Por sua natureza distinta, os departamentos de contabilidade e RH são historicamente considerados como áreas muito diferentes entre si, praticamente opostas.
Enquanto a contabilidade visa a maximização do lucro, com aumento da receita e redução de despesas, o RH busca o treinamento, especialização e acumulação de capital humano dentro da empresa.
Assim, muitas vezes é difícil haver uma integração verdadeira entre essas áreas, já que as atividades de uma podem ser vistas como meros custos por outra.
No entanto, as visões sobre ambos os setores têm se alterado consideravelmente nos últimos anos. Uma perspectiva mais sistêmica tem, cada vez mais, chamado os dois departamentos a colaborarem de forma mais estreita.
Não há como se assegurar a lucratividade perseguida pela contabilidade sem uma mão de obra competente e aplicada em entregar bons resultados. Por outro lado, não existe uma força de trabalho eficiente e funcional sem uma gestão financeira adequada sobre salários, benefícios e tributos.
De fato, há uma influência mútua entre as duas áreas, cujos enfoques têm se tornado muito mais paralelos que conflitantes. Como se dá esse relacionamento?
A tradicional relação adversária entre contabilidade e RH tinha como justificativa a tomada de difíceis decisões para garantir a sobrevivência ou o crescimento das empresas, muitas vezes incluindo corte de gastos e dispensas.
Por uma perspectiva mais colaboracional entre as áreas, é possível levar em consideração outros fatores para a tomada de decisões além das consequências a curto prazo. Com uma contribuição entre os departamentos, as decisões podem incorporar a humanidade no negócio e serem mais estratégicas a médio e longo prazo.
Esse elemento humano, contudo, deve ser adequadamente contabilizado. Com efeito, faz-se preciso quantificar o capital humano à disposição da empresa, de modo a permitir decisões mais informadas a respeito de contratações, treinamentos e benefícios.
Confira também: Contabilidade gerencial: saiba como ela pode ajudar sua PME.
Ao envolver mais os dois departamentos, as equipes das duas áreas passaram a compreender de forma mais sistêmica o funcionamento da empresa, beneficiando ambas mutuamente.
Para o RH, isso significou incorporar aspectos financeiros e contábeis de forma mais intensa em suas decisões e ações, o que leva a um relacionamento mais sólido com a contabilidade.
Já para a contabilidade, agregou-se a informação a respeito dos resultados das ações tomadas pelos recursos humanos. A partir de um entendimento de como essas ações afetam a performance da empresa, surgiram formas mais claras de quantificar os investimentos em capital humano.
A informação é o ativo mais valioso na atual economia.
Cabe ao departamento de RH produzir diversos dados relativos à força de trabalho, como metas de negócios e métricas de desempenho. Todos esses dados são coletados e organizados nos dados de pessoal, conforme as práticas do RH.
Por outro lado, a contabilidade contribui para o RH na gestão de folhas de pagamentos, tributos, deduções, descontos, adicionais noturnos, horas extras etc. Mediante sua atuação, o RH tem o suporte contábil para desempenhar suas funções particulares, nos conformes da lei trabalhista.
Qual a sua experiência a respeito da influência mútua entre contabilidade e RH? Comente abaixo!
O tema sobre contabilidade e rh foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!