Como me preparar para a declaração do imposto de renda?
Todos os anos, os brasileiros precisam se preparar para a declaração de imposto de renda. É nesse momento que começam as buscas por notas fiscais e serviços que foram contratados nos últimos 12 meses.
Por ser uma ação que deve ser realizada anualmente, muitos brasileiros já conhecem o passo a passo ou possuem um escritório de contabilidade de confiança para realizar o procedimento.
Entretanto, é sempre importante estar atento à declaração do imposto de renda, afinal, ninguém quer ser pego no Fisco, não é mesmo?
Se você ainda possui dúvidas de como acontece a declaração ou irá realizar pela primeira vez o procedimento neste ano, continue no texto e confira as nossas dicas.
Basta chegar próximo ao meio do ano para começar a conferir as matérias e notícias sobre o assunto, seja falando sobre a data limite para apresentação do documento ou possíveis mudanças que foram implementadas.
Mas você já parou para se perguntar o que é o imposto de renda e porque é necessário realizar uma declaração todos os anos?
A resposta é simples. A declaração do imposto de renda tem como objetivo declarar qual é a sua renda anual, já que deste valor será preciso repassar um tributo à federação.
Ou seja, contabilizando o quanto você ganha, será calculado um valor que você precisa pagar ao Governo Federal. Esse processo serve para acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros, além de evitar a sonegação fiscal.
Vale ressaltar que a tributação de alguns serviços e produtos já é cobrada no momento da compra. Então, a declaração também é uma forma que o poder público encontrou para saber se o repasse de tributos foi justo.
Essa é outra pergunta importante e que pode confundir muitos brasileiros. Sendo assim, devem declarar aqueles que receberam um salário anual superior a R$ 28.559,70 ou que tiveram investimentos que totalizaram mais de R$ 40.000,00.
Para saber mais sobre os valores, clique e saiba mais sobre a defasagem na tabela de Imposto de Renda.
Agora que você sabe o que é o imposto de renda e se precisa ou não declarar, acompanhe como você deve se preparar para esse momento.
O primeiro passo é fazer uma retrospectiva dos últimos 12 meses, lembrando o que você comprou ou consumiu nesse período.
Como você terá que declarar a sua casa, carro e até mesmo o salário que você recebe, é importante lembrar se você mudou um desses itens.
Se houver mudança, é importante comunicar o seu escritório contábil para que a nova aquisição faça parte da declaração. Só assim você ficará em dia com o Governo Federal.
Após fazer essa avaliação, o segundo passo é buscar por um escritório contábil que possa realizar essa declaração do imposto de renda para você.
Ao ser atendido, você deve mencionar quais são seus bens e investimentos. Só assim os profissionais conseguirão ajudar você.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário no post. Será um prazer ajudar você com a declaração do imposto de renda. Não esqueça de nos seguir também nas redes sociais!