e saber como estão os setores de sua organização diante do cenário atual.
Todas as estratégias possuem um risco, portanto organizar e controlar as finanças é um caminho fácil para entender o quanto errou ou acertou em sua estratégia e pode evitar surpresas desagradáveis.
Decidiu expandir, vale a pena falar com o seu contador, pois ele é o seu consultor mais próximo, e conhece os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Você já identificou o que é necessário e mais adequado para sua situação atual? O que está disposto a fazer para expandir seu negócio? Compartilhe a sua opinião e experiências com a gente através dos comentários!