Atrair talentos é um dos investimentos mais preciosos que uma empresa pode fazer, afinal, a qualidade da equipe e do colaborador é um fator crucial para o bom desempenho operacional e, acima de tudo, é um dos pontos mais considerados por investidores no momento em que decidem apostar em um negócio.
No entanto, ainda é possível observar a ausência de uma cultura organizacional pautada no bom relacionamento e na motivação dos profissionais.
Não é à toa que, em pesquisa realizada recentemente pela consultoria Robert Half, foi constatado que a rotatividade de pessoal cresceu 82% no país. Manter colaboradores motivados pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, independentemente do seu porte.
Por isso, resolvemos apontar os principais motivos para desenvolver um bom relacionamento com eles. Confira a seguir!
À primeira vista, a constatação pode parecer absurda. Afinal, a melhor forma de se recompensar um colaborador pelo trabalho feito é através do salário, certo? No entanto, um estudo realizado pelo site de empregos Curriculum, que levou em conta informações colhidas por 230 empresas brasileiras, constatou que o melhor investimento para diminuir a rotatividade e reter talentos é oferecer um bom clima corporativo.
Essa percepção, que de cerca de 42% das organizações pesquisadas, reforça ainda mais que é necessária uma revisão de postura por parte dos gestores. O entendimento deve ser no sentido de que a qualidade de vida é um aspecto cada vez mais valorizado pela sociedade, portanto, é preciso cuidar disso também dentro da sua empresa.
É fundamental entender que a empresa e o colaborador evoluem juntos e que as experiências compartilhadas são valiosas para ambas as partes. Por isso, é preciso manter uma relação de parceria com eles.
Vale dizer que, ao fazer críticas construtivas para o colaborador e motivá-lo a aprimorar seu rendimento, o amadurecimento deste refletirá diretamente na produtividade.
É importante ressaltar que um bom gestor ou gerente deve possuir um bom relacionamento interpessoal, de forma a potencializar os atributos positivos dos colaboradores e aperfeiçoar os negativos.
Da mesma forma, ao desenvolver uma boa relação, a gestão se aproxima dos profissionais para ouvir suas sugestões e críticas, o que melhorará ainda mais o desempenho da corporação como um todo.
O vai e vem de colaboradores causa grandes prejuízos financeiros para as empresas. Além dos encargos trabalhistas demissionais, os custos com o treinamento e a baixa produtividade dos novos colaborados nas fases iniciais acabam refletindo diretamente na lucratividade.
Por outro lado, se em vez de negligenciar os anseios internos, a gestão trabalhar bem o lado motivacional, além de reter talentos, haverá maior disposição por parte dos profissionais. E isso refletirá diretamente nos rendimentos da corporação.
Apostar nos colaboradores é apostar na empresa como um todo. Essa é a etapa inicial para consolidar um crescimento sustentável e garantir uma alta produtividade. Negócios que sabem reter talentos e desenvolver suas equipes certamente serão aqueles que ganharão destaque no mercado.
Como anda o clima organizacional da sua empresa? Quais táticas você usa para manter os colaboradores motivados? Deixe suas impressões nos comentários.