Blog

Home/Impostos | Tributos/Preciso de Contador? Saiba porque sua empresa precisa de um

Preciso de Contador? Saiba porque sua empresa precisa de um

Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa das mais fáceis. É bem verdade que avançamos muito nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ainda hoje, o empresário se depara com procedimentos muito burocráticos junto aos órgãos públicos e precisa arcar com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Como se não bastasse, continuamos a sofrer com a inflação e a instabilidade econômica.

Por outro lado, é justamente diante de cenários desafiadores que surgem grandes oportunidades de investimento, sobretudo para as empresas que possuem uma estrutura contábil eficiente, que a diferencie de seus concorrentes. A figura do contador, que durante muitos anos foi vista como um privilégio das grandes empresas, hoje se mostra cada vez mais presente e requisitada no dia a dia de pequenas e microempresas.

Quer saber se sua empresa precisa de um contador? Continue acompanhando o nosso artigo!

Para que serve um contador?

O contador é um profissional especializado e de confiança, que geralmente fica encarregado do cálculo de todos os tributos devidos ao Município, Estado e União. Além disso, também zela pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei, bem como da manutenção de livros contábeis. O contador pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Para sedimentar a importância da contabilidade na empresa, suponhamos que um produto seja vendido e o comprador não efetue o pagamento. O famoso “calote”. De acordo com a lei, a empresa não está obrigada a recolher os tributos relativos a esse produto, no entanto, a maior parte dos micro e pequenos empresários não possui uma estrutura contábil capaz de evitar esse e muitos outros passivos.

Quer saber sobre as funções de um contador na empresa, acesse o artigo: 8 motivos para contratar um contador para sua empresa

Recomendamos para você:  Balanço Patrimonial: O que é, para que serve e como analisar

Por que preciso de contador na minha empresa?

A lei não obriga nenhum empresário a ter um contador em sua equipe, assim sua presença não é absolutamente indispensável, mas talvez a pergunta mais pertinente seria: o que tenho a ganhar com a presença de um profissional especializado ou de contratar um escritório de contabilidade?

Para responder a essa pergunta, o administrador deve fazer uma análise de sua estrutura contábil atual e verificar se cumpre com todas as suas obrigações tributárias e com as exigências legais para fins de fiscalização da Receita. Além disso, deve avaliar se o fluxo de caixa, receitas e investimentos estão sendo aproveitados em seu potencial máximo.

Contratar um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais, veja abaixo o que um contador pode fazer por uma PME:

Abrir um negócio da forma correta

Para se abrir um negócio é necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas a empresa. O contador pode fornecer essa assessoria para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária desde a constituição e que reduza os riscos societários.

O contador é um profissional capacitado para oferecer orientações neste sentido.
Neste tema indicamos o texto CNAE: Se você não definir a atividade de sua empresa corretamente vai se odiar depois. para que você entenda melhor sobre este assunto.

Controlar os impostos a pagar e realizar o planejamento tributário

O Contador como conhecedor da dinâmica de tributos poderá controlar quais impostos uma PME deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento de minimize os impostos.

Pois outra forma de perder dinheiro em uma empresa é fazer escolhas tributárias erradas. Aqui o auxílio especializado faz total diferença.

Recomendamos para você:  6 Resoluções para melhorar sua empresa em 2017

Analisar o desempenho da empresa

Com a ajuda de um contador o empresário poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá mesmo que o empresário não tenha suas finanças organizadas, embora o ideal seja que ele tenha um controle financeiro para que o contador possa demonstrar os resultados de forma mais assertiva.

Não podemos esquecer que o Balanço Patrimonial, além dos relatórios contábeis são peça chave para análise dos negócios e definição de futuro, além de serem obrigatórios por lei.

Escriturar a contabilidade da empresa ainda permite Lucros Isentos de tributação de IRPF na pessoa dos sócios, então vale a pena ter.

É importante mencionar que ter esses relatórios pode ajudar a sua empresa e ter acesso a linhas de crédito.

Garantir a regularidade fiscal da empresa

O Contador deve entregar as obrigações acessórias para o fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que continue a operar, o contador é o profissional que pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ser realizado pelas Certidões Negativas de Débito.

Além dos impostos o fisco cobra dos contribuintes uma série de obrigações chamadas de acessórias, pois não se trata da obrigações principal (pagamento do imposto). Não cumpri-las pode fazer o seu negócio pagar multas e ficar irregular.

Todos os dias surgem novas obrigações. Você pode saber mais dando uma conferida no artigo: Rotinas e obrigações de uma empresa: O que você precisa saber para não se perder e fazer seu negócio dar certo

Contratar ou terceirizar?

A escolha entre contratar um contador ou buscar uma parceria com um escritório de contabilidade depende, substancialmente, das necessidades da empresa e da complexidade de suas contas.

O que podemos dizer é que a grande maioria das pequenas e médias empresas acabam optando pela terceirização em virtude das muitas vantagens que ela oferece, como a prestação dos serviços na medida de suas necessidades e dentro das possibilidades de seu orçamento. Além disso a terceirização da contabilidade possui os seguintes benefícios;

  • Reduzir os gastos com equipe interna;
  • Manter o foco nas atividades da empresa;
  • Reduzir gastos com atualização de profissionais;
  • Ter o apoio de uma equipe especializada com a experiência de atender outras empresas
Recomendamos para você:  A importância da conciliação bancária para a sua empresa

Já a contratação de um contador pode elevar substancialmente as despesas na folha e ainda gerar problemas operacionais no gerenciamento de mais uma pessoa.

Sendo assim, o empresário moderno deve ter a sensibilidade de saber quando e como confiar as contas de sua empresa a um especialista. A disputa por mercado na atualidade é marcada pela competição acirrada e, por isso, cada detalhe pode fazer toda a diferença.

No Brasil, em particular, enfrentamos também condições complicadas no campo da tributação e fiscalização pelo poder público, e isso só vem a reafirmar a importância da contabilidade, por isso não deixe de ter o apoio deste profissional seja contratando um para sua equipe, seja tendo o apoio de um escritório especializado.

E, você? Acha que sua sua empresa precisa de um contador? Possui alguma dica para aqueles que pretendem contratar ou consultar um contador para a própria empresa? Deixe a sua sugestão nos comentários abaixo.

Saiba mais sobre o assunto através dos artigos abaixo:

Endeavor: Contabilidade: Terceirizar ou não

Sage: Por que preciso de um contador

Organizze: Preciso de um contador na minha empresa?

Exame: 3 coisas que só um contador pode fazer por sua empresa

Written by

Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br