Quando o assunto é RH, sabemos que existem inúmeros processos envolventes dessa área, especialmente aquelas realizadas aos colaboradores.
Entretanto, a contabilidade também atua em conjunto com o RH para otimizar suas atividades e realizar previsões que não afetem financeiramente o caixa da empresa, e além de tudo, ajuda a prevenir a marca de futuras instabilidades econômicas.
No entanto, muitos ainda não entendem a relação desses dois setores e por que a contabilidade é tão importante para o RH. Continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas!
Confira também: 5 dicas para melhorar a gestão da folha de pagamento.
Os departamentos de Contabilidade e RH oferecem papéis extremamente importantes e estratégicos para uma empresa. A questão, no entanto, é que as pessoas tendem a enxergar esses setores como atividades totalmente independentes e que não relacionam-se entre si.
Felizmente, essa visão obsoleta tem mudado ao longo do tempo. Isso porque tanto o RH quanto a contabilidade estão percebendo que, em meio ao crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade e a busca demasiada por otimizações, foi percebido que suas atividades são complementares e paralelas. Logo, precisam trabalhar em total sinergia.
De maneira prática, enquanto os especialistas de RH estão voltados para o capital humano e em suas maneiras de atrair cada vez mais talentos e oferecer um ambiente organizacional mais tranquilo e confortável para se trabalhar, a contabilidade foca principalmente na saúde financeira do negócio, bem como os seus custos.
Olhando de forma macro, as funções podem parecer distintas, porém sabemos que um causa impacto no outro. Nos contextos atuais, o setor contábil já percebe que o lucro obtido em uma empresa não é atingido sem que haja total desempenho por parte dos times.
Por outro lado, não existe força de trabalho considerável se a marca não leva em consideração os processos contábeis, como é o caso de gerenciamento de salários, benefícios, encargos, entre outros.
Sabendo da importância da relação dessas duas áreas, agora fica fácil identificar inúmeras atividades que acontecem em âmbito interno sob a atuação do RH e da Contabilidade. Vamos conferir quais são elas:
Nesse contexto, todos os dados e informações relacionados às demissões e admissões precisam ser compartilhadas entre o time de RH e o contador.
Dessa forma, antes mesmo da corporação já iniciar um processo de recrutamento e seleção ou até mesmo em pensar em fazer o desligamento de funcionários, a área de Recursos Humanos precisa buscar informações da Contabilidade para entender se realmente existe verba disponível para realizar essas ações.
Além do processo de admissão e demissão, a contabilidade também possui responsabilidade no controle de cálculo da folha de pagamento, bem como as horas extras adicionais e também a adequação de taxas tributárias.
Portanto, todos esses processos são importantes para o RH, e por esse motivo, demandam um trabalho inteiramente em sintonia entre os times.
Conforme vimos, a Contabilidade é de suma importância para o RH, uma vez que oferece informações e ajuda a conduzir processos que envolvem a gestão financeira, o patrimônio, as projeções futuras que envolvem gastos e demais atividades relacionadas.
Comente sua experiência sobre o tema aqui abaixo e não deixe de compartilhar esse post.
O tema sobre RH e contabilidade foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!