O setor de Recursos Humanos hoje tem um papel muito importante, o qual vai muito além de realizar tarefas burocráticas. Bem como acontece com a Contabilidade. Assim, algumas rotinas ligam o RH à contabilidade, fazendo com que os setores precisem atuar juntos.
Afinal, as alterações no quadro de funcionários produzem movimentações financeiras. Bem como a necessidade de observar impostos e questões como colaboradores perto da aposentadoria, por exemplo. Tudo isso faz com que os dois setores precisem cumprir bem as suas funções e consigam trabalhar juntos.
Confira também: Contabilidade e RH: como uma área influencia a outra?
Confira, a seguir, alguns dos processos que ligam o RH à Contabilidade.
A admissão de um colaborador é um processo que envolve diversos critérios do RH, ligados ao recrutamento e à seleção de candidatos. Além disso, também é cheio de rotinas que envolvem o time da Contabilidade.
Não gera tantos custos caso envolva substituições, porém, a admissão requer organização entre os setores. Exemplo disso é a documentação para inclusão na folha de pagamento. Os dados precisam ser enviados para que o novo funcionário faça parte do quadro.
As demissões também estão na lista, seguindo um raciocínio parecido com as admissões. Afinal, é preciso reunir diversos documentos para serem anexados àqueles gerados para pagamento.
Os setores precisam entrar em acordo porque a empresa demanda de investimento para pagamento da rescisão. Sobretudo nos casos em que o colaborador já possui muitos anos atuando na organização.
O processo em torno da geração da folha de pagamento é que envolve periodicamente os dois setores. É preciso alinhamento para envio de informações dentro do prazo, a fim de que não haja problemas na emissão do documento.
O atraso no envio de dados sobre registro de horários, por exemplo, pode atrasar a emissão da folha. E como uma bola de neve, atrasar pagamentos da equipe.
Além dos itens comuns da folha de pagamento, há também a geração de benefícios, como cartões com ticket alimentação ou refeição. Os cartões de vale-transporte são outro exemplo.
Afinal, para gerar nos valores corretos é preciso que dados sejam fornecidos pelo RH. Principalmente em empresas que atuem com escalas, por exemplo, em que o transporte é calculado de maneira diferente todo mês.
Os padrões sobre as regras para geração de aposentadoria precisam ser de conhecimento dos dois setores, ambos dentro do seu segmento. É preciso conhecimento para identificar os funcionários que se encaixam no período para aposentadoria, para que nenhuma ação seja fora do que diz a lei.
O setor de RH tem função também de incentivar o crescimento dos colaboradores, muitas vezes oferecendo treinamentos e outras ações semelhantes. Por outro lado, é a Contabilidade que vai ajudar a apontar quais os recursos financeiros disponíveis de fato para essas ações, promovendo uma abordagem estratégica para a empresa.
Essas são as rotinas que ligam o RH à Contabilidade. Você pode ver que todas são fundamentais e precisam ser executadas de maneira correta por ambos os setores. Afinal, erros podem terminar em processos trabalhistas, o que não é algo desejado por nenhuma das partes.
Comente aqui o que você pensa sobre o assunto e alguma experiência nesse tema para trocarmos conhecimento!
O tema sobre as rotinas do RH foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!