Com produtos e preços muito semelhantes, a busca pelo diferencial competitivo se tornou o alvo das empresas para se destacar aos olhos dos clientes. Afinal, o cliente hoje tem pleno poder de compra e se utiliza de todas as ferramentas para se informar sobre o produto que deseja adquirir. Dessa forma, quanto melhor for a informação oferecida, maiores serão as chances de vendas.
A concorrência sempre foi real e até estimulante para os negócios, já que impulsiona a criação de novos produtos, diminuição de preços, reorganização estrutural da empresa e foco na necessidade do cliente. Com a massificação da tecnologia, essa concorrência ficou ainda mais acirrada e cada detalhe pode fazer a diferença.
Desde a década de 1980, a estrutura das empresas começaram a mudar e o processo de vendas veio ganhando um novo formato. Tudo porque com o aumento da concorrência, os clientes passaram a pesquisar melhor sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. As vendas diretas, onde o vendedor insiste em empurrar ao consumidor o produto que precisa e não o que ele realmente quer.
Essa falta de interesse em entender o interesse do cliente foi ficando para trás, o que tornou o vendedor uma espécie de consultor de vendas. Isso faz com que ele ofereça ao cliente uma solução para o seu problema, após ouvir suas questões e necessidades. Esse procedimento faz o cliente ficar satisfeito com a compra realizada e poder ser um vendedor espontâneo da marca, por meio da sua indicação aos amigos.
Com a concorrência e o comportamento mais analítico do cliente, as empresas buscam métodos para se destacar positivamente no mercado. Seja por meio de boas negociações com fornecedores para conseguir um preço mais convidativo ou por meio de métodos capazes de passar a mensagem desejada exatamente para o consumidor certo.
Diante de iguais, com produtos ou serviços idênticos, preços semelhantes e oferecidos no mesmo lugar, a única forma de fazer um deles se destacar é encontrar o diferencial competitivo. Entrega mais ágil, atendimento de qualidade e acompanhamento seguinte a venda são algumas das principais escolhas.
A informação qualificada também pode ser um desses diferenciais competitivos e provocar reações bastante positivas. Afinal, se o cliente precisa conhecer mais sobre o produto e a empresa para se decidir, nada mais importante do que oferecer a ele o que deseja, de forma ampla, objetiva e educativa.
Investir numa boa comunicação é crucial. O diálogo entre a empresa e o cliente deve ser amplo e utilizando vários formatos, seja com publicações e impressões, seja com as várias opções oferecidas pela web. O importante é que o cliente tenha a disposição caminhos para chegar a informações.
Quando se fala de informação, o processo é muito mais amplo do que se imagina. Ele vai desde o início de sua produção até o atendimento pós-venda. Mas é quando o produto já está pronto para ser comercializado, o marketing tem papel fundamental para o seu sucesso. A primeira identificação já vem desde o inicio do processo, a partir do público-alvo a ser atingido e o que ele deseja/precisa.
A organização sobre as estratégias de comunicação a ser utilizada é o que poderá abrir vantagens sobre a concorrência. E ela não inclui apenas informação para o público-alvo, mas também para a equipe da empresa. Quanto melhor fluir a informação, os funcionários terão mais conhecimento sobre a empresa e produto que trabalha, o que cada setor é responsável e da sua importância dentro dessa estrutura.
Entender bem sobre o produto e as pessoas que poderão utilizá-lo, permite encontrar novas soluções e corrigir erros. Além disso, torna o marketing muito mais assertivo e impactante, pela força do conhecimento amplo. Sites precisam ter conteúdos ricos e relevantes, capazes de não só ser produtivo para os clientes, mas também informativos e capazes de trazer autoridade para a empresa sobre sua veracidade.
Curta, compartilhe e comente sobre suas experiências sobre a necessidade de mais qualidade da informação ao cliente. Sua história pode ser inspiradora e ajudar outros a seguirem o caminho do sucesso.