Em um mercado cada vez mais concorrido, em meio a várias jogadas estratégicas de vários empresários, torna-se muito importante saber com precisão o quanto vale sua empresa.
Cabe dizer que isso é fundamental não só para descobrir onde você deve investir e como expandir o seu negócio, mas também para não perder dinheiro nas fusões, aquisições ou outras mudanças na composição da companhia.
Hoje, você saberia dizer exatamente a importância de avaliar sua empresa ou negócio? Confira nosso post e descubra a resposta para essa questão:
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que uma avaliação patrimonial da empresa serve tanto como uma ferramenta gerencial como também para fornecer dados suficientes para amparar decisões estratégicas, ligadas a diversos fatores comerciais e econômicos – como, por exemplo, o momento de comprar novas máquinas e equipamentos, ou o volume de seu fluxo de caixa e ativos.
Além de te oferecer todos os detalhes da empresa antes de uma operação de fusão, cisão, incorporação ou outra do tipo.
Quando uma empresa tem o seu valor estudado e calculado, será possível chegar a melhores termos na hora de negociá-la para vender, ou mesmo para que um investidor saiba se ela corresponde a um bom negócio.
Porém, é importante avaliar uma empresa, por exemplo, também quando haverá uma sucessão de sócios ou de proprietário. Da mesma forma, quando a companhia decide entrar na bolsa de valores, ou mesmo quando deseja medir a qualidade de sua gestão, essa é uma prática essencial.
O valor justo de uma empresa, no entanto, não corresponde apenas ao seu conjunto de bens físicos e ativos reunidos objetivamente. É importante considerar também tudo que está ligado aos benefícios que ela poderá gerar no futuro, ou seja, baseado em muitos fatores de ordem subjetiva.
Aí entram em cena, por exemplo, a aceitação da marca entre os consumidores e até mesmo as projeções, calculadas para novos produtos que entrarão em breve no mercado.
São inúmeros os métodos de avaliar uma empresa.
Existe a Avaliação de Empresa baseada no Balanço Patrimonial, ou mesmo na DRE, Demonstração de Resultados da Empresa, que são métodos com o foco nos valores contábeis.
Há também o Goodwill, que reúne o balanço patrimonial a valores intangíveis que não aparecem na contabilidade, como a localização estratégica do estabelecimento e sua carteira de clientes.
Existem outros modelos, como a avaliação com base no fluxo de caixa e na criação de valor, e também o modelo FCD – Fluxo de Caixa Descontado, o método mais usado hoje em dia.
Entre as técnicas de medição de valor das corporações, o FCD é o método mais usado porque oferece, ao mesmo tempo, dados relevantes para o cálculo de Valor Presente (VP) e leva ainda em consideração os cenários econômicos projetados em um ambiente macroeconômico.
Ou seja, esse modelo de avaliação consegue se aproximar com mais segurança do valor justo que a empresa tem, calculando seu patrimônio, seus benefícios futuros e seus riscos prováveis.
Tendo em vista que os identificadores de valor mudam constantemente, por força de diversos fatores econômicos e de mercado, o valor da empresa sofre influência de todo esse fortuito e muda constantemente.
Dessa forma, as tomadas de decisões, principalmente nos momentos críticos, são mais bem fundamentadas, com base na informação de quanto vale a empresa. Isso ajuda o empresário a agir mais rapidamente em relação a onde investir e a quais planejamentos fazer.
Agora que você sabe todas as vantagens que existem em fazer uma avaliação correta do seu negócio e a importância disso para o sucesso de seu empreendimento, você gostaria de saber quanto vale a sua empresa?
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