Você sabe quem é o empreendedor? Na economia tradicional, diz-se que existem os agentes econômicos. A gente ouve falar bastante disso no jornal. As famílias, empresas e governo. Parece que esses papéis estão ficando cada vez mais pessoalizados.
Vemos que o empreendedorismo está em todo canto. Até cunhamos nomes pra isso, a exemplo de intra (dentro das organizações) ou do microempreendedor (num pequeno negócio). Mas quem é o empreendedor? É a pessoa que resolve problemas. Bom, tenho uma novidade pra você. Isso quer dizer que todo mundo é empreendedor, não é mesmo?
Todo mundo pode se beneficiar de uma postura empreendedora bem aplicada: afinal, quão mais complexo o problema que você resolver, mais valor para a sociedade. Nesse sentido, podemos elencar as qualidades de um empreendedor. Vamos ver algumas?
Como resolver problemas? Como treinar as pessoas para encontrar soluções específicas para situações complexas? Escolas, faculdades, instituições de ensino e empresas que ofertam cursos nas mais variadas áreas do saber. Negócios que apostam no acúmulo de conhecimento ao longo do tempo para criar resposta eficaz aos problemas de mercado e outras entidades.
Será que é isso que determina a capacidade de resolver problemas? Também. Mas antes, é uma qualidade genérica. Que na prática, se traduz no seguinte: buscar oportunidades de melhoria ao enxergar problemas e tomar a iniciativa de propor soluções. Exemplos:
Não basta resolver problemas: é preciso entregar MUITO valor, de maneira que as pessoas se sintam privilegiadas ao recebê-lo. O valor que elas estão dispostas a pagar frequentemente se traduz em dinheiro. Mas a imaterialidade do valor não para por aí: é uma vida mais feliz, uma sociedade próspera etc.
E como entregar muito valor? Não existe uma fórmula. A autenticidade é algo que conta muito – a capacidade de colocar a si mesmo nas coisas, principalmente hoje em dia. Mas isso não exclui a possibilidade de ter um padrão de qualidade. Método. Planejar. Um equilíbrio entre planejamento e improviso, na medida em que mais atende à realidade da empresa.
A garantia de que a excelência realmente é verdadeira. Não basta ter a impressão de que se entrega muito valor. É necessário medir. O que todos os stakeholders (os pontos de contato do negócio) acham? O que têm a dizer? Como avaliam os produtos e serviços ofertados?
Quanto dinheiro a empresa movimenta? Quais as metas? O que ela deseja alcançar? Essas são apenas algumas perguntas bem básicas de como se mensurar os resultados do seu negócio. Porque há várias métricas e sistemas desenhados especificamente para medir o que é importante nas mais variadas áreas:
Empreender não é apenas colocar uma ideia de um negócio em prática, é acompanhar a evolução da empresa e fazer as correções necessárias ao longo do caminho.
E aí, gostou? O que você sugere que sejam características de um bom empreendedor? Compartilha aí nos comentários! Conversa com a gente. Um abraço.