Século XXI, já não é mais novidade para ninguém que estamos vivendo uma verdadeira Revolução Tecnológica!
Nesses tempos modernos as coisas vêm acontecendo com uma grande dinâmica, o que era novidade ontem, hoje já não é mais. Informação que nossos avós recebiam ao longo de toda uma vida, nos é jogada na cara em poucas semanas. A atualidade de hoje, amanhã já será substituída por outra novidade.
A sociedade está modificando seus padrões, as grandes companhias e corporações também estão, e em meio a todo esse caos, as chances de nos perdermos é grandiosa. Somos cada dia mais cobrados e não sabemos como lidar.
Você certamente já parou e pensou: “Nossa! Esse ano passou voando, já estamos em Dezembro!”
Pois bem, esse fenômeno ocorre porque nós estamos cada vez mais sobrevivendo no “piloto automático”, fazendo sempre as mesmas coisas, nem sempre fazendo algo que nos realiza e acabamos não notando o tempo passar.
E nesse contexto, ficamos estressados, descontentes, sofremos com sintomas psíquicos e psicossomáticos, e em decorrência disso a nossa qualidade de vida cai.
Steve Jobs já dizia que o trabalho de uma pessoa preenche boa parte da vida dela, portanto, ela deve fazer algo que ame.
No Japão, país com grande número de centenários, há uma crença de que a longevidade e a saúde estão diretamente relacionados à satisfação de se estar fazendo aquilo que ama, e que está de acordo com seus princípios mais intrínsecos. É aí que chegamos ao assunto central do artigo, o Ikigai.
A palavra Ikigai é de uma junção das palavras “Ikiru”, cujo significado é “viver” e “Kai”, que é algo como “a realização do que se espera”. Juntas, essas definições nos levam à “uma razão para viver”, ou seja, “um propósito de vida”.
Ikigai é uma filosofia de vida, onde a busca pelo seu propósito e a sua realização têm grande peso na vida de uma pessoa. Ele é moldado pela intersecção de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão de vida.
A questão é que infelizmente, principalmente aqui no Ocidente, nós não levamos nossas aspirações em consideração na maior parte das vezes. Com isso, somos impedidos de despertamos o nosso verdadeiro potencial, tanto nos negócios quanto na vida cotidiana.
E uma vida plena e de sucesso, envolve ocupar a maior parte do seu tempo e energia, com algo que você ama, faz bem, o mundo precisa e te pagam para realizar.
Então, nesse contexto você deve estar pensando “Qual a importância do Ikigai nessa questão?”. Falarei sobre esse ponto à seguir.
Como dito anteriormente, estamos vivendo em um período de mudanças, mas… é com elas que vêm as oportunidades. Novos tipos de negócio estão surgindo, cada vez mais humanizados e próximos ao seu consumidor final, e por mais que pareça um paradoxo, a internet e as redes sociais têm colaborado com essa mudança de cenário.
Portanto, descobrir o seu propósito profissional implicará na realização do que você realmente gosta, e consequentemente isso te levará ao sucesso. E a chave para essa descoberta, está em encontrar o seu Ikigai.
Se você já é empreendedor, precisará fazer uma forte reflexão para entender se as atividades que anda realizando estão de acordo com o seu Ikigai.
Caso você goste do que faz e sinta prazer em acordar todos os dias para cuidar do seu negócio, pode ser que ele seja o seu Ikigai e você esteja no caminho certo!
Agora, se você sente que cuida do seu negócio por obrigação, sente-se cansado, já não tem mais aquele brilho nos olhos para fazer as coisas acontecerem, isso significa que ele está fora dos seus propósitos internos.
Então, caberá a você decidir se manterá as coisas como estão, ou, tomará uma atitude ousada para mudar isso.
Mas preste atenção: Atitude Ousada não é o mesmo que Atitude Impensada ou Atitude Desesperada.
Antes de arrumar o mundo, arrume o seu quarto.Se você decidir mudar seus rumos, recomendo que o faça da maneira correta, após uma análise interna.
Também é uma boa que você converse antes com o seu contador parceiro, para que ele te entregue os documentos adequados que o auxiliarão nas suas futuras tomadas de decisão.
Outra dica: dê uma estudada no mercado da área que você pretende atuar. Quem são os concorrentes? Quais são as fraquezas? Quais são os seus diferenciais competitivos? Sabendo isso, você pode seguir adiante sem medo de ser feliz!
Já se você pensa em abrir um negócio próprio e ainda não sabe o que fazer, a descoberta do seu Ikigai certamente te ajudará a escolher a melhor opção.
Tudo funciona como uma grande cadeia de coisas positivas, onde o estopim, é fazer aquilo que você sente que nasceu para fazer.
E o motivo é bem simples: você atuará com aquilo o que gosta, terá mais prazer e satisfação nas suas realizações e como consequência, fará um trabalho exemplar que fidelizará seu cliente e atrairá mais pessoas.
Então, vale considerar fazer uma reflexão profunda e o próximo tópico já dá dicas sobre isso. 😉
Para encontrar o seu Ikigai, você precisará olhar para o seu interior e refletir sobre o que você ama, quais valores você carrega consigo, qual atividade você faz com tanto prazer que nem percebe o tempo passar…
Para isso, posso indicar os pontos a seguir:
Para começar, uma reflexão sobre si já é um bom caminho. Se você não tem ideia de como fazer essa reflexão, algumas perguntas poderão te ajudar nessa empreitada:
Encontrando um ponto em comum, onde houver harmonia entre todos esses pontos, você saberá o seu Propósito.
Muitas vezes, encontrar as respostas para essas perguntas não é algo tão fácil assim, então existem alguns pontos chave que poderão ajudar na descoberta, são eles:
E depois disso…
Como podemos ver, o diagrama do Ikigai é composto pelas seguintes esferas:
As intersecções dessas esferas, mostram mais profundamente sobre seus ideais:
Qualquer atividade que fazemos está em um desses conjuntos e o Ikigai está no centro, é a junção de todas. Conseguindo encontrá-lo, além de obter sucesso nos negócios, você ainda vive com mais qualidade e melhor, pois estará satisfeito e feliz.
Ter um negócio alinhado ao seu Ikigai é a chave para o sucesso. Sucesso aqui, não deve ser apenas visto como ganhar muito dinheiro ou enriquecer em pouco tempo. Sucesso nesse sentido, significa trabalhar naquilo que ama, trabalhar em algo que esteja alinhado à nossa essência, aproveitando ao máximo as nossas capacidades e como consequência, garantindo a satisfação de outras pessoas também.
Trabalhar com satisfação aumenta a nossa auto-estima e melhora o nosso humor. Com isso, nosso sistema imunológico torna-se mais forte, nos distanciamos das doenças e passamos a viver mais e melhor.
Aqui na Capital Social, por exemplo, nossas atividades estão alinhadas ao Ikigai.
Desde a sua concepção, a vontade dos fundadores sempre foi ajudar o próximo, esse é o propósito de vida que nos move todas as manhãs!
Ajudamos as empresas através dos nossos serviços de contabilidade, também damos suporte e orientação para que possam tomar as melhores decisões visando o crescimento.
Além da Capital Social Contabilidade e Gestão, também matemos o Instituto Capital Social, que tem como objetivo ajudar as famílias, jovens e outras ONGs. Saiba mais clicando aqui.
Ikigai é uma palavra japonesa que significa “uma razão para viver”.
Esse conceito vem das terras japonesas, onde o número de centenários é muito alto. Eles afirmam que o motivo para a melhoria na qualidade de vida, está em ter uma razão para viver, um propósito de vida muito forte.
Tendo uma motivação para levantar todas as manhãs, o ser humano cria uma vida plena e feliz, cheia de satisfação consigo mesmo.
O Ikigai pode ser aplicado em qualquer âmbito da nossa vida, sendo os negócios ou trabalho, um deles.
Grande parte da nossa vida nós passamos no trabalho, então, por que não fazer algo que ame? É comprovado que só dinheiro não traz felicidade, buscar uma profissão ou negócio pensando apenas no enriquecimento, fará com que um dia você se sinta saturado.
O próprio Steve Jobs, disse:
Seu trabalho vai preencher boa parte da sua vida e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que faz.
Empreendedores que fazem aquilo que amam, que está diretamente ligado aos seus desejos mais internos, possuem uma chance de sucesso muito maior.
Aqui na Capital Social nós seguimos o nosso propósito de sempre ajudar o próximo e somos muito felizes no nosso dia-a-dia.
Então, vale à pena buscar o Ikigai, não é mesmo? Você trabalha com o que ama? Sente que seu negócio está alinhado ao seu propósito de vida? Deixe nos comentários as suas experiências, adoraremos saber!
Até a próxima! 😉